Rainbow Mountain – nossa experiência por esse passeio diferente no Peru
América América do Sul Peru

Rainbow Mountain – nossa experiência por esse passeio diferente no Peru

Ao mesmo tempo que os olhos demoravam pra acreditar que não era um sonho, o corpo dava todos os sinais de que tudo aquilo era real: podíamos sentir o peso dos pés a cada passo. A medida que caminhávamos, a altitude e a paisagem tiravam nosso fôlego. No topo de uma montanha onde há pouco tempo só a neve cobria, hoje se revela uma dança de cores que nos emocionou profundamente. A Rainbow Mountain foi sem dúvida o passeio mais inesquecível e mais desafiador que fizemos na nossa viagem ao Peru.

 

Trilha Rainbow Mountain, Cusco, Peru

 

O passeio para a montanha também chamada de Winicunca ou Vinicunca, nos arredores da cidade de Cusco, é super recente. Por conta do aquecimento global, hoje é possível ver essa linda formação rochosa colorida que é explicada pelos minerais presentes na composição. Esse fenômeno também acontece em alguns outros países como Argentina e China.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

 

Agência

Fizemos a reserva do passeio na recepção do hostel que ficamos, o Pariwana. Eles tem um esquema próprio com algumas agências da região e você pode pagar e reservar o passeio lá mesmo, sem precisar procurar agências pela cidade.

Valor e quando visitamos

130 Soles (aproximadamente R$ 130,00), incluindo: guia, ingresso para a atração, transfer de ida e volta do hostel à atração, café da manhã e almoço.

Fomos para o Peru em Setembro de 2017

 

DICAS

Não vamos mentir: a trilha da Rainbow Mountain não é nem um pouco fácil. Envolve muitas horas de caminhada e ar rarefeito, o que principalmente para brasileiros não é uma combinação muito favorável. Nossa guia explicou que temos os pulmões bem menores em relação aos peruanos (é visível). Por isso temos mais dificuldade de respirar nessa altitude. É preciso ter preparo físico e não ter nenhuma complicação no pulmão. Mas calma, não se desespere! Vamos contar os detalhes e alguns facilitadores.

 

Trilha Rainbow Mountain, Cusco, Peru

 

Primeiro, recomendamos fortemente fazer esse passeio com alguma agência. Eles estarão preparados com folhas de coca, um líquido de eucalipto para inalar e cilindros de oxigênio caso você passe mal. Pelo caminho, também é possível alugar cavalo e ser levado por um morador local peruano, o que pode ajudar bastante. Cobram em torno de R$70,00. Nós não curtimos muita a ideia e seguimos a pé.

Deixe para fazer esse passeio após alguns dias na altitude elevada. Você precisa estar mais acostumado com a pouca quantidade de oxigênio no ar e sem sentir os efeitos do mal de atitude.

O mais importante de tudo: respeite os sinais do seu corpo, vá somente no seu limite. Ande devagar e pare sempre que for preciso. Se começar a sentir dor de cabeça, pode ser que não esteja respirando direito: inspire bem fundo e expire todo o ar, bem devagar. A dor passa. As folhas ou balas de coca também ajudam muito. Agora o principal: se hidratar o tempo inteiro, é essencial para que a pressão não baixe. E relaxe, existem algumas cabaninhas com banheiros pela trilha.

 

O QUE LEVAR

 

Você vai para um deserto praticamente. Portanto, leve tudo que for necessário: sanduíches, snacks, MUITA água e gatorade, além das folhas/balas de coca que ajudam muito na questão da altitude. Protetor solar e protetor labial também são indispensáveis.

USE E ABUSE DE PROTETOR SOLAR! Tivemos experiências traumáticas (com “escamas de pele” saindo da testa por dias) porque não reforçamos o protetor. A temperatura é baixa e por isso você acaba não sentindo tanto o sol. Mas se lembre de que está em uma altitude onde o sol é bem mais forte, não dê esse mole também!

Sobre as vestimentas: a temperatura varia muito ao longo do dia e chegamos no início da trilha muito cedo, quando está mais frio. Por isso é bom levar roupas para fazer camadas que possam ser tiradas, como luvas, cachecol e casacos. Tênis ou bota de caminhada não é preciso falar né? Tem que ser bem confortável! E no topo venta MUITO! Prepare-se para sentir as mãos e ouvidos congelando, mesmo com luvas e gorros.

 

O PERCURSO

A aventura começou bem cedo: o transfer nos buscou no hostel às 3 horas da manhã. Foram 2 horas até um restaurante onde serviram o café da manhã: Pão, geleia, panqueca e café. Achamos que para o trekking que íamos fazer, a refeição precisava ser mais reforçada (achamos válido levar um incremento para o café). Depois, retornamos para a estrada.

 

Caminho Rainbow Mountain, Cusco, Peru

 

Já dentro do carro, a paleta de cores era hipnotizante. Entre montanhas e vales, cada curva provocava um suspiro. Mesmo com poucas horas de sono da noite anterior, não tinha como dormir e perder o espetáculo. Depois de mais 1 hora, chegamos no ponto de partida para a caminhada, a 4400 metros de altitude (Cusco está a 3400 metros). A partir daí, foram 16km (ida e volta) e 5h caminhando para chegar a 5080 metros de altitude e contemplar uma beleza que só a mãe terra pode oferecer.

O visual da trilha inteira é incrível: cheio de paisagens surreais, formações rochosas lindas, casinhas de pedra e madeira, animais e ainda avistar parte da Cordilheira dos Andes. O caminho não possui ladeiras muito íngremes, somente em 2 ou 3 trechos. Mesmo assim a caminhada é extremamente pesada, principalmente por conta da altitude. A beleza da trilha e o mirante para ver a montanha (que é a cereja do bolo) compensam todo o esforço! A Winicunca é realmente colorida, como um arco-íris. Parece desenhada a mão e pintada com aquarela.

 

Na volta do passeio o tour nos levou novamente ao restaurante do café da manhã, desta vez para almoçar. A comida estava uma delícia, bem peruana. Depois, a caminho de volta para Cusco, estávamos exaustas, mas super realizadas! Nunca vimos nada igual a Rainbow Mountain e com certeza foi um dos pontos mais altos da viagem!

 

 


 

Reserve com a gente!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨 reservas de hotéis pelo Booking.com

🚗 aluguel de carro pelo Rentcars.com

✈️ passagens pelo Decolar.com

💊 seguro viagem pelo Seguros Promo 

vocês ainda ganham 5% de desconto no seguro com o código: SEATBYTHEWINDOW

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

Você viu recentemente ...

Peru – Roteiro de 10 dias

Mulher com os pés na água em Laguna Beach

Uma tarde em Laguna Beach, lembrando as séries da adolescência <3

Passeando pela Old Town de Sacramento

Visitando um Campo de Girassóis na Califórnia

Sequoia National Park – Dormindo numa cabana do parque

DEIXE UM COMENTÁRIO

Contact Us

[contact-form-7 404 "Not Found"]