Porto – dicas do que fazer nessa cidade maravilhosa
Europa Portugal

Porto – dicas do que fazer nessa cidade maravilhosa

Porto foi uma das cidades que eu mais gostei de conhecer. Talvez porque eu tinha zero expectativas com Portugal e Espanha, sempre achei que seriam muitas igrejas, coisas antigas e só. Claro, eles tem muito disso por lá, e também são interessantes, mas não era muito meu objetivo de passeio. Eu estava fazendo um intercâmbio e já tinha estourado minha cota de igrejas européias visitadas. Para ser sincera, nunca fui muito fã de visitar igreja, apesar de sempre acabar indo em alguma.

Acredito que nossas cidades favoritas se tornam favoritas por causa da experiência que tivemos nelas, e Porto foi exatamente isso. Eu estava ficando na casa de uma amiga que morava lá e que me mostrou o Portinho dela e foi por ele que me encantei!

Mas antes de tudo, vamos falar sobre o clima

Não vá a Porto esperando o clima de Lisboa. Dependendo da época que você for, faz bastante frio! Eu estava morando em Londres, louca por um Sol, só levei roupa fresquinha para minha Primavera em Portugal. Por causa disso, fiquei batendo queixo no vento frio dos 8º em Porto. Então levem casaco, pode fazer frio! Não esqueçam os guarda chuvas resistentes, quando chove costuma ventar muito, podendo tornar o passeio um tanto desconfortável se não estiver devidamente preparado.

 

ONDE FICAR

Apesar de ter ficado na casa de uma amiga, eu tenho dicas das minhas amigas de um Hostel que todas ficaram e amaram:

O Tattva Design Hostel é maravilhoso! Soube que no Porto a concorrência de Hostels é bem grande, por isso boa parte deles são reformados, novinhos, confortáveis e baratos. O Tattva nos custou 10 euros a noite em um quarto de 6 pessoas! Sem dúvida foi um dos melhores hostels que já ficamos. O Café da Manhã é gratuito e bem completo, além do básico ofereciam queijo, presunto, nutella, marmelada, sucos e frutas, coisas raras em hostels. Além disso, dão descontos para várias atividades como Pub Crawl e Wine Crawl.  

 

E agora, o que fazer no Porto?

A primeira coisa que eu indico fazer por lá é ANDAR. Você vai subir algumas ladeiras (ok, muitas!) mas é tão fácil se encantar por tudo por ali. Ande principalmente pela Ponte Dom Luís, mas na parte de cima dela, onde passa o trem. É incrível a vista da cidade! Dá um pouco de medinho quando o trem passa do seu lado, mas você sobrevive, é só não andar pelos trilhos!

Se você é fã de Harry potter, ou não, vá a Livraria Lello, que de tão bonita, serviu de inspiração para JK Rowlling criar as escadas de Hogwarts.

Fonte: http://pontosdevista.pt/2017/07/21/livraria-lello-fechada-remodelacao-do-interior/

 

Passeie pelos Jardins do Palácio de Cristal por horas, é uma delícia descobrir os cantinhos. Aproveite e vá à Galeria Municipal do Porto e veja as exposições que estão rolando por lá, sempre tem alguma coisa interessante!

Depois aproveite e dê uma ida ao Mc Donald’s mais bonito do mundo!

Pois é, você leu certo. O Mc Donald’s Imperial, fica na Av. dos Aliados e foi criado num edifício dos anos 1930 onde funcionava o Café Imperial. Os ambientes originais do prédio foram mantidos, inclusive o nome Imperial. E foi assim que surgiu um Mc Donald’s num edifício histórico! Realmente, é bem legal e esquisito ao mesmo tempo entrar num Mc Donald’s assim, até lustre de cristal você encontra por lá. Vale a visita só pela estranheza e beleza do lugar.

Fonte: http://www.localporto.com/mcdonalds-imperial-porto-restaurant/

 

Casa da música

Mesmo que não esteja tendo nenhum concerto pela Casa da Música, eu achei que valeu muito a pena fazer o tour pelo lugar. Estava com amigas arquitetas, então elas quiseram fazer o tour guiado e eu amei! Nele, você conhece quase todos os ambientes do lugar e o quão lindo ele é. Com paredes de espuma verde, vidros ondulados, salas cheias de azulejos, a casa da música é apaixonante não só para ouvir música!

 

Museu Serralves

Esse Museu que já está na listinha de museus legais pela Europa aqui do blog, além de ter obras e exposições de arte contemporânea muito legais, fica num lugar muito legal também. Imerso nos Jardins da fundação Serralves, o museu não é só para ser visto de dentro. Então quando for lá, passeie pelos jardins também, eles estão lá para isso e vale super a pena aproveitar o dia por lá.

 

Gaia, a cidade vizinha

Gaia e Porto são ligados por uma ponte, então é bem fácil chegar lá. A mesma ponte que sugeri que andassem para ver a vista leva, também, à Gaia. Ao chegar lá, Ande pela beira do rio, aprecie a paisagem de Porto por um outro ângulo, e pare para tomar um vinho do Porto!

O vinho é do Porto, mas as caves de vinho ficam em Gaia. Lá você encontra uma enorme variedade de caves para experimentar seu vinho do Porto. Nós, apesar de estarmos fazendo uma viagem econômica, decidimos ir a uma cave mais carinha pela vista. Fomos ao espaço Porto Cruz especialmente pelo terraço com vista para o rio, e consequentemente, para Porto. A vista é realmente linda, o vinho é uma delícia, e como estávamos em um grupo grande, dividimos uma garrafa. Nós éramos o grupo pobre de lá, porque todos que estavam ali ostentavam várias garrafas, mas realmente era bem mais caro do que cabia no orçamento, então uma garrafa pro grupo foi o suficiente e valeu a vista!

 

Caso você queira degustar existem passeios de degustação de vinhos e tapas com guia, custa cerca de 35 euros por pessoa. Eu não fiz mas tenho indicação de uma empresa ótima: Pancho Tours, que leva você na Croft Port, a cave mais antiga de Gaia, com degustação de 3 taças de vinho e visita às caves e, também, o passeio inclui mais 3 ou 4 casas de vinho com diversas taças de degustação e tapas. Mas se prepare, minha amiga saiu bem bêbada desse passeio, é realmente bem servido! Hahaha

 

Matosinhos e Piscina das Marés

A mais ou menos 1h de ônibus de Porto, fica Matosinhos. Uma cidade de praia vizinha, também conhecida pelos restaurantes de peixe e frutos do mar. Além de ser conhecida pela gastronomia, a cidade possui um conjunto de piscinas de água salgada, que se chama Piscinas das Marés. As piscinas, projetadas pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, foram classificadas como Monumento Nacional. Uma mistura de pedras naturais com ambientes construídos, a água azul da piscina em contraste com o mar, realmente é surpreendente. Infelizmente, viajamos para Portugal em abril, e a piscina só abria no Verão. Por causa disso, só vimos de fora, então pesquisem antes de ir!

fonte: https://www.leca-palmeira.com/piscina-das-mares-siza-vieira-leca-palmeira/

O passeio não foi perdido porque a praia de Leça da Palmeira, em Matosinhos é super agradável, com umas rochas super bonitas, então aproveitamos e demos um passeio por lá.

 

Brechós e Galerias

Achei Porto uma cidade muito jovem, e não sei se foi pela minha experiência de estar com alguém que morava lá, mas passamos em frente a muitas galerias com trabalhos de artistas locais e muitos brechós. E por falar em brechós, a Helô (minha amiga que me apresentou Portinho) fez um mapeamento de todos os brechós do Porto que ela encontrou, então, clica aqui pra ver o facebook que fala sobre esses brechós.

A Helô também fez um mapinha com os brechós que ela mapeou, nessa imagem abaixo. Só que alguns mudaram de endereço, então antes de ir, confirmem se o brechó ainda fica no mesmo lugar!

Além disso, a Pull and Bear, minha loja favorita da vida, como muitas outras, é bem mais barata em Portugal. SE JOGUEM!

 

Dica para os fotógrafos analógicos

Pelas ladeiras de Porto, existe uma lojinha chamada Máquina de Outros Tempos. Lá você vai encontrar zilhões de tipos de câmeras analógicas e filmes para se distrair por horas! Comprei uma camerazinha simples da Canon, para usar quase como uma descartável por 4 Euros. Vale super a pena comprar filme em Portugal, mesmo que não seja nessa loja, lá é muito barato!

E se tiver com um dinheiro extra, vale a pena comprar alguma câmera por lá também! Uso a minha até hoje.

 

ONDE E O QUE COMER

 

Casa Guedes

A primeira dica que dou na vida para todos que vão a Porto é: VAI NA CASA GUEDES! A lanchonete que fica na Praça dos Poveiros, serve um sanduíche de pernil com queijo canastra quentinho que é de chorar. Comi dois só pelo sabor, porque nem estava com tanta fome. Ah, não sei se ainda é assim, mas quando fui, na primeira sexta do mês, se comprasse um sanduíche de pernil com cerveja, você ganhava outra cerveja!

 

Francesinha

O prato típico da região é a famosa Francesinha. Eu consegui definir como uma mistura de misto quente, com muitos tipos de carnes indefiníveis dentro, molho de tomate com cerveja e queijo. É um prato gostoso, mas MUITO pesado! Maaas, é um prato típico legal de experimentar, eu só acho que dividiria antes de pedir uma só para mim. Os vegetarianos estão desculpados de provar, porque tem tanta carne e embutidos por ali, que é melhor passar longe.

 

Bolas de Berlim

Se o pastél de nata é o doce de Lisboa, a bola de Berlim é o doce de Porto. Ou melhor, o famoso SONHO brasileiro, é um doce português, da cidade do Porto. E uma coisa que português sabe fazer bem é padaria! Provem todos os doces e salgados, mas em Porto, provem as bolas de Berlim!

 

Café Majestic

Este é um dos cafés/restaurantes mais famosos do Porto. Tomar um café com rabanada é quase uma obrigação a todos que visitam a cidade. Além disso, o local é LINDO, construído em 1921 com todo o luxo para a elite da época. Ele fica na Rua Santa Catarina, super central e de fácil acesso!

 

PARA BEBER BARATO

Vá a Praça dos Poveiros no fim da tarde. Lá tem vários bares que se estendem para a rua, e na época que fomos (2016) a cerveja custava 1 EURO! Hoje, se aumentou, não deve ter sido muito! É um ambiente mais de barzinho mesmo, nada muito chique, mas é bem divertido para ir com os amigos, e bem BARATO!

 

 

Espero que vocês amem Porto tanto quanto eu amei. E em breve teremos um post da Helô com todas as dicas especiais dela que mora lá e conhece tanto dessa cidade deliciosa. <3

Você viu recentemente ...

Telhado da casa do parque guel

Barcelona: O que fazer além da Sagrada Família

Bruges – Roteiro de 1 dia!

Palácio de Pena em Sintra - Bate e volta de Lisboa

Sintra, Cabo da Roca, Cascais e Estoril – Bate e volta de Lisboa

Londres com sol: 17 dicas do que fazer

Rua Augusta, Lisboa, Portugal

Lisboa – Do clássico ao cool

02Comentários

  1. yasmin

    ESSE SITE É A COISA MAIS LINDA QUE TEM!!! vontade de viajar tudo de novo !!! parabéns meninas, to amando <3 <3 <3

    12/04/2018 Responder
    • Amanda

      Obrigada Yasmin! Ficamos muito felizes em ver vocês adorando o blog! 🙂

      20/04/2018 Responder

DEIXE UM COMENTÁRIO

Contact Us

[contact-form-7 404 "Not Found"]