Maropeng – O berço da Humanidade
África África do Sul

Maropeng – O berço da Humanidade

Em setswana, “Maropeng” significa “retornando ao lugar de origem”. E vamos falar sobre retornar há milhões de anos atrás, aos primeiros sinais de vida humana! O Maropeng – Berço da Humanidade (Cradle of Humankind) é uma das atrações turísticas mais impactantes da África do Sul: um sítio arqueológico de 47.000 hectares, com várias atrações, localizado na região de Gauteng, a cerca de uma hora do centro de Johannesburgo. Dentre as atrações do complexo, fomos ao Centro de Visitantes de Maropeng.

A experiência no Centro de Visitantes começa já pela construção, cheia de simbologias e significados. A arquitetura no formato de sepultura representa os segredos de nossos ancestrais guardados nas profundezas do solo. Ao adentrar, a visita inicia com uma experiência sensorial em um passeio de barco subterrâneo. O barco, simbolicamente, começa no momento presente e volta no tempo passando pelos mais importantes estágios de criação da Terra: sinta o frio da era do gelo, descubra como o mundo foi submerso na água, volte para a formação da crosta terrestre e caminhe pelo “Vórtice do Tempo” – o emblema do começo absoluto. A partir daí, você chegará ao salão principal e às demais salas onde é apresentada a exposição por meio de uma experiência excitante e interativa. A temática é o desenvolvimento da vida humana e de nossos ancestrais ao longo de milhões de anos.

Além do Centro de Visitantes, existe também por volta de 15 locais de escavação que podem ser visitados no sítio. Entre eles estão as famosas Cavernas de Sterkfontein. O passeio leva ao local onde foi descoberto uma grande quantidade de fósseis hominídeos com 4 milhões de anos. Essa descoberta é extrema importância histórica e nos estudos da evolução humana. E por esse motivo, o sítio arqueológico Maropeng é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Mundial.

As “celebridades” da vez são a Sra. Ples, o crânio de 2 milhões de anos considerado o mais preservado de um Australopithecus africanus que fica exposto algumas épocas do ano; e o Little Foot (“Pé pequeno”, em português), um esqueleto quase completo de três milhões de anos que ainda está sendo escavado. Recentemente, novos fósseis de Australopithecus sediba foram escavados e colocados em exibição.

A ordem da visita entre o Centro de Visitantes e as cavernas não importa, já que eles se complementam. O conjunto ainda conta com outras atrações como passeios de balão, esportes de aventura como pistas de bicicleta e trilhas a cavalo. Além disso, tem restaurantes, cafés, centros de conferência e hotel.

 

Veja mais informações práticas para visitar nesse tesouro:

COMO CHEGAR

Maropeng está a 50km de Joanesburgo, situada na Rodovia R400 (saída da R563 para Hekpoort). De carro, levamos cerca de 45 minutos desde Johannesburgo.

 

VISITAÇÃO

O centro fica aberto durante todo o ano, diariamente, das 9h às 17h. Os ingressos por adulto fica por volta de 115 rands (R$ 28,00). Também em a opção de ingresso combinado Maropeng + Sterkfrontein Cavesm, que fica em torno de 190 rands (R$ 46,00) e está disponível até às 13h, para que haja tempo suficiente para visitar as duas atrações no mesmo dia. Os passeios são longos, então a sugestão é reservar metade do dia para o Centro de Visitação e um dia inteiro se incluir as cavernas.

DICA: Se for às cavernas de Sterkfontein ou Wonder Caves, leve sapatos para caminhada.

 


 

Reserve com a gente!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨 reservas de hotéis pelo Booking.com

🚗 aluguel de carro pelo Rentcars.com

✈️ passagens pelo Decolar.com

💊 seguro viagem pelo Seguros Promo 

vocês ainda ganham 5% de desconto no seguro com o código: SEATBYTHEWINDOW

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

DEIXE UM COMENTÁRIO

Contact Us

[contact-form-7 404 "Not Found"]