Arraial do Cabo – O que fazer no Caribe Brasileiro!
América Arraial do Cabo Brasil Rio de Janeiro Rio de Janeiro

Arraial do Cabo – O que fazer no Caribe Brasileiro!

Arraial do Cabo é uma das cidades com as praias mais lindas do nosso Rio. Poucos conhecem, mas ela vem ficando cada vez mais famosa por ser considerada o nosso ”Caribe Brasileiro”. O Caribe que me desculpe, mas ouso dizer que Arraial ganha fácil! Com certeza tem as praias mais lindas e as águas mais cristalinas que já vi na vida. Uma vista maravilhosa de um mar que mistura tons de azuis e verdes que impressiona qualquer um! A minha dica é: deixa o Caribe de lado, vai dar uma voltinha por Arraial e depois me conta o que achou!

 

Quando ir para Arraial do Cabo

Arraial é um lugar que você pode ir o ano inteiro, mas a cidade é pequena. Então, se você não gosta muito de cidade cheia, nem praia cheia, descarte a ideia de ir em feriados e durante o verão. São as épocas em que a cidade fica muito abarrotada de gente. Mesmo com as hospedagens esgotadas, Arraial do Cabo recebe diariamente turistas de cidades próximas como Cabo Frio, Búzios, Praia Seca, entre outras. Então fica realmente bem cheio durante o verão.

 

Onde ficar em Arraial do Cabo

Uma dica muito boa é se hospedar perto das praias. Assim, você evita ter que pegar o carro todo dia e ficar procurando vaga pelas praias, o que é um pouco chato se você não chegar cedo porque não tem muitas vagas disponíveis. Na minha opinião, a melhor praia para ficar hospedado é na Praia Grande. Você vai ter uma vista privilegiada de um pôr do sol maravilhoso. A praia é gigante, com uma extensão de areia enorme também, então mesmo que a praia fique cheia, não dá a sensação de superlotação.

Caso você vá com um grupo grande de pessoas, acho que é válido alugar uma casa ou apartamento. Tem diversas opções e algumas muito perto da praia. Se preferir um hotel ou pousada, essas são as minhas recomendações por lá!

Le Bon Vivant – aluguel de apartamento

Residencial Sophia – aluguel de apartamento

Pousada Varandas ao Mar – em frente a Praia Grande

Pousada Timoneiro – próxima a Praia Grande

 

Passeios e Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é uma cidade praiana. Nada mais justo do que fazer passeios de barco, bugre, mergulho e tentar ir a todas as praias que você conseguir!

Passeio de barco

Os passeios de barco em Arraial do Cabo saem todos da Praia dos Anjos, que é onde fica o píer da cidade. Os barcos saem praticamente durante todos os horários do dia. Recomendo ir cedinho e tentar pegar uma das primeiras vagas, porque as praias vão ficando cada vez mais cheias com o passar do dia. As paradas dos passeios são as mesmas, alguns barcos mudam a rota mas no final os passeios são iguais. O que diferencia mesmo é o tipo de barco que você quer ir. Existem barcos pequenos, para 15/20 pessoas, barcos de mergulho, barcos tipo saveiro, escuna, que são tamanhos maiores e cabem cerca de 80 pessoas. Tem até barcos de dois andares!

Para quem tem um pouco de medo de barco (como eu hahaha), dê preferência para barcos maiores, já que eles balançam menos e tem bastante espaço. Os preços dos passeios variam de acordo com a temporada. Na baixa temporada você encontra por cerca de 35 reais por pessoa, já na alta temporada esse preço chega a 60/70 reais por pessoa.

Já fiz alguns passeios de barco em Arraial do Cabo e um dos que eu mais gostei foi o do Saveiro Don Juan. É o único barco que tem stand up, é super legal. Você pode verificar as reservas e valores clicando aqui . Outro barco que indico é o Gustavo Tour, o barco é grande e a equipe é super legal, os valores e reservas ficam no site, clique aqui.

Paradas dos passeios de barco:

  • Praia da Ilha do Farol
  • Prainhas do Pontal do Atalaia
  • Gruta Azul
  • Praia do Forno

A maior vantagem de fazer esse passeio é para ir na Praia da Ilha do Farol. Ela só tem acesso via barco e os acessos são limitados, por se tratar de uma praia que pertence a uma área de proteção ambiental. É uma das praias mais lindas que já conheci, vale muito pagar o passeio para visitá-la!

 

Mergulho

Diversas pessoas procuram Arraial do Cabo para fazer passeios de mergulho. Por ser uma cidade localizada praticamente em mar aberto, é muito comum ver tartarugas, golfinhos, baleias e outros diversos animais marinhos por lá. Caso seja do seu interesse fazer um mergulho, existem muitas agências localizadas na Praia dos Anjos que podem te ajudar nisso! Uma delas é a Arraial Sub.

 

Praias em Arraial do Cabo

Prainha

Assim que você chega em Arraial do Cabo, essa é a primeira praia que você vai avistar. Localizada mais no centro da cidade, ela sempre fica bem cheia, a água é cristalina e é de fácil acesso, você consegue ir andando se estiver hospedado ali perto.

Fonte

 

Praia Grande

Uma das minhas praias preferidas, ela não tem esse nome a toa, são quase 40km de praia, isso mesmo, quarenta! Algumas pessoas se aventuram a fazer passeios de buggy pelas dunas, além disso, ela é uma praia muito famosa por ter o pôr do sol mais bonito de Arraial do Cabo. A água é cristalina, um pouco gelada mas vale a pena!

 

Praia do Forno

Uma das queridinhas, é muito conhecida pela sua areia rosa, mas confesso que sempre que vou a areia nunca está tão rosa, você pode tentar a sorte. A água também é um pouco mais quente do que o restante de Arraial do Cabo e é uma praia com uma pequena trilha super tranquila que você faz pela Praia dos Anjos. Fiquem de olho no horário, ela tem uma extensão de areia bem pequena, então tentem ir cedo para pegar um bom lugar!

Prainhas do Pontal do Atalaia

A dupla de praias mais concorridas de Arraial do Cabo. Uma praia com uma pedra no meio que acaba ”dividindo” em duas, por isso o nome no plural. São lindas e super gostosas de ir e passar o dia! Algumas dicas super importantes:

  • O acesso é apenas de carro e tem lotação de carros, então a dica principal aqui é CHEGUE CEDO. Caso você vá em alta temporada ou feriados, cheguem mais cedo ainda, tentar chegar antes das 7h da manhã é o ideal, mas se você conseguir antes das 8h está ótimo.
  • A estrada fica localizada no Mirante do Pontal do Atalaia, é basicamente uns 15 minutos de estrada. Por ser uma propriedade dentro do Mirante existe um valor a ser pago na entrada de 10 reais por carro. Chegando lá tem uma escada (grande) para descer, então tente não levar muita coisa!
  • A maré sobe na parte da tarde e essa pedra que divide as duas praias fica sem areia, então a minha dica é ficar no lado direito da praia caso você tenha alguma dificuldade ou não queira se molhar na volta!

 

Praia da Ilha do Farol (Reserva da Marinha)

A praia que ganha de todas as outras! É tão linda que parece até cenário de filme! Por se tratar de uma área de proteção ambiental, a Marinha tem uma série de solicitações a fazer aos turistas, não é permitido levar nenhum tipo de lixo ou plástico na ilha, o tempo máximo de permanência dos barcos é de até 45 minutos, dependendo do tamanho do barco. E os banhistas só podem ficar em um pedaço da extensão de areia, demarcado pela Marinha, por questões de preservação.  

 

Praia dos Anjos

Mais uma lindeza para a coleção de Arraial do Cabo! Essa praia é mais conhecida pelo píer, é lá que todos os barcos ficam, e de lá saem todos os passeios de barco. A praia é muito bonita, com o visual dos barcos fica mais linda ainda, mas para banho não é a melhor opção, por ter muitas embarcações. Uma ótima opção é ficar em um dos quiosques bebendo uma água de coco e comendo pastéis, são deliciosos!

Fonte

Praia Brava

Uma das praias mais desconhecidas de Arraial, por ficar em um local acessível apenas por carro, para chegar nela é necessário fazer uma mini trilha de acesso com uma escada no final. Ela fica na estrada do Mirante do Pontal do Atalaia, no lado contrário das Prainhas. Só fiquem de olho na maré, como ela é uma praia pequena, quando a maré fica alta quase não sobra areia.

 

Lago do Amor e outras trilhas desconhecidas

Próximo as Prainhas do Pontal do Atalaia tem uma trilha para o Lago do Amor, uma ”piscina” formada entre pedras que enche conforme a maré vai subindo. Queria muito ter feito essa trilha mas no final de semana que fui não tinham vagas para esse passeio. A trilha é de dificuldade moderada, só pode ser feita com guias autorizados da região porque é em local de difícil acesso. Uma das agências que faz essa trilha é a Lagos e Trilhas, o contato deles fica no instagram, clique aqui

A galera do Lagos e Trilhas também tem diversos passeios desconhecidos por Arraial do Cabo que eu super indico ir para quem curte se aventurar! Eles disponibilizam vários passeios todos os finais de semana.

 

Fonte

 

Onde comer em Arraial do Cabo

Das vezes que fui em Arraial do Cabo, sempre ficamos hospedados perto da Praia Grande, acho que essa área fica menos cheia do que a parte central da cidade, então as minhas dicas de comida são todas de lá.

Container Steak Bar

Super legal para quem quer comer uma picanha feita na hora, fresquinha. O Container é um restaurante novo, super diferente porque a estrutura é toda feita em container mesmo. O legal de lá é que você pode pedir a sua carne por peso, os petiscos são deliciosos e todos os pratos acompanham arroz, fritas, farofa e o vinagrete especial da casa!

Lounge da Praia

Um restaurante super charmosinho no calçadão da Praia Grande, tem sanduíches, snacks e uma pizza super gostosa. Ideal para comer a noite depois de um dia de praia! As pizzas são caseiras e tem diversos sabores por um preço ótimo.

Açaiteria

Um dos meus vícios certamente é o açaí, e na Praia Grande tem uma açaiteria a quilo que vende açaí de TODAS as formas: com morango, banana, natural, com leite ninho, com chocolate, com xarope, sem xarope, e todos os toppings que você pode imaginar. Tem pós praia melhor que esse? Além disso ela é uma sorveteria também, com alguns sabores doidos, tipo algodão doce, chiclete, desses que a gente comia na infância!

 

Arredores: Armação dos Búzios e Cabo Frio

Uma boa dica para quem quer ficar muitos dias em Arraial do Cabo e não sabe muito o que fazer a noite por lá porque a cidade não tem tantas opções é ir para Cabo Frio ou Búzios. É bem fácil ir de Arraial para Cabo Frio, cerca de 30/40 min de carro, já para Búzios leva cerca de 1h, mas seria uma boa opção para passear, comer e fazer compras.

 


Dicas para sua viagem!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨Reserve seu hotel pelo Booking.com

🏡ou então ganhe R$130 de desconto na primeira reserva do Airbnb (e R$49 de desconto numa experiência)

😷Não esqueça o seguro viagem, nós indicamos o  Seguros Promo 

e ganhe 5% de desconto com o código SEATBYTHEWINDOW

🚗 Vai fazer uma roadtrip? Sempre buscamos o melhor preço de aluguel de carros no Rentcars.com

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

Você viu recentemente ...

vista de cima da praia do secreto com pessoas

RJ – roteiro com praias desconhecidas do RJ, SUP e comida boa

RJ – 15 lugares maravilhosos para comer doces

caminhando pelo East River State Park

Nova Iorque – dicas de bairros, bares, parques e tudo você precisa conhecer!

Poço do Céu, Serrinha do Alambari, RJ

Visconde de Mauá (e arredores) – rota de cachoeiras em um final de semana

Rio – 20 bares e restaurantes clássicos cariocas imperdíveis

DEIXE UM COMENTÁRIO

Contact Us

[contact-form-7 404 "Not Found"]