Se você está planejando uma visita à região da Puglia na Itália, não pode deixar de considerar a experiência de se hospedar em uma das masserias locais. Decidimos ir para a Puglia nos poucos dias que tínhamos, e pensei que dessa vez valia a pena não economizar tanto assim e ainda assim manter um budget razoável, e resolvemos nos hospedar por duas noites na Masseria Parco Della Grava.
Para quem não sabe (eu também descobri enquanto pesquisava), as masseiras são antigas casas de propriedades rurais, que parecem com fazendas ou villas, e existem várias pela região de Fasano e arredores. Elas geralmente estão situadas em meio a campos de oliveiras intermináveis, e a Masseria Parco Della Grava não foi exceção.
A experiência incrível pela Masseria começa pelo caminho até lá. A beleza da estradinha vem anunciando o que está por vir: uma casa branquinha, num terreno enorme que mais parece um mar de oliveiras. Ada, nos recepcionou com um sorriso enorme e muita simpatia (os italianos normalmente são muito simpáticos com a gente mas ela ganhou o prêmio de pessoa mais fofa da Itália).
O quarto com teto de pedra, lindo, com um banheiro mais lindo ainda já fez com que ficássemos apaixonadas pelo local, principalmente pela beleza e delicadeza da decoração: Todos os vasos, cerâmicas, espelhos, são apaixonantes.
A área da piscina é uma daquelas em que você pode passar horas apenas contemplando a vista. Com vista para as plantações oliveiras que se estende até onde a vista alcança, é o local perfeito para relaxar e beber um vinho da própria Masseria. Provamos todos, e o voto do favorito foi o tinto, mas todos são muito gostosos.
Na nossa primeira noite provamos o aperitivo que servem na região da piscina, com uma taça de vinho e muita comida gostosa. A muçarela de búfala que eles servem é tão gostosa que eu queria levar para casa. A tábua acompanha cortes de prosciutto, copa e salame, além de outras delícias. O prêmio ficou para a trouxinha de berinjela recheada com um creme de ricota com hortelã, que eu estou sonhando até agora.
Além do lugar lindo, a Masseria Parco Della Grava oferece um café da manhã delicioso, com produtos produzidos localmente com bastante variedade. A propriedade também possui um SPA que parecia incrível, apesar de não termos tido a chance de experimentá-lo. Outros serviços, como degustação de vinhos, aluguel de bicicletas e almoço, estão disponíveis.
Nos hospedamos por 2 noites, e apesar desses locais serem um pouquinho mais afastados, em 20 minutos de carro, chegamos nas praias de Monopoli. Valeu muito a pena viver essa experiência deliciosa, principalmente porque conseguíamos relaxar na piscina no fim de tarde pós praia, tudo que eu queria era mais uma semana de paz por lá.