Creta – Dicas da ilha do mar azul aos sítios arqueológicos
Europa Grécia

Creta – Dicas da ilha do mar azul aos sítios arqueológicos

Creta tem duas cidades mais famosas com propósitos turísticos diferentes. Se você pretende passar pouco tempo e só pode escolher uma das cidades para ficar e quer visitar sítios arqueológicos, fique em Heraklion, mas se você quer mesmo visitar praias paradisíacas, vá para Chania.

Para quem pretende ir à praia, saiba que Creta é uma ilha enorme, então eu iria para ficar pelo menos 4 dias. Cada ida a praia leva pelo menos 1h, mesmo ficando em Chania, então é legal programar 1 praia por dia, para você aproveitar bem o dia, até porque de tarde as praias ficam lotadas, então chegar numa praia a tarde não vai ser a melhor ideia.

* Sei que existem formas de chegar às praias de transporte público ou de ônibus turísticos mas não fizemos dessas forma porque era em Chania é muito mais legal alugar um carro e fazer seus passeios por conta própria. Alugamos um carro no aeroporto de Heraklion e devolvemos em Chania e ter feito isso adiantou muito nossa vida, porque as praias são beeeem longe!


Quer saber de outras cidades da Grécia? Olha aí a dica:


 

HERAKLION

 

É o porto da ilha e, também, capital de Creta. É bem antiga e famosa pelos locais de mergulho e kitesurf. Apesar de bem simples, possui uma ótima infraestrutura, muitos restaurantes, lojas e artesanato.  É lá onde se encontra um dos mais famosos fortes venezianos, disponível para visitação ele abriga ocasionalmente eventos, shows e óperas.

 

The Palace of Knossos (Palácio de Cnossos) 

Passeio obrigatório para quem está em Heraklion. Este é o maior sítio arqueológico da civilização Minoica. Estudos dizem que o sítio começou a se formar no ano de 7000 a.c. e que cresceu e se desenvolveu até o ano de 1900 antes de cristo. Nas ruínas se pode ver diversas pinturas nas paredes e construções que mostram como viviam a população naquela época. É impressionante! Para chegar até lá basta ir até a estação central de ônibus de Heraklion, basta procurar o ônibus que viaja até lá. São poucos minutos de viagem.

 

CHANIA

A cidade das praias paradisíacas. Creta é uma ótima alternativa para quem quer fugir da muvuca de Mykonos. E Chania Possui praias maravilhosas, como nunca vi antes, e não é um destino tão procurado quanto Mykonos e Santorini.

Uma curiosidade é se você for dirigindo pela cidade você vai perceber várias miniaturas de igrejas. Fiquei muito curiosa com isso e fui pesquisar e descobri que essas miniaturas são espécies de homenagens a pessoas que morreram em acidentes de carro naquele local. Meio macabro, mas matou minha curiosidade haha.

 

ONDE FICAR

Niriis apartments

O Hotel é mais como um apartamento, com cozinha. Fica perto de uma rua com vários restaurantes, a recepcionista é uma moça muito legal que nos ajudou com várias dicas e tudo estava bem limpinho e confortável.

 

PRAIAS DE CHANIA

É disso que o povo quer saber, não é? Então vamos às praias!

Mas primeiro preste atenção! Faz MUITO sol lá e nem sempre você vai conseguir um guarda sol para chamar de seu. Então, leve boné, viseira e muito protetor solar! Ou então chegue bem cedo e garanta seu lugar na sombra principalmente nas praias com menos estrutura como Elafonissi e Balos.

 

 

Falassarma 

De todas as praias que fui em Creta, era a que tinha mais infraestrutura. Quando você chega de carro lá de cima, já vê o azul do mar grego.  Lá tem estacionamento, então é mais tranquilo. E tem também guarda sol e bares que levam a comida pra você no seu guarda sol. Pode deixar suas coisas na sua cadeira tranquilamente, todo mundo deixa, é super seguro.

 

 

O mar é calmo, a água cristalina, não tem como ser melhor, principalmente para uma praia com infraestrutura

 

 

Elafonissi

Paraíso! É só o que consigo pensar para essa praia famosa pelas sua areia rosa. Mas se liga e procure ver a hora que a areia fica dessa cor, depende muito da altura do sol. Imagina a areia rosa e o mar azul clarinho. A praia é cheia, e não conseguimos guarda sol porque chegamos lá 11h, então deixamos nossas coisas na canga e partimos para a água. Com água morna, águas rasas e calmas, a praia é perfeita para relaxar e explorar todos seus cantinhos perfeitos.

 

 

Balos Lagoon/Beach e Gramvousa

Pegando o barco do porto de Kissamos, você para primeiramente na ilha de Gramvousa por algumas horas. A praia com água azul cristalina possui os restos de um barco pirata encalhado na água rasa do mar grego.

Após a saída de Gramvousa, é hora de ir para Balos. A praia também cristalina e paradisíaca forma uma lagoa de água na altura dos pés, e para o outro lado da praia uma área mais funda, escura e gelada, quase como um “poço”. Explore os cantinhos da praia pois cada parte é diferente, não se limite a ficar somente em um pedaço.

Essa e Elafonissi forem definitivamente umas das praias mais lindas que já fui na vida. O mar da Grécia parece até que tem filtro de tão azul. Queria muito ter ficado mais tempo e explorado mais cantinhos da ilha, mas esses dias por lá foram o suficiente para aproveitar muito e me apaixonar por todos os cantos que fui.

 

 

Uma dica é: Quando fui para lá, fiz uma programação de 2 praias por dia, querendo desesperadamente conhecer tudo que encontrei na internet, mas como leva tanto tempo para chegar nas praias e elas são tão maravilhosas, acabamos ficando o dia inteiro nas praias que fomos, por isso a sugestão de ficar mais dias, porque não vale a pena correr, é melhor ir a menos lugares e realmente aproveitar.

 

ONDE NÃO FUI MAS QUERIA TER IDO!

 

Seitan Limania 

Essa praia foi indicação da atendente do Hotel, ela nos explicou que precisa fazer uma pequena trilha para chegar nela e que é necessário chegar cedo pois não cabem muitas pessoas lá. Só de ver as fotos eu fiquei louca para ir, mas tivemos pouco tempo e não conseguimos, quem sabe na próxima.

 

Lake Kournas

Lago de águas cristalinas. Lá não é possível nadar, mas existem pedalinhos para passear pelo lago. Achei incrível existir um lugar assim na Grécia mas como o tempo era curto, também não conseguimos ir.

 

ONDE COMER E DICAS DO CENTRO

 

 

Centro de Chania (farol)

O centrinho de Chania é super fofo. Cheio de restaurantes, lojinhas, e um ambiente super gostoso para você ir no pós praia. Ande por ali, vá até perto do farol, explore as lojinhas e restaurantes. 

 

Glossitses

No centro de Chania, esse restaurante só compra de produtores locais e a comida é uma delícia! Comi um prato de camarão que estava maravilhoso! Além de serem super simpáticos. 

 

 

Farmer’s house 

Perto do nosso hotel, existiam vários restaurantes. Chegamos nesse lugar faminta e eles estavam quase fechando, pois chegamos em Chania meia noite. O restaurante é de uma família, como muitos pela grécia e fomos muito bem atendidos. Minha amiga comeu a moussaka e gostou bastante, eu comi massa e também estava bem gostoso. O mais legal desse lugar foi que quando o restaurante só tinha a gente e a família dona do local, eles começaram a dançar música grega e eu me senti dentro de um filme hahaha

 

Curiosidade: Nos restaurantes de Creta, Santorini e algumas outras cidade da Grécia, eles servem um prato de frutas e também um Shot de Ouzo ( uma bebida bem forte típica da Grécia que tem gosto de anis, considerada boa para digestão) como cortesia após a conta ser paga.

 


Dicas para sua viagem!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨Reserve seu hotel pelo Booking.com

🏡ou então ganhe R$130 de desconto na primeira reserva do Airbnb (e R$49 de desconto numa experiência)

😷Não esqueça o seguro viagem, nós indicamos o  Seguros Promo 

e ganhe 5% de desconto com o código SEATBYTHEWINDOW

🚗 Vai fazer uma roadtrip? Sempre buscamos o melhor preço de aluguel de carros no Rentcars.com

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

Você viu recentemente ...

Laghetti di Cavagrande, a trilha que você precisa fazer em Avola, na Sicília.

Praia de Punta Lunga vista de longe em favignana italia

Favignana – O que fazer em uma das ilhas mais lindas da Sicília 

Múlafossur, Ilhas Faroé

Ilhas Faroé – Roteiro 5 dias de carro com valores

Llyn Idwal, País de Gales

País de Gales – Roteiro de 7 dias de carro com valores

Vista de cima do Arco Magno com três mulheres e um barco na agua em San nicola arcella na itália calabria

Sul da Itália – roteiro 15 dias com valores – Nápoles, Positano, Calábria e Sicília.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Contact Us

[contact-form-7 404 "Not Found"]