Granada – O que fazer na cidade de Alhambra
Espanha Europa

Granada – O que fazer na cidade de Alhambra

Granada nem sempre é o primeiro destino que se pensa ao programar uma viagem para a Espanha. Mas pode se tornar facilmente uma surpresa apaixonante e talvez uma das cidades preferidas para quem nem pensou em ir. Assim como várias outras cidades da região espanhola de Andaluzia, Granada ainda tem várias marcas da conquista árabe, e de influência principalmente moura, judaica e cigana na arquitetura, no traçado urbano, em costumes culturais e gastronômicos. A história de Granada poderia render episódios de Games of Thrones para vocês terem ideia da loucura que foram tantas conquistas. Hoje, essa novela toda rendeu uma cidade fora do comum que esbanja charme!

Granada, Espanha

 

Como chegar em Granada

Fizemos uma roadtrip por várias outras cidades da região de Andaluzia, portanto chegamos a Granada de carro. É uma opção bem confortável, claro, mas pela cidade não é preciso (e em muitos pontos nem é possível) circular de carro.

Existem voos partindo de Barcelona e Madri para Granada, o tempo de voo é por volta de 1 hora e meia e 1 hora. O Aeroporto de Granada está a 17 km do centro da cidade. Para chegar ao centro existe um ônibus especial no aeroporto (da empresa Alsa) que leva 45 minutos e para em vários pontos, incluindo a estação rodoviária. Sair do aeroporto de táxi é mais caro: não existe uma tarifa fixa até a cidade e o preço da corrida pode varia entre 25€ e 35€.

Também é possível chegar à Granada de ônibus, na estação Carretera de Jaén. Existem saídas nas cidades Córdoba, Sevilha e Barcelona, entre outras. De trem, a cidade tem conexão com Sevilha, Málaga, Córdoba, Madri, Valência e Barcelona.

 

Quando ir para Granada

No verão, de julho a setembro, as temperaturas chegam a 45 graus e é bom evitar. Chegamos a ter insolação (para terem uma ideia, coisa que no Hell de Janeiro nunca aconteceu com a gente). Acreditamos que na primavera e outono são sempre as melhores épocas em questão de temperatura e valor de passagens. Se tiver oportunidade de tirar férias nessas épocas, recomendamos muito!

 

Onde ficar em Granada

Na ocasião, fomos em uma viagem de família e por isso ficamos em um hotel mais confortável, o Casa 1800, em Albaicín, com uma vista maravilhosa para Alhambra.

Casa 1800, Granada, Espanha

Mas existe uma grande variedade de tipos de hospedagem na cidade, recomendamos hospedagens no centro de Granada para ficar mais próximo das atrações e poder curtir a cidade mais a pé.

 

O que fazer em Granada

Se atente para um detalhe importante: em Granada a Siesta é levada a sério! Entonces, melhor se programar para fazer compras ou agendar passeios antes das 14h ou depois das 17h. Nesse meio tempo, uma boa é se programar para começar algum tour pela cidade.

Siesta, Granada

Alhambra

Esse lugar é simplesmente uma peça rara da arquitetura islâmica na Espanha! Talvez o maior símbolo da presença árabe na Europa que perdura até hoje. Alhambra é um complexo arquitetônico que já teve muitas funções apesar de parecer apenas um grande castelo. Já foi residência de reis, já foi cidade e fortaleza. Resistiu a diversas invasões e já foi saqueada por anos. Apesar de (ou mesmo com) isso tudo, é o grande ícone da cidade pode ser visto de qualquer ponto da maravilhosa Granada.

Alhambra, Granada, Espanha
Alhambra, Granada, Espanha
Alhambra, Granada, Espanha
Alhambra, Granada, Espanha
Alhambra, Granada, Espanha


Ao planejar sua viagem para Granada, já veja junto com hotel, passagens e etc, os tickets para Alhambra. Parada INDISPENSÁVEL da cidade. É possível comprar antecipadamente as entradas clicando aqui. A chance de não ter ingresso se você deixar para comprar muito em cima da hora é grande. Portanto, se programe! Caso a viagem ocorra de última hora, ou se você ainda não tiver data fechada para ir à Granada tem um jeito: tentar a sorte chegando bem cedo, entre 7:30h e 8:00h, no portão de entrada/bilheteria de Alhambra. São liberados alguns ingressos por dia no mesmo dia.

Tenha em mente que você irá investir boas 3 ou 4 horas lá dentro imerso nesse conjunto de suntuosas construções, cheias de detalhes e histórias. Vale muito a pena contratar um guia para fazer esse passeio, assim você saberá melhor o que significou tudo o que é Alhambra.


Generalife

Logo ao lado de Alhambra estão os Palácios e Jardins do Generalife, um oásis repleto de jardins, muros verdes, espelhos d’água, fontes e pátios. Essa antiga vila era o lugar de descanso dos reis da dinastia nasrida e, apesar de sua proximidade à Alhambra, considerava-se estar fora da cidade.

Generalife, Granada, Espanha

Generalife, Granada, Espanha

Da mesma forma que Alhambra, para visitar Generalife é preciso agendar uma data e horário. O ticket ”Alhambra General” inclui todos os palácios, os jardins de Generalife e o Baño de Mezquita. Achamos que vale a pena esse pacote, mas é possível comprar outros que não incluem todas as atrações!


Carrera del Darro

A rua mais charmosa da cidade, às margens do rio Darro, cercada de pequenos palácios, igrejas, conventos e hotéis, lojinhas e casas de chá. Por ela se tem acesso ao bairro de Albaicín, o mais famoso da cidade.

Albaicín

O bairro mais antigo da cidade e um dos mais antigos da Europa, de traçado urbano árabe parece um labirinto não à toa: as ruas tortas e estreitas foram construídas para os soldados tivessem dificuldade de subir e pelo visto deu certo, o bairro sobreviveu. E para você, caso se perca por lá, é fácil se achar: só descer ladeira abaixo rs. Ainda estão por lá os antigos banhos árabes e muitas das igrejas cristãs do bairro que foram erguidas sobre antigas mesquitas, além de várias lojinhas e restaurantes charmosos. Por lá está o miradouro com a vista mais privilegiada para Alhambra: o Miradouro de San Nicolás.

Albaicín, Granada, Espanha

 

Mirador San Nicolás

O mais famoso e com a vista mais privilegiada para Alhambra, de cara ainda tem como plano de fundo as montanhas da Sierra Nevada. Nos programamos para caminhar por Albaicín e chegar no Miradouro perto da hora do pôr do sol, porque gostaríamos de ver Alhambra ainda mais vermelha e dourada como confirmamos que fica na <Golden Hour>. Definitivamente é o melhor passeio para esse horário!

Mirador San Nicolas, Granada

 

Sacromonte

O bairro vizinho de Albaicín é o Sacromonte. Tradicionalmente de ciganos, tem vista espetacular, restaurantes caros mas maravilhosos! Vale a pena investir uma refeição em algum e se deliciar também com a bela paisagem de fundo! O que é mais marcante são as casinhas brancas lindas construídas incrustadas na colina de Valparaíso, que por esse motivo também são chamadas de grutas.

 

Catedral de Granada

Uma construção que nos impressionou muito e um ótimo passeio para a tarde pelo centro da cidade!

Foi construída como símbolo do cristianismo pelos Reis Católicos (e onde hoje estão enterrados os corpos dos mesmos) exatamente onde anteriormente estava a Mesquita Maior. O mais interessante para quem também se interessa por arquitetura é perceber que muitos estilos conversam nesse mesmo edifício: originalmente gótica, é grandiosa e bem imponente, depois foi ganhando traços mais renascentistas e por fim tem sua fachada barroca. Para aproveitar o passeio, ali bem pertinho está o Corral del Carbón, um teatro ao ar livre que é uma jóia da arquitetura árabe.

 

Compras e onde comer em Granada

Granada, Espanha

Alcaicería

Típico bazar árabe, cheio de lojinhas de artesanato e vários bares de tapas e restaurante de flamenco. Super recomendamos!

 

Teterías

A cidade tem um número enorme das famosas “Casas de chá” ou Teterías árabes! Ficamos apaixonados! Existem várias opções, acreditamos que a maioria vale a pena, mas indicamos algumas em especial como a Tetería La Oriental, onde além do chá pode-se provar ótimos crepes e pastas árabes. A Tetería Dar Ziryab, além dos chás e comidas maravilhosas, tem a decoração bem tradicional e uma forte ligação com a música. A combinação de pequenos concertos que oferecem e a ambiência dessa casas de chá te transportam para outro mundo, ou para outra época de Granada facilmente!

Teteria La Oriental, Granada

Fonte

 

Onde não fomos, mas queremos ir em Granada

Como fomos para a cidade depois de uma longa roadtrip no estilo família, estávamos já bem cansados e não conseguimos curtir a noite na cidade. Fora que o calor estava realmente muito forte e nos desgastou muito as andadas de dia inteiro pela cidade. Mesmo assim, deixamos aqui algumas dicas de bares e outras aventuras que continuam na nossa lista para serem explorados na nossa próxima ida!

Bohemian Jazz Café

De decoração toda vintage, é uma ótima pedida para curtir shows de jazz e se maravilhar com o lindo piano de cauda acompanhado de um bom vinho.

 

Bodega de Vinnie

Em uma portinha bem escondida, onde vão mais os locais, está escondido esse cantinho (beeem pequeno) que é uma maravilha para beber uns vinhos e experimentar ótimos pratos! Aproveite que pedindo o vinho, você pode escolher de acompanhamento as excelentes tapas!

 

Tour noturno de Granada

O tour noturno de Granada da Play Granada leva para as áreas inexploradas. Foi classificado pela CNN como uma das 10 melhores aventuras noturnas. Os guias são ótimos e vão contando toda a história/novela da cidade enquanto todos andam por Albaicín até as grutas dos ciganos em Sacramonte.

 

Cármens

A Carmen de la Victoria e as Casas del Chapiz, hoje uma escola de estudos árabes são umas das antigas propriedades muçulmanas de arquitetura única, com hortas e jardins gigantes. As duas que citamos hoje são públicas, mas são antigas propriedades privadas. É difícil reconhecê-las devido aos enormes portões que eram construídos em respeito a privacidade das mulheres.  

 


Dicas para sua viagem!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨Reserve seu hotel pelo Booking.com

🏡ou então ganhe R$130 de desconto na primeira reserva do Airbnb (e R$49 de desconto numa experiência)

😷Não esqueça o seguro viagem, nós indicamos o  Seguros Promo 

e ganhe 5% de desconto com o código SEATBYTHEWINDOW

🚗 Vai fazer uma roadtrip? Sempre buscamos o melhor preço de aluguel de carros no Rentcars.com

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

Você viu recentemente ...

Laghetti di Cavagrande, a trilha que você precisa fazer em Avola, na Sicília.

Praia de Punta Lunga vista de longe em favignana italia

Favignana – O que fazer em uma das ilhas mais lindas da Sicília 

Múlafossur, Ilhas Faroé

Ilhas Faroé – Roteiro 5 dias de carro com valores

Llyn Idwal, País de Gales

País de Gales – Roteiro de 7 dias de carro com valores

Vista de cima do Arco Magno com três mulheres e um barco na agua em San nicola arcella na itália calabria

Sul da Itália – roteiro 15 dias com valores – Nápoles, Positano, Calábria e Sicília.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Contact Us

[contact-form-7 404 "Not Found"]