O Peru nos encanta desde muito tempo e quando começamos a fazer o roteiro dessa viagem foi difícil abrir mão de tantos lugares que sonhamos em ir e escolher quais ir nesses 9 dias. Acabamos passando pelos lugares mais populares, digamos: cidades de Lima, Cusco e, a maravilha do mundo, Machu Picchu. Já contamos mais detalhadamente a nossa aventura no Peru em outro post, clique aqui para conferir! Nesse post vamos falar mais sobre a parte prática, como organizamos o nosso itinerário, quantos dias ficamos em cada cidade, como nos deslocamos.
Resumo:
Dias 1 e 2: Lima
Dia 3: Lima e Cusco
Dias 4 e 5: Cusco
Dia 6: Águas Calientes (Machu Picchu Pueblo)
Dia 7: Machu Picchu e Cusco
Dia 8: Cusco
Dia 9: Cusco – voo de volta
LIMA
Dias 1 e 2 – roteiro de 10 dias no Peru
Chegamos pela manhã, então tivemos 2 dias e meio para conhecer brevemente Lima. A cidade é grande e o trânsito é bem louco rs! Selecionamos os pontos que mais queríamos conhecer (em diversos bairros) e fomos de um a outro praticamente de Uber ou andando. Achamos o transporte público bem ineficiente e precisávamos ganhar tempo já que a nossa estadia era curta. Acreditamos que em 3 dias dá para conhecer bem as principais atrações da cidade. Não deixe de conferir o Museo Larco (um dos mais lindos que já fomos), caminhar pelo enorme parte Malecón de Miraflores e parar na Plaza del Amor.
Vale escolher um dos restaurantes de alta gastronomia e investir em uma boa refeição. Nossa experiência no Astrid y Gastón foi incrível! E é muito bom andar sem rumo pelo bairro do Barranco que é uma graça e pelos arredores da Plaza de Armas e conhecer um pouco do centro histórico da cidade.
LIMA - CUSCO
Dia 3 – roteiro de 10 dias no Peru
No terceiro dia da viagem, aproveitamos Lima pela manhã e início da tarde e em seguida fomos ao aeroporto para pegar o voo para Cusco. Como a mudança de altitude é grande, seguimos a recomendação de ficar nos ambientando e não fazer nenhum esforço para não sentirmos o mal de altitude. Então, ficamos de tarde no repouso total. Passamos a noite relaxando no hostel e aproveitamos para fazer com toda calma do mundo nossas compras no supermercado e agendar os passeios dos próximos dias em Cusco.
CUSCO
Dias 4 e 5 – roteiro de 10 dias no Peru
Depois de nos acostumarmos com a altitude começamos os passeios. No primeiro dia fizemos o tour com uma agência pelo Vale Sagrado, Moray e Salineras de Mara. À noite aproveitamos para andar pelo centro e retirar nossos bilhetes de trem para Águas Calientes, que seria nosso próximo destino nos dois dias depois.
Já no segundo dia em Cusco, quando já estávamos bem ambientadas, nos desafiamos a encarar um passeio que é um dos trekkings mais difíceis que fizemos. Foi uma das experiências mais marcantes e emocionantes da viagem: ver de pertinho a Rainbow Mountain, também chamada Vinicunca. Contamos todos os detalhes nesse post aqui, vale muito a pena conferir.
ÁGUAS CALIENTES
Dia 6 – roteiro de 10 dias no Peru
No sexto dia saímos cedo de Cusco, pegamos um transfer até a estação de trem de Poroy (cerca de 1:30h de deslocamento). De lá seguimos para Águas Calientes, de onde saem ônibus que levam até Machu Picchu. Sobre o nosso bilhete do trem, a reserva foi feita ainda no Brasil, ou seja, já estávamos com essa data programada. Só fizemos a retirada dos bilhetes físicos em Cusco. Além do trem, o único meio de se chegar à cidade é A PÉ! Sim, existe uma trilha de 4 dias desde Cusco a Águas Calientes que acreditamos ser incrível, mas não tínhamos nem tempo nem disposição para encarar.
Esse dia em Águas Calientes foi o mais calmo da viagem. Aproveitamos para relaxar, rodar por toda a pequeníssima cidade. Ela fica em um vale lindo, a sensação de bem estar no meio de montanhas tão altas, ouvir as águas do rio que corre ao lado é indescritível. Para uns pode parecer um dia perdido, já que a infraestrutura é muito básica e não tem muito o que se fazer pela cidade. Mas achamos que valeu a pena ter esse dia e seria cansativo subir para Machu Picchu no mesmo dia que chegássemos e voltássemos de trem. Nós preferimos não fazer um bate e volta e sim dormir cedo para encarar a fila dos ônibus para Machu Picchu na madrugada seguinte.
MACHU PICCHU - CUSCO
Dia 7 – roteiro de 10 dias no Peru
Antes mesmo de chegarmos ao Peru, cerca de 1 mês antes da viagem, compramos nossos tickets para Machu Picchu. O processo é um pouco confuso, por isso dedicamos um post inteirinho para o passo a passo da compra, clique aqui para acessar.
Como já falamos no post completo do Peru, todas as nossas fontes de pesquisa recomendaram chegar muito cedo na fila dos ônibus para Machu Picchu para entrar na cidade ainda vazia. Chegamos na fila às 4:30h da manhã e já estava gigante, nada feito. Chegamos a conclusão que não vale a pena madrugar. Acorde pela manhã e vá sem pressa para a fila: ficará 10min. Entre o turno de visita da manhã e o da tarde (bem no limite mesmo entre os dois, cerca das 11h), o lugar fica vazio. Nesse momento você poderá garantir aquelas fotos lindas sem a superlotação de turistas. Agora, se quiser pegar o portão abrindo e um nascer do sol dentro da cidade o que diremos é: faça a trilha! Mas tenha em mente que é muita subida, escadaria, por cerca de 1:30h e com altitude.
Depois da nossa visita, almoçamos com calma e pegamos o trem de volta para Poroy às 15h. De lá, nosso transfer nos buscou e chegamos a Cusco no início da noite.
CUSCO
Dias 8 e 9 – roteiro de 10 dias no Peru
No nosso último dia inteiro em Cusco, fizemos o City Tour. Vimos os pontos mais turísticos da cidade e arredores (alguns pontos do Vale Sagrado): Museo de Sitio de Qoricancha, Saqsayhuaman, Qenqo, Puka Pukkara e Tambomachay. Foi uma ótima pedida para fechar a cidade. Tivemos o dia cheio mas com ritmo mais tranquilo se comparado às nossas outras aventuras da viagem.
Nosso roteiro funcionou em 9 dias. Mas recomendamos fortemente que fique mais um dia para fazer o passeio pelo Vale Sagrado completo! Existem muitas ruínas cheias de histórias que merecem ser visitadas. Muitos guias aconselham fazer esse passeio até antes de Machu Picchu, para você ir já entendendo como funcionava a civilização Inca e chegar deixar por último o auge que foi a cidade perdida. Nós acreditamos que pode ser interessante ser feito nessa ordem de fato, mas mesmo depois de ver Machu Picchu, com certeza a beleza e toda a energia do Vale continuará sendo transparecida.
CUSCO - VOO DE VOLTA
Dia 10 – roteiro de 10 dias no Peru
Pela manhã, fizemos comprinhas nos mercados de artesanato de Cusco e mesmo antes do almoço já pegamos o transfer para o Aeroporto para embarcar de volta ao Brasil.
Dicas para sua viagem!
Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!
Reserve seu hotel pelo Booking.com
ou então ganhe R$130 de desconto na primeira reserva do Airbnb (e R$49 de desconto numa experiência)
Não esqueça o seguro viagem, nós indicamos o Seguros Promo
e ganhe 5% de desconto com o código SEATBYTHEWINDOW
Vai fazer uma roadtrip? Sempre buscamos o melhor preço de aluguel de carros no Rentcars.com
Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí
Pingback: Rainbow Mountain - O que você precisa saber para fazer esse passeio no Peru - By the Window Blog