Patagônia – Roteiro rápido de 10 dias

Temos nosso primeiro post de colaboradores! Essas dicas incríveis da Patagônia foram escritas pelo nosso querido amigo Fábio Cardoso:

Uma de minhas viagens favoritas com certeza foi para a Patagônia. Região do extremo sul do Chile e Argentina, repleta de belezas naturais únicas e absolutamente encantadoras, muitas vezes te fará pensar que está num cenário de filme. Montanhas, glaciares, ilhas, parques nacionais, lagos, cachoeiras e uma rica fauna são os maiores destaques, mas a Patagônia também surpreende com sua gastronomia, lendas e história.  

Meu nome é Fábio, tenho 26 anos e fiz essa viagem em novembro de 2017. Optei por fazer de uma só vez a Patagônia Chilena e a Patagônia Argentina, de uma forma “express” (fiz tudo em 10 dias, mas se você gosta de trilhas, natureza e fotografia, dá pra ficar muuuito mais tempo por lá!).

 

Resumo:

Dia 1: Chegada em Ushuaia + Passeio por Ushuaia

Dia 2: Navegação + Pinguinera

Dia 3: Parque Nacional + Laguna Esmeralda

Dia 4: Voo para El Calafate + Perito Moreno

Dia 5:  Daytrip para El Chaltén

Dia 6: Rios de Hielo Express

Dia 7: Viagem de carro para Puerto Natales + Passeio por Puerto Natales

Dia 8: Tour de carro pelo Torres del Paine

Dia 9: Trilha até a base das Torres del Paine

Dia 10: Viagem de carro para El Calafate + Voo de volta

 

Saindo do Rio, peguei um vôo para Ushuaia, como escala em Buenos Aires. Depois fiz um vôo de Ushuaia até El Calafate. Lá alugamos um carro para fazer os passeios e para fazer ida-volta até Puerto Natales. Voltei ao Rio saindo de El Calafate, também com escala em Buenos Aires.

Aqui está um mapinha com todos os lugares que passei, assim vocês entenderão melhor meu trajeto:

 

Quando ir para a Patagônia

Segundo diversos relatos que li e ouvi, a melhor época do ano para ir à Patagônia é na primavera/verão (exceto se você busca a prática de esportes de inverno). Pessoalmente achei perfeito ter ido em novembro. Por estar em elevadas latitudes, a essa altura do ano o dia já é bem longo, permitindo aproveitar bastante as quase 16 horas diárias de luz solar. Com relação à temperatura, peguei cerca de 5ºC a 12ºC em Ushuaia e 12ºC  a 18ºC em El Calafate e Puerto Natales. Ou seja, em dias de sol deu pra segurar bem com um casaco normal, mas, se você pretende ir para Ushuaia, é indispensável levar roupas mais quentes, já que a sensação térmica é intensificada pelos fortes ventos na cidade!

Dicas para a Patagônia

Os preços vão ser apresentados em dólar, por conta da alta inflação dos pesos. Conversão usada: 1 USD = 17 Pesos argentinos = 600 Pesos chilenos. A maioria dos locais aceita pagamento em dólar.

 

USHUAIA

Onde ficar no Ushuaia

No centro, de preferência perto do pier onde saem os passeios de barco e perto da Av. San Martin. Ficamos num apartamento alugado pelo Booking, chamado Riviera Fueguina Apartments II. Gostamos muito.

 

O que fazer no Ushuaia

Fechamos com a Piratour um pacote com os seguintes passeios: Navegação no Canal Beagle + Pinguinera e Parque Nacional Tierra del Fuego por 237 USD por pessoa. O valor original no site seria de 280 USD.

O Parque Nacional e a Laguna Esmeralda dá para fazer juntos no mesmo dia – inclusive acho que vale a pena alugar um carro para fazer esses passeios por conta própria!

 

Navegação no Canal Beagle

Passeio para ver a Ilha dos Lobos Marinhos, que é uma ilha de pedra com vários Lobos Marinhos,  Ilha dos Pássaros, que também é uma ilha de pedra com vários pássaros marinhos típicos de lá e o Farol Les Eclaireurs, que é aquele farol clássico da Patagônia bonitinho, vermelho e branco. 

Pinguinera (Ilha Martillo)

Passeio para ver os pinguins – pela agência Piratour. A navegação pelo Canal Beagle com a Pinguinera dura o dia todo e é possível fazer um passeio que desce na ilha e anda bem próximo dos pinguins! Dêem uma olhada nas agências que escolher, porque nem todas podem descer para andar próximo dos pinguins. 

Depois do passeio pela Pinguinera, fomos almoçar na Estancia Harberton, que fica em outra ilha ali perto. Além da boa comida caseira servida, a Estancia também conta com um pequeno e interessante museu da fauna local. Depois do almoço voltamos de ônibus e paramos num local onde tem as famosas árvores bandeira. O que para mim foi uma das melhores partes do passeio, as árvores são lindas. Elas crescem assim, por conta dos fortes ventos patagônicos! 

Parque Nacional Tierra del Fuego

Fizemos um tour de van com a empresa Latitud Ushuaia. O tour dura cerca de 5hs e vai nos pontos principais do parque e o guia explicando tudo muito bem. Caso você esteja com carro e não queira ir com guia, pode ir tranquilo que não é necessário e você consegue fazer os passeios sozinhos. A entrada no Parque Nacional Tierra del Fuego é paga à parte e custa cerca de 20 USD por pessoa. Como fui com meu pai, que tem 66 anos, o guia conseguiu desenrolar um ingresso de idoso que ainda dava direito a um acompanhante. Ou seja, conseguimos entrar de graça!

O passeio é lindo, você anda pela floresta, vê o trem do fim do mundo passando, e para por alguns mirantes e lagos pelo caminho. Você também pode realizar o passeio pelo Trem do Fim do Mundo, pagando o valor a parte, lá dentro do parque. Pessoalmente, não acho que valha muito a pena. Achei caro e com pouco tempo de duração, mas pode ser interessante, principalmente se no seu grupo houver crianças e/ou idosos.

Trilha até a Laguna Esmeralda

Dura cerca de 1h30-2hs cada trecho. O trajeto tem paisagens lindas no caminho, algumas subidas, mas bem tranquilo e bem indicado. Há muita lama, então vá com uma bota! Fomos de van (procurem próximo ao posto de gasolina da orla) até a entrada da trilha, que nos cobrou cerca de 18 USD para a ida+volta por pessoa.

Centro da cidade

É bem pequeno e fácil de fazer tudo a pé, em poucas horas dá para conhecer o principal – basicamente andar pela orla e pela Av. San Martin.

 

Onde comer no Ushuaia

Comer em Ushuaia é muito caro!! Os pratos individuais saem a cerca de 18-25 USD.

O prato mais famoso da região é o cordeiro Patagônico, mas acho que vale deixar para comer o cordeiro em outra cidade da Patagônia. Mesmo no La Estancia, que foi muito indicado, o cordeiro não chegou aos pés do que comemos em El Calafate. Abaixo vão as dicas do que comi em cada restaurante:

Centolla (Kingcrab) e Merluza Negra no restaurante El Viejo Marino.

Cordeiro Patagônico/Parrilla no La Estancia.

Empanadas no Doña Lupitagostosas e baratas.

Café, pães doces (provem o croissant com recheio de amêndoas e chocolate!!) e chopp artesanal no Ramos Generales – ambiente muito maneiro (e com wi-fi)! Perfeito para uma pausa pós passeio!

 

EL CALAFATE

Onde ficar em El Calafate

É bom ficar perto do centro, pela variedade de restaurantes e lojinhas ao longo da Av. Del Libertador. Ficamos num chalé do Linda Vista Apart Hotel, muito bom.

 

O que fazer em El Calafate

O ingresso para o Parque Nacional Los Glaciares vale para o dia todo. Pode-se fazer os passeios do Perito Moreno e Rios de Hielo Express no mesmo dia, para não ter que pagar a taxa de 30 USD duas vezes. A entrada só pode ser paga em pesos argentinos!!! Leve o valor em dinheiro, ou você não conseguirá entrar.

 

Glacial Perito Moreno

Fácil de ir de carro (uns 80km), a entrada do parque custa cerca de 30 USD por pessoa. O glacial tem vários circuitos feitos com passarelas em que você pode vê-lo de vários lados.   É legal fazer todos os circuitos das passarelas. São fáceis e vale muito a pena ver o glacial por todos os ângulos. Para fazer todos os circuitos com calma, você vai demorar cerca de 2h30-3h, é uma boa iniciar o trajeto pegando a van que deixa no topo do morro e saindo pela passarela do circuito azul. Acho desnecessário fazer o passeio de barco se você for fazer o passeio Rios de Hielo Express. Um passeio que com certeza é incrível, mas não fizemos, é o trekking pelo glacial, com duas opções: Minitrekking e Big Ice.

 

Rios de Hielo Express

Passeio de barco com duração de 5hs pela baía de Icebergs do glacial Upsala e até o glacial Spegazzini. Além disso, você vai ter a oportunidade de tomar whisky com gelo de iceberg (11 USD a dose). Compramos o passeio na Solo Patagonia, operadora do passeio, cuja loja fica em frente ao posto YPF de El Calafate. Custa 115 USD por pessoa e é necessário pagar a entrada do parque por fora (+30 USD por pessoa).

Há dois horários: saindo às 9h00 e às 12h00, ambos de Punta Bandera, a 50km da cidade (fácil ir de carro). O horário das 12h00, na época, só era oferecido nos dias pares, e com um desconto: cerca de 97 USD.

Rios de Hielo
Rios de Hielo
Rios de Hielo

Day trip El Chaltén

A 2h30 de carro de El Calafate, vale a pena passar um dia em El Chaltén. A estrada até lá é bem bonita, com montanhas e lagos. Há muitas trilhas na cidade. Fizemos a trilha até o mirante do Mt. Fitz Roy, passando pelo Rio de las Vueltas e Laguna Capri. A trilha dura cerca de 4hs no total, 4km por trecho com subida leve. As trilhas para os mirantes de montanhas (Mt. Fitz Roy, Cerro Torre, etc) dependem de tempo bom. Se tiver com muitas nuvens, não acho que vale a pena fazer as trilhas. Nós pegamos muita nuvem e não conseguimos ver o Mt. Fitz Roy. De qualquer forma, acho válido fazer a trilha até o mirante do Rio de Las Vueltas (só 700m).

Fomos em seguida até a cachoeira Chorillo del Salto, 3km de carro da cidade e mais 500m a pé. A cachoeira é muito bonita. Há ainda diversos outros passeios interessantes que não tivemos tempo/disposição de fazer: Mirante de las Aguilas e Condores, Lago del Desierto, Mirante do Cerro Torre, etc. El Chaltén merece mais tempo, ainda mais se você curtir trilhas.

Centro da cidade

Andar pela Av. Del Libertador, cidade bonitinha, mas rápida de se conhecer. Se você gostar de observar aves, talvez valha ir na Laguna Nimez.

 

Onde comer em El Calafate

La Zorra Taproom: cervejas artesanais muito boas, comidas rápidas bem gostosas e preço justo.

Parrilla, cordeiro patagonico, cozido de cordeiro, etc, no Mako Fuegos e Vinos, tudo ótimo. Fomos também no La Tablita (parrilla) que é bem gostoso. Recomendo fazer reserva para jantar na cidade. Pratos individuais em torno de 12-22 USD.

 

PUERTO NATALES

Como chegar em Puerto Natales

Fomos de El Calafate até Puerto Natales de carro, a viagem dura cerca de 5 horas, contando com o tempo para cruzar a fronteira. É imprescindível solicitar com antecedência a permissão para cruzar a fronteira para a locadora de carros. Alugamos o carro na Localiza, que cobrou 150 USD pelo documento. Na estrada, há um trecho de cerca de 65km de estrada de terra/pedra batida. Neste trecho, encontramos enormes e maravilhosos campos floridos! Para buscar aluguéis de carro, clique aqui.

Onde ficar em Puerto Natales

Não é necessário ficar no centro, pois há pouco o que fazer na cidade. Usamos Puerto Natales como base para visitar o Parque Torres del Paine, portanto ficamos numa casa um pouco afastada do centro, com vaga para o carro, a Cabaña Huerto 109 B, ela não está mais disponível pelo booking, mas aqui vai a lista de todos os lugares para alugar por lá.

 

O que fazer em Puerto Natales

É muito bom estar de carro em Puerto Natales, para se fazer o Parque Torres del Paine em seu próprio tempo. É fácil se locomover por lá e chegar até ele. Pegue um mapa do parque no centro de informações turísticas da cidade. Vale parar em todos os mirantes que encontrar! É possível fazer a Cueva del Milodon no mesmo dia da volta pelo parque, mas saia bem cedo de casa, para não precisar correr e não perder nada!! Encha o tanque do carro no dia que for dar a volta, gasta-se muita gasolina.

 

Parque Nacional Torres del Paine

Há duas entradas no parque – Porteria Laguna Amarga a 115km e Porteria Serrano a cerca de 84km. A boa é entrar por uma delas e sair pela outra, fazendo uma volta pelo parque em um dia. As estradas até lá, apresentam partes em terra/pedra batida, na qual se anda a cerca de 70km/h no máximo. Dentro do parque não há nenhuma via asfaltada. A entrada custa 35 USD por pessoa, mas dá direito a visitar o parque por 3 dias consecutivos – para isso, deve-se informar ao guarda do parque no momento da compra do ingresso.

O que ver por lá: Laguna Azul, Laguna Amarga, Cascada Paine, Lago Nordenskjöld, Salto Grande, Cuernos del Paine (trilha fácil de 1h30 total, saindo do mirador da cachoeira Salto Grande), Lago Grey (caminhada de 2h total pela praia de icebergs e mirante do lago, a entrada é na Guarderia Grey). Da Laguna Azul, Laguna Amarga e Cascada Paine é possível ver as Torres del Paine de longe.

Caso tenha dois dias para visitar o parque, e tiver preparo físico, uma boa ideia é fazer a Trilha até a base das Torres para vê-las de perto. A trilha se inicia no Refugio y Camping Las Torres, há 8km da Porteria Laguna Amarga. Cada trecho tem 10,4km, que se faz em cerca de 4hs, ou seja, dura um dia inteiro! É uma trilha difícil, com longas subidas, não vá se não tiver com disposição! Há mananciais de água potável, então não é necessário levar muita água. No parque há também outros circuitos de trekking que duram alguns dias, como os circuitos O e W.

Cueva del Milodon

A cerca de 26km da cidade, está a Cueva del Milodon, caverna enorme onde habitavam preguiças gigantes. A entrada custa cerca de 8 USD por pessoa e o passeio dura por volta de 1h. Fica no caminho da cidade até a Porteria Serrano.

Centro da cidade

Andar pela orla para ver o monumento aos ventos, o pier abandonado (Muelle Historico), a escultura da mão e a estátua do Milodon, todos ao longo da orla. O centro de informações turísticas também está na orla.

Onde comer em Puerto Natales

Aldea: restaurante sensacional, com diversas opções de carnes de caça. Apresentação dos pratos, diversidade, qualidade e atendimento ótimos. Preços bem próximos à média da região (pratos individuais a 20-22 USD).

Parrilla Don Jorge: Bom restaurante de parrilla.

 


Dicas para sua viagem!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨Reserve seu hotel pelo Booking.com

🏡ou então ganhe R$130 de desconto na primeira reserva do Airbnb (e R$49 de desconto numa experiência)

😷Não esqueça o seguro viagem, nós indicamos o  Seguros Promo 

e ganhe 5% de desconto com o código SEATBYTHEWINDOW

🚗 Vai fazer uma roadtrip? Sempre buscamos o melhor preço de aluguel de carros no Rentcars.com

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

No Comments

Post A Comment