Atenas – a cidade dos deuses!
Europa Grécia

Atenas – a cidade dos deuses!

Eu gosto de dizer que Atenas é uma cidade cheia de surpresinhas, pois é possível encontrar sítios arqueológicos em vários pedaços da cidade. Imagine só, você está caminhando pela cidade, olha para o lado e BAAAAM, uma ruína bem alí!

Apesar de ser uma cidade grande, todas as principais atrações ficam muito perto umas das outras, é possível fazer tudo caminhando. Primeiro, quando olhei no mapa, achei que meu cronograma ia ficar super apertado e acabamos com muito tempo de sobra. Três dias na cidade é mais do que suficiente para conhecer tudo com calma e também apreciar a culinária local.

 

Diferente da maioria das capitais européias, Atenas não é lá muito tranquila. Carioca do jeito que sou, fiquei mal acostumada com as cidades da Europa e tomei um “susto” ao chegar na Grécia por sentir necessidade de ficar atenta, da mesma forma que faço no Rio de Janeiro. Mas sem neuras! É só não ficar andando com uma câmera fotográfica e celular na mão enquanto não estiver em um local turístico e prestar atenção nas bolsas, mochilas e bolsos. Basta não dar mole e já está tranquilo.

 

ONDE FICAR

 

Pesquise muito bem a localização do seu hostel/hotel antes de reservá-lo. Atenas é uma cidade um tanto perigosa, então prefira sempre ruas movimentadas. Aconselho a ficar próximo à praça Monastiraki, porque além de ser bem central para os passeios, a rua principal possui muitos restaurantes, bares e comércio.

Ficamos no Cecil Hotel, hotel simples, com café da manhã incluso e fica na rua principal de atenas. Preferimos ficar na rua principal para não termos problema de segurança, principalmente à noite. Era sempre bem movimentado por ali e perto de tudo.

 

O QUE FAZER

 

 

Acrópolis e Parthenon

Acrópole é o sítio arqueológico mais importante de todo o ocidente. Fica localizada na montanha mais alta de Atenas, é possível vê-la de quase todas as partes da cidade. Nela se encontram um conjunto de monumentos e santuários de mármore branco incluindo o famoso Parthenon, símbolo da glória grega, cuja construção foi dedicada à Athena Parthenos, deusa que possui o poder e o prestígio da cidade. O local é impressionante, de arrepiar, e a vista é maravilhosa, é possível observar toda a cidade, simplesmente imperdível! Os ingressos podem ser comprados na hora e são válidos para serem usados em todos os sítios arqueológicos da cidade sem pagar extra, custam cerca de 30 euros, estudantes e menores de 18 anos ganham desconto.

 

The new Acrópolis Museum

Sem dúvida um dos melhores museus da Grécia, talvez até um dos melhores que eu já fui. As peças de acervo foram todas praticamente encontradas na Acrópolis e nos sítios arqueológicos ao redor. Além de ter um acervo impecável, o museu é lindo, com uma ótima infraestrutura moderna e ótimas instalações. As peças possuem descrições bastante claras para quem quer aprender mais sobre Mitologia Grega. Me senti extremamente conectada e encantada com toda a história local. Sem dúvida um passeio que vale super a pena!

 

Templo de Zeus Olímpico

Maior monumento do toda a Grécia localizado no meio da cidade, completamente fantástico. Sua construção levou 700 anos para ser concluída, por problemas financeiros dos governos da época. Não deixe de visitar!

 

 

Estádio Panatenaico

 É um dos estádios mais antigos do mundo e alojava a parte de atletismo dos Jogos de Panateneias (As Panateneias eram festas que celebravam a deusa Atena). Primeiramente ele foi construído em madeira e foi reconstruído em mármore. O Estádio é maravilhoso.

 

Kerameikos

Sítio arqueológico nomeado para os oleiros (vasos tipo de cerâmica) que foram instalados no local em torno de 3000 a.C., mas seus achados reais vem depois, como um cemitério, no século VI DC, sob os romanos. Descoberta em 1861, o local agora é exuberante e tranquilo, e muito lindo. Vale muito a pena visitar e sentir um pouco mais a história.

 

Agora Antiga (Ancient Agora)

Este era o coração da antiga Atenas onde haviam as atividades administrativas, comerciais, políticas e sociais. Foi onde Sócrates expunha sua filosofia. O local foi devastado pelos Persas, após reconstruído foi destruído novamente por uma tribo da Escandinávia. Hoje é um local muito tranquilo, fresco, e lindo, que abriga diversos monumentos, templos, museus e igreja. É uma parada obrigatória para quem está na cidade.

 

Zappeion e Jardim Nacional de atenas

Zappeion é um centro de Cerimônias e conferências localizado no Jardim Nacional de Atenas. Mesmo que o edifício não seja do seu interesse, andar pelo parque é bem agradável. Atenas é bem quente, então ficar cercada de árvores e sombra por um tempo é sempre bem-vindo. No caminho de volta acabamos vendo uma troca de guarda que não é a turística oficial mas foi super legal de ver!

 

BAIRROS E DICAS

 

Plaka é um bairro super bonitinho e é também o mais antigo de Atenas. Ele fica bem pertinho do Museu da Acrópole e chegamos nele sem nem reparar. É mais turístico, mas tem várias lojinhas tradicionais vendendo uma variedade enorme de coisas incluindo lindas tapeçarias. Se você gosta de azeitona, eles vendem de todo o tipo, assim como diversos produtos feitos com oliva. O Bairro conta com muitos bares e restaurantes para conhecer.

 

Praça Monastiraki é o centro de Atenas, é um bom ponto para começar o passeio por ser um local “meio do caminho” para todos os sítios arqueológicos.

As barraquinhas que vendem cereja e ameixa tem um preço ótimo e foram as MELHORES cerejas e ameixas que comi na vida, além de serem super baratas! Paguei 2 euros no saco de ameixas e 1 euro no de cereja. Vale a pena!

 

O QUE COMER

 

Já aviso que praticamente só comemos Gyros na Grécia. Hahahahah. Ele é tão gostoso que nós nunca enjoamos dele e continuamos comendo durante a viagem toda.

 

 

Para quem não sabe, Gyros é como um wrap com alguma carne ou falafel, salada, molho tzatziki (molho de iogurte com outras coisas bem gostoso) e batata frita (sim) no pão pita. Saudades. Os melhores restaurantes de Gyros que fomos são:

 

Pita Bar

Um restaurantezinho com várias opções de Gyros e de outras comidas.

 

Suvlaki

Perto da praça Monastiraki existe este restaurantezinho, bem discreto. É quase um boteco, mas foi um dos gyros mais gostosos que comi em Atenas.

 

Quick pitta!!!

Fica em Plaka e já é um restaurantezinho muito bonitinho. Além do Gyros comemos também queijo Fetta (saudades). Comida muito gostosa e preço ótimo.

 

 

Queijo Fetta

Uma das maiores maravilhas gastronômicas que eu já comi. Esqueça o fetta que você comeu aqui no Brasil ou em qualquer outro país pois nenhum vai ganhar dos queijos gregos. Extremamente cremoso, quentinho, de dissolver na boca. Seja esperto e gaste alguns dos seus euros comendo Fetta em restaurantes e, se puder, compre alguns para levar para casa.

 

Caprice

Para os que adoram comprar coisas nos mercados dos países, não deixe de experimentar o Caprice. Ele é tipo o biscoito Look brasileiro só que com mais recheio. Me viciei nele e comprei 3 latas hahaha

 

Atenas me surpreendeu positivamente. Mesmo ficando dois dias, o que achei suficiente, adorei andar pelos bairros, me surpreender com as ruínas. Os gregos normalmente são bem simpáticos, e conseguimos nos virar super bem por lá. 

 

Você viu recentemente ...

Bratislava – roteiro de um dia!

Telhado da casa do parque guel

Barcelona – o que fazer além da Sagrada Família

Bruges – Roteiro de 1 dia!

Palácio de Pena em Sintra - Bate e volta de Lisboa

Sintra, Cabo da Roca, Cascais e Estoril – Bate e volta de Lisboa

Londres com sol – 17 dicas do que fazer

DEIXE UM COMENTÁRIO

Contact Us

[contact-form-7 404 "Not Found"]