Favignana – O que fazer em uma das ilhas mais lindas da Sicília 
Europa Itália destaque 1

Favignana – O que fazer em uma das ilhas mais lindas da Sicília 

Favignana é uma das ilhas mais lindas que conhecemos. Ela faz parte das Ilhas Egadi e fica na Sicília, no sul da Itália. As outras 2 ilhas do arquipélago são Marettimo e Levanzo. Pela falta de tempo, nós só pudemos conhecer Favignana, mas se você tiver com mais tempo, eu conheceria todas as 3 para ter a experiência completa. 

Com mar azul de um tom de nunca vimos antes, o mar mediterrâneo da Itália é calmo, com temperatura perfeita (nem quente nem gelada demais) e o único animal mais perigoso que existe por lá são as águas vivas. Apesar disso, a água é tão cristalina que você vai conseguir enxergar qualquer água viva à muitos metros de distância. Depois dessa viagem, eu decidi que o Mar Mediterrâneo é o meu mar favorito, se é que tem como decidir algo assim hahaha. 

mulher andando na agua azul de favignana italia

 

Agora vamos ao que interessa:

 

Como Chegar em Favignana

Para chegar em Favignana você vai precisar pegar um Ferry saindo de Trapani em direção a ilha. Por esse motivo, dormimos em Trapani uma noite para chegarmos em Favignana pela manhã no dia seguinte. 

A empresa que faz o transporte de Trapani para Favignana é a Liberty Lines , e você consegue comprar seu ticket na hora. Pagamos por volta de 11 euros na passagem.

 

Fiquem atentos: se você pesquisar pelo porto de Trapani no google maps, ele vai te levar para o porto de carga, e não para o lugar que você vai pegar o ferry. Para chegar no lugar certo, você deve pesquisar: Hydrofoil Ferry Terminal Trapani, aí sim você chega lá. 

O porto de Favignana fica bem pertinho do centrinho e você consegue ir andando direto de lá para a cidade.

 

Transporte em Favignana

Se você está na dúvida se leva ou não seu carro para Favignana, a resposta é: Não acho uma boa. A maioria das ruas que você vai passar não podem passar carro e a ilha é LOTADA de lugares para alugar bicicleta. Com uma bicicleta você faz passeios incríveis e o valor do aluguel é de somente 5 euros para o dia inteiro. 

mulher anda de bicicleta em punta lunga favignana italia

Onde ficar em Favignana

Achamos os valores em Favignana um pouco mais acima do valor do que dos outros lugares que nos hospedamos no Sul da Itália, afinal, Favignana é uma ilha, os valores costumam ser mais altos mesmo.

Nos hospedamos num lugarzinho super fofo, chamado Residence Favignana quase como uma vila cheia de apartamentos. Não fica na rua principal, mas fica há menos de 5 minutos andando, e achamos muito tranquilo de ir e voltar de lá. Eles também tem aluguel de bicicleta caso você queira já sair de casa pedalando. 

Super indicamos o lugar, era muito agradável e a casa era ótima para nós. 

Ah, e se você puder reservar sua próxima estadia usando nosso link do booking, você ajuda nosso blog a se manter e a podermos continuar dando muitas dicas por aqui! 

 

Quantos dias ficar em Favignana

Nós ficamos 2 dias e meio pela ilha e achamos que foi pouco, ainda mais se você quiser conhecer as outras ilhas. Se tivesse mais tempo, eu optaria por ficar 3 dias inteiros em Favignana, e separaria mais 2 para conhecer Marettimo e Levanzo. 

 

O que fazer em Favignana

 

Passeio de bicicleta em volta da Ilha

Andar de bicicleta pela ilha é indispensável. O aluguel é de 5 euros para o dia inteiro, e a ilha é toda ciclável. Nesse passeio você fica livre para parar onde quiser por quanto tempo quiser, mas existem algumas paradas já conhecidas que vamos falar por aqui.

Esse foi o primeiro passeio que fizemos. Pegamos a bicicleta de tarde porque fomos direto do ferry para nossa hospedagem e de lá para a bicicleta, então tivemos que correr um pouco. 

As paradas que achamos mais legais foram:

Punta Lunga

A primeira praia que paramos já impressiona pela cor do mar. Parada gostosinha para matar o calor, mergulhar numa água extremamente azul, e andar de bicicleta na “ponta longa” é um caminho bem agradável e um passeio gostoso. 

Praia de Punta Lunga vista de longe em favignana italia

mulheres em praia em punta lnga favignana italia

Lido Burrone

O Lido Burrone é a única praia de areia da ilha, em todas as outras você vai ter que apoiar suas coisas na pedra antes de entrar na água. Por causa disso, também é uma das mais cheias. Nós preferimos parar um pouco antes do Lido e mergulhar ali mesmo, estava mais vazio e o mar é o mesmo, mas se você quiser dar uma relaxada na areia antes de continuar seu passeio, o Lido Burrone é uma boa pedida. 

lido burrone

Foto via

Cala Azzurra

O lugar que mais me impressionou. A água da Cala Azzurra é tão azul que parecia que estava nadando numa piscina. A praia é rasa até bem longe no mar, e você pode ir andando por um bom tempo que vai dar pé, além disso é super calma. Apesar das pedras ficarem cheias de gente e dos pertences de todo mundo, a parte da água é grande o suficiente para ninguém ficar apertado por lá. 

Ela é mais chata de entrar por causa das pedras, mas ganha e impressiona na beleza que nunca vimos em nenhum outro lugar.

calla azzurra favignana italia
Cala Azzurra

Cala Rossa

Como tivemos que correr porque pegamos a bicicleta mais tarde, não conseguimos parar na Cala Rossa, que é uma praia em outro lado da ilha, com outro tom de azul mágico. Passamos por ela no nosso passeio de barco e a cor da água parece até fluorescente de tão azul! 

Fiquei curiosa com o nome, porque Rossa significa vermelho em italiano, e nada naquela praia é vermelho. A lenda diz que em 241 a.c houve uma batalha naval terrível e a cor da água mudou para vermelho. Ninguém sabe se a historia é real mas o nome permaneceu e o que sabemos é que a Cala Rossa é um lugares mais visitados na ilha. 

calla rossa favignana italia
Cala Rossa

Além desses lugares, aproveite seu passeio e pare onde você quiser, essa é a graça de estar de bicicleta e poder fazer o que quiser! 

mulher observa vista proximo ao lido burrone favignana italia
Vista de onde paramos próximo ao Lido Burrone

 

Passeio de Barco em Favignana

Uma das nossas maiores certezas e acertos nessa viagem foi fazer o passeio de barco com o Capitan Sinagra. O passeio custa entre 35 e 40 euros por pessoa, sai do porto as 10h da manhã e retorna entre 16:30h e 17h. O barco do Capitan Sinagra cabe 12 passageiros, e fomos em dois barcos no dia. O piloto não falava inglês mas tinha um casal de uma italiana e um inglês que nos ajudaram. Todos que estavam no barco eram italianos menos nós e o senhor inglês. O passeio no barco é incrível e para quem gosta de nadar é perfeito. O barco faz parada para mergulho o tempo inteiro e além disso tem um segundo andar em que 3 pessoas podem ficar relaxando.  

mulher na ponta do barco do capitan sinagra em favignana italia

Paramos em algumas praias que fomos no dia do passeio de bicicleta, mas dessa vez estávamos no mar. Passamos pela Cala Rossa mas a corrente trouxe muitas águas vivas e não conseguimos entrar no mar. Dizem que o lado da ilha em que fica a Cala Rossa possui mais águas vivas por causa da corrente que vem de Marettimo. O outro lado da ilha, onde ficam as outras praias que passamos, não possuem tantas águas vivas porque a corrente não chega ali da mesma forma. Vimos somente uma água viva nesse lado da ilha, em uma das praias que paramos e não tinham tantas pessoas na água. 

mulher em pedra em favignana italia

mulher nadando em agua cristalina em favignana italia

Na hora do almoço, paramos numa pequena praia que só é acessível de barco e só tínhamos nós (seria o paraíso?). Eles serviram vinho e vários sanduíches com recheios feitos com pratos típicos da ilha. Muita coisa feita com atum, beringela, tomate e queijo. Tudo estava uma delícia e esse foi um dos passeios de barco mais gostosos que já fizemos. 

almoço barco capitan sinagra favignana
Parte do almoço no barco do Capitan Sinagra

 

barco parado em praia deserta favignana italia
Parada para almoço no barco

Andar pela cidade

A cidade é uma delícia de andar, cheia de lojinhas e restaurantes, cheia de gente passeando. É muito gostoso aproveitar umas horinhas do dia só andando e conhecendo os cantinhos dessa ilha tão gostosa. 

Visitar as outras ilhas

Nós não tivemos tempo, mas indicamos. Se você tiver tempo, pegue o ferry lá no porto e passe 1 dia em cada ilha. Levanzo é a menor de todas, com a água do porto mais clara que já vi na vida e parece uma delícia. Marettimo é a maior das ilhas e igualmente linda. 

 

Onde e o que comer em Favignana

Estávamos economizando e não comemos em lugares muito chiques, apesar da ilha ser cheia deles! Lá você encontra comida para todos os bolsos, e vamos falar um pouco de onde comemos. Gastamos uma média de 10 euros por pessoa em cada lugar que comemos

 

Atum

De acordo com nosso guia, o atum enlatado foi inventado em Favignana. Por causa disso, muuuuito lugares vendem comidas feitas com atum pela ilha. Não deixem de provar. Uma comida deliciosa que provamos com atum no dia do barco foi o salame de atum, se encontrar, não deixem de provar!

 

Pizza pazza

Pizzaria super simples mas deliciosa da ilha. Se você quer economizar e comer bem, esse é o lugar! 

pizza pazza favignana italia

Tuna fish city 

Bem no meio de uma das pracinhas existe o Tuna Fish City, uma lanchonete com várias comidinhas gostosas. Não deixem de provar o arancini de atum, é muito bom!

Para quem não sabe, o arancini é um bolinho de arroz típico do sul da itália. Em Roma existe o Supplì que é uma versão parecida (e na minha opinião, mais gostosa) do arancini, mas se você falar isso no Sul, os italianos te matam haha!

 

Pizzeria Nepulè

Outra pizzaria que fomos mas nessa a fama de melhor comida foi para o Mozzareline, ou mais conhecido como: bolinha de queijo. Só que bolinha de queijo na itália é feia de muçarela e você não vai se arrepender de provar!

 

Cannoli do Bar Gelateria Del Corso

Para que não sabe, o Cannoli é um doce típico da Sicília, feito com uma massa folhada e recheio de ricota. Aproveitamos que estávamos na Sicília para ir em busca de um cannoli, e o mais gostoso que comemos por lá foi no Bar e Gelateria Del Corso, mas atenção, o Cannoli de lá é gigaaaante, vá com fome ou divida com alguém! 

cannoli do bar del corso de favignana italia

Granita de Gelsi do Cafe Mazzini 

A granita também é um “doce” típico do Sul da Itália. Nada mais é que o famoso geladinho, ou raspadinha. Só que com sabores bem diferentes. Viciei em tomar a gratina de Gelsi (parece frutas vermelhas) do Cafe Mazzini, vai muito bem com o calor!

 

Mama’s Ice cream 

Quem diria que a gelateria que fica no porto seria a mais gostosa que provamos na ilha inteira, mas sim, não deixem de tomar o gelato da Mama’s Ice Cream. E para quem gosta de nutella, peçam o sabor Nociotella que você não vai se arrepender.

mamma's icecream em favignana italia
Mama’s Ice cream

Brioche com gelato

Outro prato típico na Sicília é o Brioche com gelato (é ou não é o melhor lugar do mundo?). Você precisa experimentar a sensação de comer um brioche com um sorvetão dentro, senão você não pode dizer que foi à sicília de verdade haha. Viciamos tanto que tomamos até de café da manhã. 

brioche com gelato em favignana italia

Nosso passeio por Favignana acaba por aqui, e se você se encantou pela itália tanto quando a gente, aproveita e olha nosso roteiro completo pelo sul da Itália. Quem sabe você não se apaixona por mais lugares como nós e adiciona alguns na sua próxima viagem? 


Dicas para sua viagem!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨Reserve seu hotel pelo Booking.com

🏡ou então ganhe R$130 de desconto na primeira reserva do Airbnb (e R$49 de desconto numa experiência)

😷Não esqueça o seguro viagem, nós indicamos o  Seguros Promo 

e ganhe 5% de desconto com o código SEATBYTHEWINDOW

🚗 Vai fazer uma roadtrip? Sempre buscamos o melhor preço de aluguel de carros no Rentcars.com

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

Você viu recentemente ...

Laghetti di Cavagrande, a trilha que você precisa fazer em Avola, na Sicília.

Múlafossur, Ilhas Faroé

Ilhas Faroé – Roteiro 5 dias de carro com valores

Llyn Idwal, País de Gales

País de Gales – Roteiro de 7 dias de carro com valores

Vista de cima do Arco Magno com três mulheres e um barco na agua em San nicola arcella na itália calabria

Sul da Itália – roteiro 15 dias com valores – Nápoles, Positano, Calábria e Sicília.

Islândia – Roteiro 5 dias de carro pelo Sul com valores

DEIXE UM COMENTÁRIO

Contact Us

[contact-form-7 404 "Not Found"]