Dicas e Listas

Perrengues de viagem e como solucioná-los

Passar perrengue é terrível, perrengues de viagem então, pior ainda. Mas é aquela coisa: quem não passa é porque não viaja. Sendo assim vamos nos permitir e viajar sem pensar muito no que pode dar errado. Mas caso aconteça alguma coisa, vão ai algumas dicas para você solucionar seus perrengues de viagem e aproveitar!

 

Perrengues em viagem : Voo atrasado e cancelado

1 – Voo atrasado / cancelado

De todos os perrengues de viagem este é o mais comum, principalmente, para quem viaja muito de avião. Felizmente, na maioria dos casos, o problema é resolvido em poucas horas. Porém, existem os casos mais azarados, como já aconteceu conosco em que nosso vôo Londres -> Reykjavik, Islândia, atrasou 28 horas e, também, no voo Bogotá -> Rio de Janeiro, com atraso de 12 horas.

 

Direitos do passageiro em caso de voo atrasado ou cancelado:

  • Atraso de 1h: A companhia aérea deve fornecer ao passageiro, gratuitamente, um meio de comunicação como internet ou telefonema.
  • Atraso de 2h: Além do meio de comunicação gratuito, você pode exigir vouchers de alimentação dentro do aeroporto. Os valores variam bastante, dependendo do horário e da companhia.
  • Atraso de mais de 4h: Principalmente à noite, é obrigação da empresa de avião conceder hospedagem em algum hotel e transporte até ele gratuitamente. Além disso você pode solicitar mais vouchers de alimentação para cobrir todas as suas refeições.

 

Já tinha pago passeios e hospedagem e perdeu tudo graças ao atraso no voo? Calma, você pode solicitar reembolso pela companhia aérea de todas as suas despesas já feitas que não foram usufruídas. Cada empresa de avião possui sua política de reembolso, não deixe de verificar no balcão de informações ou por telefone.

Agora que você já sabe seus direitos, um conselho: Mantenha a calma! Sabemos que você terá um compromisso importante ou um passeio dos sonhos para fazer mas, infelizmente, não há nada que você possa fazer além de esperar. É comum ver pessoas brigando, armando barraco com a equipe da cia aérea, mas não adianta estresse e nem vale a pena. Na maior parte dos casos o melhor a fazer é aceitar a sua situação e deixar rolar. Caso sofra algum desacato da empresa você poderá verificar por fins jurídicos após tudo ter terminado.

Nossa experiência: o Voo Londres -> Reykjavik, com atraso de 28h, nos fez perder 1 diária no hostel e 1 passeio incrível. Ficamos muito tristes com a situação mas não havia nada que pudéssemos fazer para resolver, afinal nós não sabemos consertar aviões quebrados… A empresa WOW AIR nos reembolsou toda a quantia gasta, nos deu uma acomodação muito confortável no hotel Hilton onde tomamos café da manhã e almoçamos, além de ter nos dado vouchers para jantar no aeroporto. Mesmo com o perrengue, nossa viagem foi inesquecível!

 

 

Perrengues em viagem - Mala extraviada
Fonte

2 – Mala extraviada

Outro item muito comum na lista de Perrengues de viagem,principalmente em voos com escala. Quem nunca ficou horas na esteira esperando sua mala aparecer e ela nunca aparece é um sortudo! Quando isso acontece, primeiramente, mantenha a calma e procure, ou pergunte a um funcionário, onde fica o balcão de aviso de bagagem extraviada. Preencha todas as informações necessárias no formulário, assim como descrição da sua mala (importante destacá-la antes de viajar, com um adesivo ou chaveiro chamativo). Depois disso, é aguardar. A cia aérea tem o dever de entregar a sua bagagem diretamente no seu hotel/hostel.

 

Se você fez seguro viagem, provavelmente ele irá cobrir gastos de produtos de maior necessidade caso a mala seja extraviada como: itens de farmácia, roupa íntima e roupas de uso diário. Casa seguro tem sua política de reembolso, verifique nos termos e condições.

 

Vai fazer uma viagem corrida, poucos dias em cada cidade, o que fazer se a mala extraviar:

Azarada como sou eu prefiro viajar de malinha de cabine (para não despachar nada) ou mochilão. Assim não corro risco da mala extraviar e ser entregue 3 dias depois no meu primeiro hotel quando já estou hospedada em outro hotel de outro país.

Caso você precise despachar e o extravio ocorrer comunique todos os seus destinos e datas de viagem para a empresa para que eles tentem se organizar. Caso você não confie na cia aérea (eu não confiaria), peça para enviarem suas malas ao seu segundo destino e avise ao seu hotel que eles receberão uma bagagem extraviada. O máximo que pode acontecer é sua mala chegar antes de você e já estar te esperando no hotel.

 

Nunca confie nos prazos da cia aérea

Já confiei e passei mais perrengue! Ligava diariamente para o setor de bagagem extraviada e sempre me prometiam a entrega no mesmo dia que eu ligava, resultado: 5 dias de promessas, e 5 dias sem mala! Não queria gastar dinheiro então acreditei nas previsões de entrega e não comprei todos os itens de maiores necessidades…  Passei muito frio (casacos estavam na mala), fiquei sem lavar o cabelo, sem poder usar lentes de contato (liquidos na mala) e com 2 blusas e 1 calça. Péssima experiência.

Compre seus itens de maior necessidade mesmo se te deram a previsão de entrega em 1 dia e sempre viaje com uma muda de roupas na mochila!

 

 

Perrengues em viagem : ficar doente

3 – Ficar doente em viagem e/ou necessitar de cirurgia

Dica mais importante de todas: faça um seguro saúde para viajar! Não importa o valor e não importa se sua viagem vai durar 3 dias ou 30 dias, faça! Dê preferência para seguros que cubram um valor mínimo de cirurgia ou emergências com acidente incluído. Alguns cartões de crédito oferecem seguro caso vocês comprem a passagem com ele, vale a pena mas fiquem atentos às condições. De todos os perrengues de viagem, esse é o mais sério!

Nós sempre indicamos o Seguros Promo, lá você consegue escolher dentre várias empresas diferentes o melhor para você. Além disso, você ganha 5% de desconto com o código: SEATBYTHEWINDOW

Infelizmente imprevistos acontecem e caso você fique doente enquanto viaja o seguro saúde te garante atendimento médico seja lá qual for a gravidade da sua situação. Ao necessitar de atendimento entre em contato com o seu seguro viagem e pergunte o local em que poderá ser atendido. Em alguns casos é enviado um médico diretamente ao seu hotel para lhe atender ou, em outros, você poderá ser direcionado à um hospital ou clinica. 

A gente nunca acha que esses perrengues de viagem vão acontecer com a gente, mas acredite, pode acontecer do nada!

 

Minha Experiência: Fui passar um mês em Vancouver, no Canadá, para um curso de inglês. Super animada, aprontei todos os preparativos da viagem, fiz todos os exames médicos básicos para ver se estava tudo ok, e estava, não tinha absolutamente nada para se preocupar. Arrumei minhas malas, troquei meus dólares, tirei os casacos do armário e fui! Chegando lá foi tudo tranquilo nos 3 primeiros dias, e então no quarto dia de viagem passei mal. Não achei que fosse nada grave mas piorei muito algumas horas depois e fui correndo para um consultório médico (no Canadá era preciso que um médico me encaminhasse para uma emergência), lá me diagnosticaram com suspeita de apendicite. Em seguida, fui encaminhada para a emergência de um hospital onde fizeram todos os exames e realmente era apendicite. Graças ao meu seguro consegui fazer a cirurgia no mesmo dia. Foi um total de 6 dias internada, e sinceramente, saiu beeeeem caro e, com o seguro, não precisei pagar nada. Um perrengue como esse acaba tendo um valor muito alto a se pagar comparando o preço que sai um seguro, então separem sempre um dinheirinho extra para fazer um!

 

 

Perrengues em viagem : perder passaporte e documentos

4 – Perder Passaporte, documentos, cartões

Outro item muito sério da lista Perrengues de viagem! Dica básica: sempre use porta-dólar/doleira quando estiver viajando. Durante a viagem deixe o passaporte, 1 cartão reserva e parte do dinheiro no cofre do hotel. A identidade brasileira é aceita como documento original e você também pode andar com a cópia do passaporte/visto.

Perda de Passaporte: o maior medo de todo viajante! Caso aconteça de perder ou ser roubado acione imediatamente a polícia local e faça  um boletim de ocorrência. Em seguida entre no site do Portal Consular e siga as instruções mais adequadas às suas condições.

Se seu voo de retorno for antes do prazo do consulado, em alguns países, é possível emitir uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), evitando remarcação do voo, que fica pronto em até 3 dias úteis. Se sua viagem for mais longa e você ainda passará por outros países terá que esperar o passaporte ficar pronto.

Este perrengue de viagem é GRANDE! Ande sempre com o passaporte na doleira e deixe-o sempre no cofre do hotel.

 

Perda de Documentos: Faça um boletim de ocorrência na polícia local e, quando voltar ao Brasil solicite uma segunda via. Caso necessite desses documentos durante a viagem entre em contato com órgão emissor e, sendo a Identidade faça o mesmo procedimento do passaporte.

 

Perda de Cartões: Boa parte dos bancos possui um canal de atendimento para cartões perdidos no exterior. Entre em contato imediatamente e solicite o bloqueio do seu cartão. Em geral o banco envia para você um cartão provisório, para que você possa continuar sua viagem tranquilamente.

Caso não seja possível entre em contato com alguém no Brasil que possa lhe enviar dinheiro. A Western Union, por exemplo, faz o envio de até 1000 euros do brasil ao exterior, a transação pode ser feita online e você pode pegar o dinheiro em uma das agências no país em que estiver. É bem fácil e rápido!

 

 

Perrengues em viagem : chegar atrasado

5 – Chegar atrasado no aeroporto e perder o despacho de mala

Nosso último ítem de perrengues em viagem. Chegar no aeroporto com antecedência é imprescindível, principalmente para uma viagem ao exterior em que o despacho de bagagens fecha 1h antes da decolagem.

Caso aconteça algum imprevisto e você chegue atrasado é comum ser impedido de despachar sua bagagem mas ainda conseguir entrar no avião.

Você tem algumas opções:

  • Perder o voo, pagar uma multa para embarcar no próximo;
  • Encher sua mala de mão com o maior número possível de itens e deixar a mala grande em um storage do aeroporto ou entregá-la para alguém de confiança que vai levá-la de volta para casa;
  • Pagar uma taxa para sua mala embarcar no próximo voo e aguarda-la no seu hotel.

 

Seja qual for sua decisão, esse perrengue vai fazer você sempre chegar adiantado nas próximas viagens.

 

Esses foram apenas 5 dos muitos perrengues de viagens que já passamos. Vocês já passaram por algum outro? Querem dicas de como solucionar outros perrengues? Basta mandar uma mensagem para a gente ou comentar nosso post! Temos muuuuuuitas histórias pra contar!


Reserve com a gente!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨 reservas de hotéis pelo Booking.com

🚗 aluguel de carro pelo Rentcars.com

✈️ passagens pelo Decolar.com

💊 seguro viagem pelo Seguros Promo 

vocês ainda ganham 5% de desconto no seguro com o código: SEATBYTHEWINDOW

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

Você viu recentemente ...

Praia do Forte, Bahia

5 Destinos no Brasil para aproveitar o feriadão

10 lugares perto do Rio para viajar no feriado!

Como ganhar milhas: os 7 mandamentos

Londres com sol – 17 dicas do que fazer

Os 11 melhores doces que provamos pelo mundo!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Contact Us

[contact-form-7 404 "Not Found"]