Esse roteiro incrível pelo Ceará não foi feito por nós, e sim pela nossa amiga, e agora colaboradora Daniela Laender!
O nordeste é uma das regiões mais lindas desse Brasil, e quando programei minha viagem, tentei procurar cidades mais desconhecidas do Ceará, e fugir um pouquinho da rota que é caminho para Jericoacoara que costuma ser mais lotada de gente.
Depois de pesquisar bastante montei o roteiro assim:
Chegada em Fortaleza e ida para Icarai de Amontada
Dia 1 e 2 – Icarai de Amontada
Dia 3 – Flecheiras
Dia 4 – Paracuru
Dia 5, 6 e 7 – Beberibe
Dia 8, 9, 10 e 11 – Aracati e volta para Fortaleza
Então vamos a alguns detalhes:
Viajei em Agosto, o clima no Ceará estava ótimo e era baixa temporada! Alugamos nosso carro no aeroporto de Fortaleza mesmo e de lá partimos para nosso roteiro.
As cidadezinhas em que fomos são bem simples, e às vezes você encontra o comércio local todo fechado no período da tarde. Caso você queira comprar algo no mercado, é melhor ir até as 11h!
As estradas para as cidades são surpreendentemente boas, com rodovias pavimentadas, sem buracos ou perigos. Algumas estradas que chegam nas cidadezinhas são bem especiais de lindas, você passa no meio das dunas ou tem vista pro mar!
As Cidades do nosso roteiro pelo Ceará
Icarai de Amontada (ou Icaraizinho)
Onde nos hospedamos: Pousada Canto das Águas
Icaraizinho foi uma das minhas cidades favoritas! Lá é muito calmo, as pessoas são muito acolhedoras e é uma cidade totalmente segura. Além disso, você encontra opções com preços muito em conta ou opções mais sofisticadas por lá. Icaraizinho é um lugar com muitos franceses, onde se pratica muito kitesurf, e lá também é possível fazer passeios pelas dunas de quadriciclo (que é meu preferido) ou de Buggy, nadar pelas piscinas naturais que se formam no mar, ver os parques eólicos tanto pela estrada como pela praia e os mangues!
Ah, o celular praticamente não pega lá, eu amei!
Para marcar o passeio pelas dunas, você pode falar na pousada para entrarem em contato com a agência que aluga os quadriciclos, é bem comum por lá!
Onde comer: Diane Pizza (amei!) e Restaurante Hibisco
Flecheiras
A cidade é super tranquila, e a praia de Flecheiras é ótima para banho e forma várias piscinas naturais! A faixa de areia é bem extensa e quando a maré está baixa é a melhor hora para fazer passeios de Buggy ou quadriciclo. Esse alugamos na praia mesmo!
Onde comer: Lá na Chris Bistro
Paracuru
Onde nos hospedamos: B&B Pedra do Meio
Esse lugar tem a estrada mais linda, no meio das dunas! Não entrei muito no mar de lá porque é um pouco mais forte e forma mais ondas. As dunas da praia da Pedra Rachada são maravilhosas, e aproveitamos para subir em uma delas a pé para assistir ao pôr do sol lá de cima. O bom de ser baixa temporada é que estava bem vazio por lá na maioria das praias!
Minhas praias favoritas de lá foram a da Pedra Rachada e a Praia do Meio, são lindas!
Beberibe
Onde nos hospedamos: Castelo Pink Boutique Hotel, que é um hotel boutique um pouco mais afastados do centro, em Uruau. Mesmo sendo mais afastado, acho que valeu muito a pena! O lugar é maravilhoso, tem só dois quartos, então quando fui, só tinha eu e meu namorado lá! O tratamento é impecável! Dia de semana é bom comprar comida para a noite (lá tem toda a estrutura de cozinha) porque não tem nenhum restaurante aberto por perto.
Fomos a várias praias nos três dias que ficamos por lá, mas minha favorita foi Morro Branco, que é uma delícia para entrar na água quando a maré está baixa (na época que fui, era por volta de meio dia), lá tem conchas lindas!
Ah! achamos muito melhor passear a pé por lá e ficar no mar do que só conhecer de Buggy como todos fazem (as pessoas costumam ser convencidas a pagar esse passeio).
Aracati
Onde nos hospedamos: Casa Atlantic Beach – fica em Canoa Quebrada (pertinho de Aracati) e lá é a casa de um gringo que aluga os quartos, no formato pousada, mas sem café da manhã e serviços de quarto. Lá é muito lindo e tem vários gatinhos fofos! Fica de frente para a praia e eu amei!
Canoa quebrada era a parte que tinha mais praias para conhecermos, então foi ótimo ter ficado por lá, além do que lá é mais bem estruturado já que a cidade é um pouco maior. A noite em Canoa quebrada é agitada, com muitas opções na “Broadway de Canoa”, que é uma rua só de pedestres bem movimentada com bares, artesanatos, música, comercio, etc.
Como fomos em mais lugares por lá, vou falar um pouquinho de cada um:
Canoa Quebrada: Lá não fui muito a praia, mas aproveitei mais a cidade como um todo.
Lagoa do Mato: Lá fica a “Garganta do Diabo”, que é esse caminho lindo de falésias, uma paisagem única!
Retirinho: O acesso é mais difícil, e por causa disso não tem estrutura e a praia é bem vazia. Fiquem atentos porque com a maré cheia fica difícil andar por lá, a praia tem muitas pedras e a água pode chegar até elas. Por causa disso não ficamos muito, apesar de ser linda!
Pontal de Maceió (Praia das agulhas): Minha favorita! A praia é lindaaaaa, então separem o dia inteiro ou então fique por lá. A água é uma delícia, a paisagem é incrível, o clima francês na padaria e nos bares, as piscinas naturais são ótimas para ficar o dia inteiro com os peixinhos, além do pôr do sol incrível na Praia das Agulhas.
Ponta Grossa: A beleza dessa praia é inexplicável, ela reflete as rochas e forma o espelho d’água mais lindo! Vale muito a pena ir lá para assistir ao pôr do sol, é mágico. Essa praia não tem estrutura de cidade, mas tem uma vilazinha com uma barraquinha que paramos para comer.
Depois disso voltamos para Fortaleza para pegar o avião para casa.
Dicas para sua viagem!
Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!
🏨Reserve seu hotel pelo Booking.com
🏡ou então ganhe até R$350 de desconto na primeira reserva do Airbnb
😷Não esqueça o seguro viagem, nós indicamos o Seguros Promo
e ganhe 5% de desconto com o código SEATBYTHEWINDOW
🚗 Vai fazer uma roadtrip? Sempre buscamos o melhor preço de aluguel de carros no Rentcars.com
Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí
Pingback: Alter do Chão: Roteiro completo de 7 dias com valores - By the Window Blog
Pingback: Praia do Forte - O que fazer, quando ir e onde ficar - By the Window Blog