Dicas e Listas Escócia Escócia Europa Inglaterra Portugal

O mundo de Harry Potter pela Europa

Como grande viciada e louca por Harry Potter, eu sou do tipo que viaja já querendo visitar as locações e locais de inspirações da história e dos filmes. Já entrei em longas filas só para 1 foto, mudei o roteiro de viagem de toda a família só para visitar um local específico que foi gravado 1 única cena (hehehe, foi mal mãe e pai) e já gastei uma quantia considerável com quinquilharias do universo bruxo que só fãs de Harry Potter entendem.

Ao longo desses 17 anos de vício conheci alguns lugares que serviram de inspiração para a JK  Rowlling e, também, locais que foram cenários urbanos das gravações dos filmes! Outros, infelizmente, ainda não pude visitar, mas irei em breve!

Aqui está a lista dos lugares que acredito serem os mais legais e importantes para qualquer fã de Harry Potter conhecer (e surtar). A viagem bruxa começa em Londres, seguindo para Oxford, dando um pulinho na Escócia e na Irlanda e terminando no Porto, em Portugal!

 

Harry Potter pela Europa em: LONDRES!

Cidade com a maior quantidade de locações dos filmes e muitas inspirações para a história. São MUITOS lugares para visitar, alguns bastante óbvios e outros nem tanto. Selecionei aqui algumas das minhas preferidas e mais famosas!

Para um tour completo pelas locações dos filmes em Londres aqui você pode enconcontrar um guia ou, se preferir, o mapa com todas as locações e explicações marcadas: https://freetoursbyfoot.com/harry-potter-tour-london/

 

1 – O real Beco Diagonal  

Dizem que este foi o local usado de inspiração pela escritora para criar o beco diagonal. Para nós trouxas este é o mais próximo dele que conseguiremos ver! O local se chama Godwin’s Court, um pequeno beco com casas tortas e janelas grandes! Outro local que se assemelha muito é o Cecil Court, na esquina, com mais lojas e ruas mais largas. O Beco Diagonal original, construído nos estúdios da Warner tem uma semelhança enorme com este, o que torna tudo ainda mais real!Apesar da semelhança, este local não foi utilizado nas gravações como sendo o Beco Diagonal, algumas das locações foram no Leadenhall e o Borough Market, a seguir.

2 – Beco Diagonal e Caldeirão Furado das gravações

O mercado de Leadenhall existe desde o século XIV! Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, este é o local que foi usado para filmar o Beco Diagonal. Neste mesmo filme, dentro do mercado na 42 Bull’s Head Passage você encontrará uma loja de fachada azul de lentes de contato, alí foi a entrada do Caldeirão Furado nas gravações.

Harry Potter na Europa - Londres
Fonte: London Photo Walks

 

3 – Os doces Bruxos

Dizem que a Hardy’s Candy Store, uma das lojas de doces mais tradicionais de Londres, foi usada como inspiração para os doces da saga e para a própria Honeydukes. Lá você encontra prateleiras com potes cheios de doces exatamente iguais aos do filmes! Lá já existiam doces que foram introduzidos no filme como os feijões de todos os sabores (porém sem os sabores de vômito e cera de ouvido, por exemplo) e varinhas de alcaçuz. Hoje em dia a loja já vende os doces temáticos do filme como sapo de chocolate os feijões de todos os sabores (com vômito  e todos os sabores bizarros), gelatinas de Nagini e muitos outros!

 

4 – St Pancras e King’s Cross

Contrário o que muita gente pensa, o carro voador do Rony em Harry Potter e o Câmara Secreta não saiu da King’s Cross, estação em que parte o trem para Hogwarts. Mas sim da estação bem ao lado: St Pancras.

 

Porém, a estação King’s Cross é realmente o local de partida do trem, e lá você pode tirar foto atravessando a parede da plataforma 9 ¾. Hoje essa foto já possui uma super produção. A fila é super organizada, os funcionários usam uniformes de hogwarts e uma fotografa profissional tira as fotos de todos. Ao lado da plataforma há uma loja oficial de Harry Potter com produtos originais e é lá que você pode comprar a sua foto (caso queira). Tirar fotos com o próprio celular também é possível. 

 

5 – Ataque dos dementadores 

Esta ponte chamada Millennium Bridge é extremamente famosa em Londres e foi um cenário de Harry Potter. No filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe essa ponte foi destruída pelo ataque de dementadores.

 

 

Harry Potter pela Europa em: OXFORD!

A cidade inteira inspira Harry Potter. Ao caminhar por lá, cada cantinho parece uma cena do filme! Parece que Oxford inteira foi cenário e inspiração para a saga. É de ir pra lá e se perder pelas ruas antigas e lindas. De fato são muitos os lugares que serviram de locação para a gravação dos filmes, tanto é que existem diversos tours que você pode fazer para conhecer todos os pontos.

Boa parte dos locais são dentro das universidades e igrejas. Os tours oferecem ingressos com acesso a esses lugares e guia explicando tudo. Caso não queira realizar um tour pago, este guia faça você mesmo (em inglês) é ótimo: https://www.solosophie.com/harry-potter-in-oxford-tour/

 

6 – A biblioteca de Hogwarts

Localizada na cidade de Oxford, na Inglaterra, a Biblioteca Duke Humphrey está localizada dentro da Biblioteca Bodleian, a principal de pesquisa da Universidade de Oxford. A cena mais memorável é quando Harry usa a capa da invisibilidade pela primeira vez para entrar na seção restrita da Biblioteca de Hogwarts sem ser visto.

Para visitar você precisa se inscrever para uma das excursões diárias da biblioteca. Uma lista de todos os tours e horários pode ser encontrada aqui: https://www.bodleian.ox.ac.uk/whatson/visit/tours

Fonte: thewanderblogger

 

7 – A enfermaria de Hogwarts e aulas de dança da prof. McGonogall

Localizada na Divinity School, em Oxford, o local foi usado nas filmagens dos quatro primeiros filmes de Harry Potter. Este impressionante salão é onde Harry acorda no final do primeiro filme depois de enfrentar Voldemort pela primeira vez, onde Harry e Hermione usam o Vira Tempo para salvar Sirius em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, e onde Professora McGonagall ensina a Rony a dançar para o Baile de Inverno em Harry Potter e o Cálice de Fogo em muitas outras cenas famosas.

Também localizado dentro da Bodleian Library de Oxford, você pode visitar a Divinity School como parte de uma das visitas guiadas mencionadas acima, ou pode comprar um bilhete por £ 1, que permite acesso somente à Divinity School.

Fonte: thewanderblogger

 

8 – Salão Comunal

Embora nenhuma filmagem realmente tenha acontecido aqui, o refeitório da Christ Church, Oxford, forneceu a principal inspiração. É fácil identificar as semelhanças entre os dois, porém o refeitório apresenta um teto regular em vez de um enfeitado de velas flutuantes…
O refeitório está incluído no ingresso para a Christ Church.

Fonte: thewanderblogger

 

Harry Potter pela Europa na: ESCÓCIA!

Não é segredo para ninguém que o castelo de Hogwarts fica na escócia, certo? Sendo assim não é difícil imaginar que muitas das locações dos filmes foram no país!

 

9 – O viaduto do Trem de Hogwarts

Na escócia, o Glenfinnan Viaduct, em Lochaber, a ponte mais famosa dos filmes, onde o expresso de Hogwarts passa a caminho da escola. Visto pela primeira vez em Câmara Secreta, quando Ron e Harry pilotam o carro voador e, também, em Prisioneiro de Azkaban onde Harry encontra um dementador pela primeira vez.

10 – O lago de Hogwarts

Este lago chamado Loch Shiel fica perto perto de Glenfinnan, na Escócia, e foi usado como Lago de Hogwarts nos filmes de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Enigma do Príncipe.

 

 

Harry Potter pela Europa na: IRLANDA!

 

11 – Harry, Dumbledore e a Horcrux 

Em O Enigma do Principe, Dumbledore leva Harry para buscar uma Horcrux em uma caverna na base de um penhasco localizado na Irlanda. Esse local já é um grande atrativo do país pela sua dimensão e beleza. as agora passa a ser um destino dos apaixonados por Harry Potter. 

 

Harry Potter pela Europa em: Portugal!

Que JK morou um tempo na cidade do Porto, em Portugal, já não é mais novidade. Foi lá que ela escreveu partes dos primeiros livros da saga Harry Potter. Sendo assim, a cidade serviu de inspiração para algumas das fantasias dos livros.

 

12 – Escadas que se movem

A ideia para as escadarias de Hogwarts surgiu nesta livraria, Lello, no Porto, Portugal. Inaugurada em 1906, ela se tornou a livraria mais famosa do mundo e foi a fonte de inspiração para JK! Hoje em dia o local é lotaaado de turistas e cobram entrada… Quando eu visitei ainda não cobravam nada, porém, era proibido tirar fotos dentro da locação.

 

13 – Os uniformes de Hogwarts

Uma tradição das universidades portuguesas é que no início dos semestres, na época de “trote”, os universitários usam trajes típicos com capas pretas e gravatas. Dizem que a JK se inspirou nesta tradição portuguesa para os uniformes de Hogwarts. A semelhança é GIGANTE!

 

EXTRA –  The Elephant House Café

Este café, em Edimburgo, na escócia, foi o local onde a JK Rowling escreveu algumas partes do primeiro livro da saga, nos fundos deste café que apresenta esta vista deslumbrante do Castelo de Edimburgo.

 


Dicas para sua viagem!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨Reserve seu hotel pelo Booking.com

🏡ou então ganhe R$130 de desconto na primeira reserva do Airbnb (e R$49 de desconto numa experiência)

😷Não esqueça o seguro viagem, nós indicamos o  Seguros Promo 

e ganhe 5% de desconto com o código SEATBYTHEWINDOW

🚗 Vai fazer uma roadtrip? Sempre buscamos o melhor preço de aluguel de carros no Rentcars.com

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

Você viu recentemente ...

Laghetti di Cavagrande, a trilha que você precisa fazer em Avola, na Sicília.

RJ – 10 lugares para comer as melhores pizzas

Praia de Punta Lunga vista de longe em favignana italia

Favignana – O que fazer em uma das ilhas mais lindas da Sicília 

Múlafossur, Ilhas Faroé

Ilhas Faroé – Roteiro 5 dias de carro com valores

Llyn Idwal, País de Gales

País de Gales – Roteiro de 7 dias de carro com valores

DEIXE UM COMENTÁRIO

Contact Us

[contact-form-7 404 "Not Found"]