São Paulo - Existe muito amor e muito o que fazer por aqui - By the Window Blog
blog de viagem, dicas de viagem, rio de janeiro dicas, viajar portugal, viajar europa, viajar américa latina
5030
post-template-default,single,single-post,postid-5030,single-format-standard,bridge-core-2.5.7,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-content-sidebar-responsive,transparent_content,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-24.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,elementor-default,elementor-kit-6947
Rooftop Farol Santander, São Paulo

São Paulo – Existe muito amor e muito o que fazer por aqui

Ah SP… Quem diz que não existe amor nessa cidade é porque nunca se entregou aos seus encantos! São Paulo é uma cidade que te alimenta, tem sempre muita coisa inspiradora acontecendo. O difícil mesmo é acompanhar e dar conta de tudo o que ela oferece.

Rooftop Farol Santander, São Paulo

Como chegar em São Paulo

O aeroporto mais próximo da região central da cidade é o de Congonhas. O segundo mais próximo é o internacional de Guarulhos, no qual normalmente é possível encontrar passagens mais em conta. O que é preciso avaliar é se o que pesa mais ao fechar a viagem é o tempo de deslocamento ou o valor da passagem, já que em horário de pico pode-se levar até 2h do centro da cidade até Guarulhos.

Dependendo de onde você sair, também pode ir de ônibus. Do Rio de Janeiro, as passagens custam por volta de R$120,00.
Outra opção saindo de cidades mais próximas é ir de carro. Caso você não tenha carro ou não dirija, existe um app de caronas chamado Blá Blá Car que você escolhe uma pessoa indo para SP e paga um valor mais baixo que o do ônibus para ir de carona. É um app bem legal que vários amigos estão usando com frequência tanto para dar carona como pegando.

 

Onde ficar em São Paulo

Cada bairro em SP tem um jeitinho próprio, dá pra escolher o que faz mais o seu estilo. Nós gostamos bastante de Pinheiros e Vila Madalena, onde os preços são mais amigáveis e tem um agito maior à noite, vários bares, cafés e restaurantes legais, além de lojas super descoladas. No Itaim Bibi também rola uma noite animada, dá pra se fazer (quase) tudo a pé e as opções de estadia tem um preço médio pra alto, na nossa opinião. Se preferir ficar mais perto do Centro, aconselhamos procurar em Bela Vista, que tem ótimos preços, ou em Higienópolis. Ambos têm seu charme e são bairros mais residenciais.

Entre as nossas experiências, sugerimos os Hostels Jardins Village e o Guest Urban! Bem confortáveis e descolados em Pinheiros.

O que fazer em São Paulo

Farol Santander

O “Empire State” de São Paulo, segundo prédio mais alto da cidade. De lá, o visual no fim da tarde é lindo: a cidade vira cor de ouro ao pôr do sol. Tivemos uma ótima experiência com a exposição que estava em cartaz também. E o café da cobertura é super bem recomendado apesar de não termos experimentado, afinal o espetáculo do pôr do sol nos capturou e de lá não saímos mais.

 

Japan House

A primeira Japan House do mundo está na Avenida Paulista e ela é lindademorrer. Arquitetura minimalista, um misto de tradição e tecnologia, características que vemos com muita força na cultura japonesa. Todas as exposições que passaram por lá são incríveis, sempre vale a pena conferir a da vez! Conferimos a Aromas e Sabores, super sensorial, do jeito que a gente gosta. Além disso, a casa tem uma biblioteca, um café, um restaurante e lojinhas que não podem passar batidas.

Japan House, São Paulo
Japan House, São Paulo
Exposição Aromas e Sabores Japan House, São Paulo

Casa de Vidro, Instituto Lina Bo Bardi

Lina (mestra) Bo Bardi tem grandes contribuições arquitetônicas para a cidade de São Paulo (dentre elas o MASP e o Sesc Pompéia). Temos uma grande admiração pela grande pessoa que foi Lina, acima de tudo. Por tanto somos suspeitas ao recomendar a visita na casa que ela construiu e viveu. Tivemos uma visita guiada na qual ficamos sabendo um pouco mais sobre a história dessa grande arquiteta e pudemos conferir de perto e permear a casa que já foi palco para tamanha inspiração.

Instituto Lina Bo Bardi, Casa de Vidro, São Paulo
Instituto Lina Bo Bardi, Casa de Vidro, São Paulo
Instituto Lina Bo Bardi, Casa de Vidro, São Paulo

Galeria Vermelho

Uma das galerias de arte que mais gostamos na cidade. Sempre tem boas exposições acontecendo, além do que a arquitetura da casa por si só, com todos os jogos de luz que proporciona, já é uma obra de arte.

Galeria Vermelho, São Paulo

 

SESC(s)

Todos os SESCs de São Paulo (Paulista, 24 de Maio e Pompéia) sempre recebem exposições maravilhosas, além de serem espaços super ricos de vivência, com uma arquitetura que julgamos de qualidade, que acolhe e estão sempre abertos para várias atividades além das culturais. Achamos que todos são um grande presente para a cidade e ficamos felizes de ver e visitar espaços tão democráticos.

Terraço SESC Paulista, São Paulo

Terraço SESC Paulista, São Paulo

SESC Paulista, São Paulo
SESC 24 de Maio, São Paulo
SESC 24 de Maio, São Paulo
SESC 24 de Maio, São Paulo
SESC 24 de Maio, São Paulo

Ibirapuera

Passar uma tarde de outono no Ibirapuera não tem preço! Que cenário, QUE LUZ! Caminhar entre as árvores, visitar o Museu Afro Brasil, o Auditório, a OCA, o MAM, e, quando na época, a Bienal de Arte… É um programão para o dia inteiro. Fomos durante a semana e recomendamos muito se tiver a oportunidade, uma vez que existe mais respiro, bem mais espaço para se deitar e relaxar com um bom livro do que nos finais de semana (quando o parque é tomado, fica cheio, quase intransitável às vezes, mas super alegre)!

MAC USP

Super próximo ao Ibirapuera está um dos nossos terraços favoritos da cidade! De lá se vê a imensidão do parque, além de uma bela vista de SP. Recentemente também foi inaugurado um bar e restaurante (projeto dos queridos da Prototyp&) que tem comes e bebes maravilhosos e fica até altas horas. Bom, além de tudo e principalmente, o Museu de Arte Contemporânea conta com um acervo incrível de vários artistas consagrados (são 8 andares de espaço expositivo). É imperdível!

MAC USP, São Paulo
MAC USP, São Paulo
Terraço MAC USP, São Paulo
Terraço MAC USP, São Paulo

Pinacoteca

Tudo que acontece dentro desse edifício vale a pena conferir. Sempre tem amostras maravilhosas e mesmo que não tivesse, o prédio já vale. Um quê de antigo-novo, “ruína”-contemporâneo que nos encanta profundamente. O café que dá para o parque aos fundos da casa é delicioso e é parada obrigatória depois da visita pelos enormes corredores da Pinacoteca.

Pinacoteca, São Paulo
Pinacoteca, São Paulo
Pinacoteca, São Paulo

Itaú Cultural

Completamente leve e fascinante a maneira como o acervo, basicamente sobre a história do Brasil, é apresentado em exposições itinerantes e permanentes. Um dos elementos que mais nos encantou é a grande escadaria abraçada por desenhos de espécies da flora e da fauna brasileira. O edifício, além dos espaços expositivos, tem salas de teatro e cinema, com eventos sempre gratuitos.

Itaú Cultural, São Paulo

MASP

Não precisamos falar muito, afinal talvez seja o clássico mais clássico de São Paulo. E nem por isso, ou exatamente por isso, que você não pode deixar de ver. Não. Pode.

MASP, São Paulo

Apartamento 61

É uma loja, mas para nós, uma loja museu em uma casa incrível, porque só existe móvel obra de arte! Esse pessoal acha pérolas clássicas, modernas, vintages e restaura com todo o cuidado. Um achado mais encantador que o outro.

Apartamento 61, São Paulo

 

Compras em São Paulo

Prince Books

Livraria com vários achados. Gringos, inclusive. Ela é de certo modo até compacta, mas dá para passar (facilmente) um bom tempo lá dentro, tamanha qualidade do que se encontra! Super charmosa e descolada, com café maravilhoso e bem ao lado de um restaurante super bem aclamado na cidade, o Chez Oscar.

Prince Books, São Paulos. Foto: gq.globo.com

Livraria da Vila

Alerta, perigo! Risco de perder/investir boas horas da vida lá dentro entre um tesourinho e outro. QUE LUGAR, SOCORRO. Existem várias franquias pela cidade, mas a nossa preferida sem dúvida é a da Alameda Lorena. São 3 andares de amor purinho.

Livraria da Vila, Alameda Lorena,, São Paulo
Livraria da Vila, Alameda Lorena,, São Paulo

Pantys

Alô meninas! Aqui está a solução para os seus problemas “naqueles dias”. A Pantys é uma marca brasileira revolucionária que produz calcinhas absorventes (yes!). Pensa no conforto que é! Além do produto incrível a loja é o máximo!

Pantys, São Paulo

Casa Jardim Secreto

Reunião cuidadosa e mais linda de vários artistas e artesãos locais com produtos slow, feitos à mão, naturais, de menos impacto para o planeta, com produção mais consciente. É ou não é tudo o que precisamos? Uma bela forma de consumir (sem excessos hehe) com cuidado! Somos super fãs e estamos na torcida por mais iniciativas assim por aqui!

Casa Jardim Secreto, São Paulo
Casa Jardim Secreto, São Paulo
Casa Jardim Secreto, São Paulo

Casa Diária

A Casa Diária já era um amor antigo, daqueles virtuais, só esperando o dia de acontecer pessoalmente! Com uma curadoria impecável, existem 3 espaços que você pode conferir na verdade: a loja da Casa Diária + Galeria Lime (onde existem revistas gringas, cerâmicas lindas, roupas puro estilo, etc… e um ambiente só com obras de arte e posters) e a loja Casa Diária Bem Estar, com vários produtos para se cuidar, super naturais. Só vá até lá e se apaixone!

Casa Diária, São Paulo

Casa Diária, São Paulo

 

Galeria Lime, São Paulo

Galeria Lime, São Paulo

Collector 55

Loja de artigos muito charmosinhos para casa. De morrer de amores por tudo! Tem desde móveis até luminárias, quadros, canecas… tudo reunido em uma loja delícia com quintalzinho bem cara de casa.

 

Flô Atelier Botânico

OÁSIS! Uma urban jungle! É de suspirar muito de amores. A Flô conta com uma rica seleção de plantas super diferenciadas, além de arranjos, cristais, essências, posters florais… e por aí vai, ficando cada vez mais sem ar e apaixonada.

Flô Atelie Botânico, São Paulo

Flô Atelie Botânico, São Paulo
Flô Atelie Botânico, São Paulo
Flô Atelie Botânico, São Paulo
Flô Atelie Botânico, São Paulo
Flô Atelie Botânico, São Paulo

Estudio Manus

Sabe um lugar que é poesia pura? O Estudio Manus é um misto de estúdio de arte, loja de tesouros, galeria de achados imperdíveis. São peças únicas, ou de coleções bem exclusivas cheias de histórias, de afetos, de significados. Nada lá é por acaso.

Estúdio Manus, São Paulo
Estúdio Manus, São Paulo

Prototyp&

Possivelmente a loja mais cool de SP. Na verdade, a Prototype é um misto de muitas coisas, como eles dizem: um caminho de design independente que converge arquitetura, interiores, cenografia, mobiliário, produto e design gráfico. Essa galera tem uma casa maravilhosa, cheia de todas as peças mais legais que você vai achar na cidade! Não temos dúvida que a vontade de morar lá é instantânea a partir do momento que você dá o primeiro passo pela porta.

Prototyp&, São Paulo

Prototyp&, São Paulo
Prototyp&, São Paulo

 

Verniz

Aqui você encontra os garimpos de móveis e objetos mais lindos de São Paulo, reunidos em ambientes muito charmosos. Existem, na verdade, dois endereços onde pode ver de perto toda a maravilha que é a Verniz: o galpão, que está no Centro e um showroom menor e tão maravilhoso quanto na Rua da Consolação.

Verniz, São Paulo
Verniz, São Paulo
Verniz, São Paulo

 

Eulíricas

Poesia. É isso que alimenta e transborda na Camila, a grande alma por trás da Eulíricas. Que sonho, que pessoa mais querida e que trabalho mais encantador. A camila desenvolve objetos diversos onde imprime suas poesias, seja em um pingente de porcelana, seja em um porta jóias. Como ela diz “não me bastava colocar palavras em papéis, eu queria colocar alma nas coisas. Acredito que tudo podia ser lido, que tudo podia ser livro!”. Há pouco seu ateliê está aberto para visitação com agendamento, na Vila Madalena!

 

Onde comer em São Paulo

Fitó

Um pedacinho do nordeste em São Paulo. Um charme, simples e certeiro, o Fitó tem pratos do dia e alguns pratos fixos. Qualquer pedida será uma boa pedida, tenha certeza. Olha, o café é indispensável e pra escolher a sobremesa… nossa, é difícil não querer um pouquinho de cada uma.

Fitó, São Paulo
Fitó, São Paulo
Fitó, São Paulo
Fitó, São Paulo

Simplesmente

Os vegetarianos não irão se decepcionar e mesmo os carnívoros irão se entregar à maravilha que é o Simplesmente! Chamado de plant based, possui opções baseada em frutas, legumes, grãos, tubérculos, excluindo ou minimizando o uso de alimentos de fonte animal. Os alimentos são frescos, orgânicos e deliciosos.

Simplesmente, São Paulo

Simplesmente, São Paulo

Imbiss

Um pouquinho da Alemanha em SP! As salsichas, pães e molhos são da casa, artesanais. Você pode montar hot dogs ou também existem pratos já combinados. Existem opções vegetarianas que provamos a amamos! E é cada cerveja…

 

Café Torra Clara

Só uma coisa: waffle de pão de queijo. Não precisa de mais motivos para visitar. Mas te damos mais: cafés deliciosos, bolos fresquinhos, cookies… Como não começar bem o dia com uma passadinha no Torra Clara?

Café Torra Clara, São Paulo
Café Torra Clara, São Paulo

Padoca do Maní

Aquela padaria de bairro charmosa, cheia de opções maravilhosas que vai te fazer sair rolando, porque você não tem outra opção se não provar muitas! O ambiente é uma delícia e dá vontade de não sair mais de lá, seja de manhã pra começar o dia bem, seja no final da tarde quando as gambiarras de luz da varanda são um aconchego a mais e o climinha vai pedindo mais um chá ou mais um café na conta. Se for no final de semana, chegue cedo! A fila fica grande e a padoca é pequena.

Padoca do Maní, São Paulo
Padoca do Maní, São Paulo

 

Coffee Lab

Mil e uma possibilidades de cafés! Adeptos, não percam essa oportunidade nesse parque de diversão! O grande laboratório mágico ainda fica ali, aberto, na vista de todos! Pra acompanhar, não deixe de provar o brigadeiro de café. Nunca vimos nada parecido! E não, não é redundante hahaha.

 

Futuro Refeitorio

Mais uma pros vegetarianos! Aberto relativamente há pouco tempo, o Futuro Refeitorio tem a possibilidade de fazer uma misturinha boa de vários pratos do cardápio. Provamos 4 (big) tigelas com variados pratos super delícias e saímos muito satisfeitas, já que é muito bem servido!

Futuro Refeitório, São Paulo
Futuro Refeitório, São Paulo
Futuro Refeitório, São Paulo

 

ZDeli

Um clássico! Aqui estão um dos melhores sandubas da cidade! Para os veggies fica a desejar, mas não é essa a proposta do Zdeli. Agora, ao que ele se propõe ele é certeiro! Sanduíches maravilhosos e que dão para ser uma refeição facilmente. O de pastrami é especialmente bom, assim como as pastrami fries, fica a dica.

Zdeli, São Paulo
Zdeli, São Paulo

 

Animal Chef

Em contrapartida, aqui está uma opção de burger vegano simples e maravilhoso! Não há mesmo nada de origem animal por lá. São 3 opções, com uma que fica variando e 2 fixas. As batatinhas são indispensáveis!

Animal Chef, São Paulo

Lamen ASKA

Tradicional restaurante de Lamen em Liberdade! Dar uma volta pelo bairro e completar o passeio com esse clássico faz sua experiência mais completa! Não à toa, muita gente sabe disso e quase sempre você encontrará uma fila na frente da porta de entrada. Mas pode acreditar que vale a pena, só vá sem pressa 🙂

Lamen ASKA, São Paulo
Lamen ASKA, São Paulo

 

Hi Pokee

A febre do poke vem crescendo bastante pelo Brasil, e claro que São Paulo seria o primeiro lugar que essa deliciosa comida havaiana ia surgir primeiro. No Hi Pokee, além do lugar fofo, você pode montar seu poke da forma que quiser com os ingredientes disponíveis no menu. O poke de lá é super fresquinho e uma delícia, foi paixão de primeira!

 


Dicas para sua viagem!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨Reserve seu hotel pelo Booking.com

🏡ou então ganhe R$130 de desconto na primeira reserva do Airbnb (e R$49 de desconto numa experiência)

😷Não esqueça o seguro viagem, nós indicamos o  Seguros Promo 

e ganhe 5% de desconto com o código SEATBYTHEWINDOW

🚗 Vai fazer uma roadtrip? Sempre buscamos o melhor preço de aluguel de carros no Rentcars.com

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

Tainah
ramos.tainah@gmail.com