Europa Portugal

Lisboa – Por dentro de um Restaurante Chinês Clandestino

A noite em Lisboa é repleta de surpresas. São incríveis o número de bares e restaurantes que são difíceis de encontrar, pela falta de placas ou por ser apenas uma pequena portinha no meio dos prédios históricos. Uma noite resolvemos experimentar um  restaurante chinês clandestino próximo à estação de Metro da Martim Moniz, bairro de Moraria. A região é muito movimentada por ser caminho ao Castelo de São Jorge e Bairro Alto. Este é um bairro quase que majoritariamente de imigrantes, com muitos mercados chineses e indianos.

A rua com mais variedade de restaurantes é a Rua do Benformoso, bem pertinho do Metro e, basicamente, é só chegar lá e começar a “caça” ao seu restaurante chinês clandestino. São muitos, mesmo! Porém, nenhum possui sinalização (claro, são clandestinos). Um dos meus amigos já havia ido anteriormente então fomos direto para o prédio de número 59, a porta estava aberta, já subimos as escadas do prédio e batemos na porta do primeiro andar.  Uma chinesa abre uma fresta da porta e nos cumprimentou, nós respondemos: Olá, gostariamos de uma mesa para 7. Após ter certeza que gostaríamos de jantar, a chinesa abriu a porta e nos deixou entrar.

Rua do Benformoso - Restaurante chinês clandestino

 

Devido a fama dos restaurantes chineses clandestinos, muitos residentes e turistas já vão à esta rua buscando por eles. É muito comum ver grupos de pessoas entrando e saindo dos prédios. Sendo assim, quando ver uma movimentação de pessoas simplesmente entre no prédio junto com elas. Não há nenhuma identificação dos apartamentos que são restaurantes, mas provavelmente eles são. Basta bater na porta e aguardar.

Os restaurantes são, de fato, a casa de famílias chinesas onde a sala e hall são abarrotados de mesas e cadeiras. É tudo bem excêntrico e autêntico! Em geral, ninguém fala português, com exceção de palavras básicas e números. É comum ir ao banheiro e encontrar itens de uso pessoal dos próprios moradores ou olhar para a geladeira e prateleiras e ver pão, achocolatado e outras comidas de café da manhã e dia a dia.

Após ser designados a uma mesa, o garçom nos entregou um cardápio em que, para nossa surpresa, possuía fotos e descrições em português e inglês e, junto ao cardápio, nos foi dado um bloco de notas e canetas onde deveríamos anotar o número dos itens do menu que gostaríamos de pedir. Isso acontece pois o vocabulário português dos chineses pode ser limitado, assim eles evitam erros nos pedidos.

Restaurante Chinês Clandestino
Fonte: Eater

 

A variedade de comidas é ENORME, pedimos muitas coisas do cardápio para experimentar, inclusive cervejas chinesas. O preço é extremamente acessível, sem dúvida foi uma experiência incrível. Lembre-se de levar dinheiro, não conheço nenhum restaurante chinês clandestino que aceite cartão.

restaurante chinês Clandestino Lisboa

 

Os restaurantes chineses clandestinos de Lisboa, apesar de muitos, não diferem tanto de cardápio, instalações e limpeza. Sendo assim não é necessário ter a indicação de 1 restaurante específico. É comum encontrar alguns muito cheios e sem mesas, se isso acontecer, saia e procure outro, não é preciso esperar na fila. Claro que, como restaurantes comuns, existem alguns com aparência de mais limpos que os outros, uns que permitem fumar dentro e outros não. Se não se sentir confortável em um dos restaurantes tente o do andar de cima ou no prédio ao lado até encontrar o que lhe seja mais conveniente.

Durante o jantar é fácil esquecer que estamos em um apartamento, dentro de um prédio residencial. Fomos bem atendidos e a comida estava realmente deliciosa. O prédio que escolhemos, número 59 da rua do Benformoso (será que por ser clandestino é uma boa divulgar o número do prédio? Talvez não fosse melhor deixar só o nome da rua?) é muito famosa devido aos grafites nos corredores e escadas. Inclusive, o restaurante chinês clandestino que entramos também possuía as paredes todas “rabiscadas” pelos próprios clientes. Definitivamente uma experiência inesquecível!

 


Dicas para sua viagem!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨Reserve seu hotel pelo Booking.com

🏡ou então ganhe R$130 de desconto na primeira reserva do Airbnb (e R$49 de desconto numa experiência)

😷Não esqueça o seguro viagem, nós indicamos o  Seguros Promo 

e ganhe 5% de desconto com o código SEATBYTHEWINDOW

🚗 Vai fazer uma roadtrip? Sempre buscamos o melhor preço de aluguel de carros no Rentcars.com

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

Você viu recentemente ...

Laghetti di Cavagrande, a trilha que você precisa fazer em Avola, na Sicília.

Praia de Punta Lunga vista de longe em favignana italia

Favignana – O que fazer em uma das ilhas mais lindas da Sicília 

Múlafossur, Ilhas Faroé

Ilhas Faroé – Roteiro 5 dias de carro com valores

Llyn Idwal, País de Gales

País de Gales – Roteiro de 7 dias de carro com valores

Vista de cima do Arco Magno com três mulheres e um barco na agua em San nicola arcella na itália calabria

Sul da Itália – roteiro 15 dias com valores – Nápoles, Positano, Calábria e Sicília.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Contact Us

[contact-form-7 404 "Not Found"]