RJ – roteiro com praias desconhecidas do RJ, SUP e comida boa

Tenho quase 100% de certeza de que se você já visitou o rio, você também já foi na praia de Ipanema ou Copacabana. Mas e as praias desconhecidas do RJ, você já visitou? Se você morre de vontade de conhecer outras praias no rio, fica aqui que vou te passar um roteiro incrível com dicas de praias desconhecidas pelos turistas e atividades para fazer no RJ quando fizer aquele dia de sol.

 

mulher salta em cima da pedra com vista do mar ao fundo

Fizemos esse mesmo roteiro no final de 2018, e quem acompanhou nosso instagram fez muitos pedidos para que rolasse um post aqui no blog também, contando mais de cada lugar que visitamos aqui no RJ.

SUP na restinga da Marambaia

Fazer SUP é quase terapêutico, e se você é uma das pessoas que ama esse esporte e está com vontade de fazer SUP no rio, um dos lugares mais legais para a prática do stand up é na restinga da Marambaia.

Indicamos muito a Casa do Remo, onde fomos. Lá você vai receber todas as instruções para que seu passeio seja incrível e seguro. Pegamos 2 SUPs para 4, e demos a volta lá no mangue e voltamos. O passeio custa 50 reais a hora no final de semana e achamos tempo suficiente para dar uma volta e apreciar o lugar.

A dica é chegar bem cedinho, principalmente se for final de semana, pois pode ser que o local fique lotado e você tenha que esperar sua vez.

 

mulher faz SUP na restinga da marambaia

Lá na Casa do Remo, ainda tem um bar com vários sucos deliciosos e diferentes, além de opções de comidas para quem estiver por lá, esperando ou apreciando a vista.

Estacionamos na rua, mas ao lado da Casa do Remo existe um estacionamento que achamos caro mas dá desconto no SUP da Casa do Remo. 

Fizemos um passeio muito gostoso pelo mangue, e depois paramos num banco de areia para apreciar a vista. Parecia até que não estávamos mais no Rio.

grupo de quatro mulheres fazem SUP na água do mangue da marambaia em guaratiba

Pausa para o Almoço no Bira de Guaratiba

O restaurante Bira de Guaratiba é um achado – já meio famoso para quem frequenta a região –  delicioso e com sabor de comida de praia. Com um vistão para a restinga, lá você come frutos do mar e peixe de excelente qualidade. O valor não é super barato, mas vale muito a pena.

Os pratos de peixes, camarão e frutos do mar são para duas pessoas (nós éramos 3 dividindo o prato e comemos bem), e variam de R$190 (filé de robalo no limão)  a R$320 reais (filé de robalo com arroz de frutos do mar).

Existe a possibilidade de pedir meio prato, que custa 60% do valor, exceto para os pratos de robalo.

 

vista de cima de peixe robalo com farofa no Bira de Guaratiba

Praia de Grumari

Depois do almoço resolvemos parar um pouquinho na praia de Grumari, que é bem extensa, com água limpinha, típica dessa região. Por ser muito extensa, as pessoas costumam escolher um quiosque que gostam ou então param onde conseguem estacionar. Nós curtimos muito ficar lá no finalzinho, perto da pedra. Fiquem atentos porque a praia tem estacionamento limitado e depois que enche, não tem mais como estacionar.

vista do canto da praia de grumari com pessoas na água

Prainha e Abricó

Para quem vem da Barra, a prainha vem antes de Grumari, mas nesse dia decidimos ir até o final para ir voltando.

A prainha é uma praia bem pequena, como diz o nome, e muito frequentada por surfistas. A beleza daquele lugar é incomparável. Se você quiser aproveitar um pouquinho a natureza por lá, chegue cedo! Lá tem menos vagas que Grumari que se esgotam ainda pela manhã.

Entre Grumari e a Prainha, existe a Praia do Abricó, que é uma praia de naturismo (nudismo) e uma das principais praias desconhecidas pelos turistas. Nós nunca fomos por lá (quem sabe um dia), mas já fica a dica para quem quiser experimentar.

Vista da prainha no rio de janeiro com pessoas na praia

Praia do Secreto

Não tão secreta assim, a praia do secreto sempre nos deixa de boca aberta. Para quem não sabe, a Praia do Secreto fica no caminho entre a Praia da Macumba e a Prainha, e na verdade, é uma piscina natural entre duas pedras, que surge quando a maré está baixa. Muita gente já ouviu falar no Secreto, mas muita gente ainda tem dúvida de como chegar por lá, por isso ela passou a fazer parte da nosso roteiro de praias desconhecidas do RJ.

Para estacionar, decidimos parar no Mirante do Roncador (aproveitem a vista), e ir andando até a praia.

 

vista de cima da praia do secreto com pessoas

Antes de ir a essa praia, é imprescindível que você olhe a tábua de marés (link), para saber qual o horário da maré baixa. Chegar na praia não é tão simples, você precisa descer uma pedra grande, bem íngreme, então vá preparado. Eu preferi descer a pedra descalça, pois sinto melhor o chão dessa forma e sei o que escorrega e o que é seguro, mas por causa disso, fiquei com bolhas enormes de queimadura na sola do meu pé (a pedra fica muito quente). As meninas desceram de chinelo e tiveram mais dificuldade, mas não queimaram os pés. O ideal mesmo é descer de tênis.

A praia é um paraíso, e quando está nas condições certas pode ser realmente incrível estar por lá. A dica para pegar a praia vazia é ir nos dias de semana. 

Atenção: se a maré estiver alta, com ondas batendo muito na pedra, não desçam para a praia. Existe um histórico de acidentes ali com pessoas que insistiram em ir mesmo com a maré alta. Em certas épocas do dia, não é possível nem enxergar a praia.

duas mulheres na praia do secreto, uma mulher de biquini preto no topo da pedra e uma mulher de biquini vermelho andando na água em direção a pedra

Joatinga

A praia da Joatinga já não fica mais no recreio, e sim em São Conrado. Escondida dentro de um condomínio, é, para mim, uma das praias mais bonitas do rio. Lá você também tem que descer a pedra, mas existe um caminho bem fácil. A maré por lá também é importante, porque em certas épocas do ano, não existe nem areia por ali, mas não é tão perigosa quanto a praia do Secreto.

Vale a pena visitar a praia da Joatinga mesmo com a maré alta, somente para apreciar a vista daquele lugar.

A dica lá também é chegar cedo, o estacionamento é pequeno e enche logo. Para quem não tem carro, o uber é uma boa solução.

Atenção: Leve seu lanchinho e seu saquinho de lixo, lá praticamente não tem ambulantes.

 

Mulher loira segurando bolsa de vestido branco na ponta da vista da praia da joatinga

Além dessas praias, também existem as praias selvagens de Guaratiba, que a Tainah fala melhor nesse post aqui!

E você, conhece outras praias pelo RJ que curte visitar? Conta pra gente!

Dicas para sua viagem!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨Reserve seu hotel pelo Booking.com

😷Não esqueça o seguro viagem, nós indicamos o  Seguros Promo 

e ganhe 5% de desconto com o código SEATBYTHEWINDOW

🚗 Vai fazer uma roadtrip? Sempre buscamos o melhor preço de aluguel de carros no Rentcars.com

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

1 thought on “RJ – roteiro com praias desconhecidas do RJ, SUP e comida boa”

  1. Pingback: Copacabana - dicas do bairro de tesouros mil no Rio de Janeiro - By the Window Blog

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top