Rio de Janeiro fora da caixa #01 – Arte, design e cultura que alimentam
Brasil Rio Rio de Janeiro

Rio de Janeiro fora da caixa #01 – Arte, design e cultura que alimentam

O Rio é uma cidade múltipla! Como boas cariocas, gostamos de colecionar charminhos escondidos e nos apaixonar a cada descoberta!

Aqui vamos dividir os nossos tesouros mais especiais, aqueles que nem sempre estão nos guias tradicionais. Aproveitem pra se perder (mas nem tanto) pelas ruas também!

 

Arte e Design que alimentam:

Oi Futuro Flamengo

Instalado em um prédio de 1918 (foto acima), esse espaço cultural que sai do circuito convencional abriga várias funções: um museu interativos das telecomunicações, teatro, exposições e eventos bem variados, livraria especializada em arte e um café com o melhor terraço do bairro do Flamengo!

Oi Futuro Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Seg. Fechado
Ter. a Dom. 11h às 20h

 

Instituto Moreira Salles

A arquitetura por si só já vale a visita e arranca suspiros de qualquer um: se trata de uma elegante casa  modernista, onde viveu a família Moreira Salles, rodeada por Mata Atlântica e jardins projetados pelo paisagista Burle Marx.

Hoje, a casa conta com um grande acervo de fotografias do Rio, uma sala de cinema (com a saída mais apaixonante: cortinas que se abrem para o jardim), uma pequena livraria, e o grande pátio para onde se expande a filial do delicioso café Empório Jardim que serve café da manhã o dia todo.

As exposições de artes plásticas e fotografia que passam por lá estão sempre impecáveis e imperdíveis!

Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
Seg. Fechado
Ter. a Dom. 11h às 20h

 

Quadra Arte

A Quadra é um escritório de arte que não tem igual no Rio. Se você quer decorar a sua casa com obras de arte mas sempre achou impossível em função dos valores, na Quadra você encontra uma cuidadosa seleção de peças originais, de alta qualidade e bem acessíveis.
No mesmo espaço, em um charmoso apartamento no Leblon, também é possível conferir joias da designer Paola Vilas.

Quadra Arte
Rua Dias Ferreira, 175/301 – Leblon
Seg a Sex. 11h às 19h
Sáb. e Dom. Fechado

 

Museu do Açude

Uma pérola da arquitetura Neocolonial, cercada por um jardim quase encantado, no meio da Floresta da Tijuca com uma enorme piscina de azulejos vazia. Parece surreal né?

Esse museu era uma antiga residência da família Castro Maya. Hoje estão exibidas esculturas, pinturas, e as coleções de louças e azulejos portugueses da família. O jardim é pano de fundo para muitas obras modernas e contemporâneas. Ao percorrer os caminhos entre a exuberante mata atlântica, você vai quase numa caça ao tesouro pelas obras, uma delícia!

Museu do Açude
Estrada do Açude, 764 – Alto da Boa Vista
Qua. a Seg. 11h às 17h
Ter. Fechado

 

Galeria Carambola

Um coletivo de artistas amigos se formou com a vontade de trocar sobre diversas vertentes da arte. Nas palavras deles: a Galeria Carambola nasceu depois um ano de amadurecimento do grupo, materializando o diálogo do movimento com o mundo exterior. Hoje a casa abriga além da galeria: 7 artistas, 1 banda, 1 marcenaria, 1 laboratório de fotografia e 1 pé de carambola.

Galeria Carambola
Rua Jornalista Costa Rego 59, São Conrado
Seg. e Qua 10:30h às 19h
Qui. 18h às 23h
Visitação em outros dias com agendamento: galeriacarambola@gmail.com | +55 (21) 99945.88412

 

Foto: Pedro Loreto

Casa Garimporio

Se você é apaixonado por arte, arquitetura e design, essa não dá pra perder! O Escritório de Arquitetura Garimporio está com uma proposta que é inovadora no Rio: Prestes a inaugurar, a Casa Garimporio surgiu do desejo de criar espaços poéticos, carregado de sentidos, de significados, de essência. A partir disso, foi feita uma delicada curadoria de obras de arte e peças de design para serem ambientadas em <espaços atmosferas> que é conceito, arte e poesia pura! A Casa vem do desejo da troca, do encontro de vários universos e é isso que torna esse espaço tão rico. Em breve terá uma agenda com os melhores worshops, palestras, além de eventos e experiências gastronômicas maravilhosas.

Casa Garimporio
Jardim Botânico
Visitas com agendamento: gostei@garimporio.com.br | +55 (21) 99969.8940 | +55 (21) 3557.6842

 

Antiga Fábrica da Bhering

Nesta antiga Fábrica de chocolates, hoje funcionam lojas descoladas e ateliês de artistas e cafés  que vão te encantar! O por do sol e todo o climinha do terraço é um show a parte.

Antiga Fabrica da Bhering
Rua Orestes, 28, Santo Cristo
Seg. a Dom. 10h à 18h

 

Marcados pela história:

Real Gabinete Português de Leitura

Essa majestosa biblioteca foi construída entre 1880 e 1887 e é uma das mais antigas da América Latina. E parece mesmo que saiu de algum livro de contos fantásticos! Vale a pena conferir e ter a sensação de se teletransportar para outro mundo lá dentro.

Real Gabinete Português de Leitura
Luís de Camões, 30 – Centro
Seg. a Sex. 09h às 18h
Sáb. e Dom. Fechado

 

Livraria Cultura – Cine Vitória

Essa jóia está instalada no prédio em estilo Art Deco do antigo Cine Vitória, desativado há mais de 20 anos. Dá pra passar horas passeando entre as rampas em espiral rodeadas de livros. Além de tudo, nesse projeto incrível também está uma filial do Teatro Eva Herz. Programão!

Livraria Cultura – Cine Vitória
Rua Senador Dantas, 45 – Centro
Seg. a Sáb. 09h às 21h
Dom. e feriados Fechado

 

Jardim Suspenso do Valongo

Com a revitalização da zona portuária do Rio, esse cantinho que estava esquecido na subida no Morro da Conceição, foi trazido de volta aos nossos olhos e passou a fazer parte do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana. O jardim, que é um mirante para o Porto do Rio, tem o projeto inspirado em parques franceses do século XIX

Dica: existe uma visita guiada pelo circuito histórico, que além do Jardim, inclui no roteiro o Cais do Valongo e da Imperatriz. As saídas acontecem às 11h e às 14h, de terça a domingo e podem ser agendadas pelo e-mail: atendimento@meuportomaravilha.com.br

Rua Camerino, sem número – Centro
Ter. a Dom. 10h às 18h
Seg. Fechado

 

Vila do Largo

Vila do Largo

Quer um cantinho secreto (precisa de olhos atentos mesmo para perceber) pra dar uma pausa e achar que saiu da cidade grande? Pois então, a Vila do Largo é um lugar super bucólico onde estão galerias, coworkings, residências e o Café Secreto super recomendado, que é parada obrigatória!

Vila do Largo
Rua Gago Coutinho, 06 – Laranjeiras
Seg. a Sex. 09h às 18h
Sáb. e Dom. Fechado
*A Vila abre alguns finais de semana quando há eventos dos residentes.


Reserve com a gente!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨 reservas de hotéis pelo Booking.com

🚗 aluguel de carro pelo Rentcars.com

✈️ passagens pelo Decolar.com

💊 seguro viagem pelo Seguros Promo 

vocês ainda ganham 5% de desconto no seguro com o código: SEATBYTHEWINDOW

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

Você viu recentemente ...

10 lugares perto do Rio para viajar no feriado!

SESC Copacabana

Copacabana – Tesouros mil

Rooftop Farol Santander, São Paulo

São Paulo – Existe muito amor por aqui

Bourbon Festival em Paraty – como aproveitar o festival

Praia do Forte – relaxando nas piscinas naturais da Bahia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Contact Us

[contact-form-7 404 "Not Found"]