Praia do Forte – O que fazer, quando ir e onde ficar

Com tantas opções concorrentes de destinos incríveis pela Bahia, como Boipeba, Morro de São Paulo, Itacaré e Caraíva, Praia do forte continua sendo um dos destinos mais visitados da Bahia. Uma das maiores vantagens é sua distância da capital, Salvador. O local fica no município de Mata de São João, a mais ou menos 60km de Salvador. Do Projeto Tamar às piscinas naturais, essa pequena vila ganhou nossos corações e acabou com qualquer stress que poderíamos ter!

A cidade parece uma cidade cenográfica de tão lindinha! Além disso, parece que o tempo por lá passa mais devagar, eu juro! A gente acordava, fazia mil coisas, e quando olhávamos o relógio, ainda era 2h da tarde!

Como chegar em Praia do Forte

Como a cidade é perto de salvador, você pode tanto ir de carro ou de ônibus.

Para ir de ônibus, você ir para a rodoviária ou então pegar no aeroporto. Se atente porque do aeroporto só tem um horário por dia, e quando fomos, ninguém sabia dizer muito bem onde pegar e o ônibus atrasou um pouco.

Quando ir à Praia do Forte

Lá faz calor o ano todo, mas a época de chuvas é entre abril e julho.

Se você quiser ir em épocas mais vazias, escolha dias de semana, lá costuma encher bastante aos finais de semana. No período de férias de verão, os biólogos do Projeto Tamar costumam soltar as tartaruguinhas no mar, é um evento super fofinho.

Eu e Michelle fomos em março e o clima estava ótimo, super indico ir nessa época.

Onde ficar na Praia do Forte

Pela vila você vai encontrar várias opções de pousadas e pode escolher a que melhor cabe no seu bolso e gosto. Nós ficamos na Pousada Rosa dos Ventos, e gostamos bastante. Bem limpinha, perto de tudo, com uma pequena piscina disponível, e café da manhã e lanche da tarde com tapioca feita na hora! 

Separamos mais algumas opções ali pertinho pra você:

O que fazer na Praia do Forte

Vamos começar pelas praias né gente? É disso que o povo gosta! Hahaha

Praia do Porto de Cima

Essa é a praia principal, mas também a menos legal. Ela vale a pena se você quiser ir rapidinho à praia ou se a maré estiver bem cheia para chegar às piscinas naturais. Ela fica bem em frente à igreja e sempre tem bastante gente por lá, outra vantagem é que tem bastante quiosques.

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by Géssica Hage (@gessicahage)

Praia do Papa Gente

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Géssica Hage (@gessicahage)

Seguindo pela areia da Praia do Porto, você encontra a praia do Papa Gente. Cheque os horários das marés, pois dependendo do nível do mar não tem como passar para lá! Nas marés baixas, os recifes formam piscinas naturais com muitos peixinhos e vida marinha para observar!

Praia do Lord

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Géssica Hage (@gessicahage)

Um pouco parecida com a praia do Papa Gente, só que com mais área de água, a praia é conhecida por ser possível comer dentro d’água. Existem alguns quiosques por lá em que você pode pedir sua comida e ficar sentado na cadeira, dentro d’água, comendo. Ela fica na continuação da Papa Gente, então também é bom olhar quando é o horário da maré baixa! Com um visual LINDO, água morna típica do Nordeste, muitos peixinhos, lá é o lugar perfeito para passar horas só relaxando e aproveitando a vista. Aproveite para comer um acarajé dos quiosques!

Praia do Forte, Bahia

Projeto Tamar

Uma das principais atrações de lá, você vai poder ver as várias tartarugas que são tratadas por lá! Conhecer um pouquinho mais sobre esse projeto incrível, e, antes de entrar, pergunte para a pessoa na porta se vão soltar tartarugas e o horário. Nós tivemos a sorte de ir num dia de nascimento, e foi a coisa mais linda ver as tartaruguinhas sendo soltas no mar! Os biólogos costumam chamar as crianças para soltarem as tartarugas, e é uma experiência incrível de se ter nesse lugar.

fonte: tamar.org.br

A vila

Andar pela rua principal da vila até a igreja, já é um programa delicioso de se fazer. Pare um pouquinho para ver a vista, olhar as pessoas, as lojinhas, artesanatos, comer uma tapioca e sentir o climinha gostosa que é estar na Bahia!

 

 

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by Géssica Hage (@gessicahage)

Onde comer na Praia do Forte

Pela ruazinha principal você vai encontrar zilhões de opções de comida. Sugiro que passeie, e dê uma olhadinha nos cardápios para escolher suas opções preferidas. A gente ia provando uma comida diferente a cada refeição.

As dicas mais importantes são: Não vá morrendo de fome, tudo lá é feito com bastante calma, ou seja, é melhor chegar nos restaurantes já sabendo que a comida vai demorar bastante para chegar. Mas para que a pressa? Você está lá para relaxar, não é mesmo?

A segunda dica é: A maioria dos lugares vem MUITA comida, então dê uma checadinha antes de pedir um prato para cada pessoa, a a maioria das vezes dá pra dividir.

Além dessas dicas, temos alguns restaurantes para indicar, tanto os que fomos como o que outros amigos foram e indicaram!

Sabor da Vila

Um dos mais conhecidos de lá, com típica comida baiana, o Sabor da Vila é uma ótima escolha para quem quer uma moqueca bem gostosa, peixes ou outros pratos baianos deliciosos.

Casa da Nati

Uma opção mais em conta, a Casa da Nati é interessante porque você pode escolher entre kilo ou a la carte. Sugiro pedir o menu à la carte porque o kilo não tem tantas opções assim. Vem bastante comida, com o sabor bem gostoso e opções típicas.

Risoteria Terra Brasil

Para quem quer uma opção mais chique ou para fugir um pouco da comida baiana típica, sugiro a Risoteria Terra Brasil. Com diversas opções deliciosas de risoto, lá não é uma boa opção para dividir um prato (eles realmente são para uma pessoa!), mas é uma ótima opção de comida gostosa e bom serviço.

7 Pizzas

Outra opção para quem quer fugir das moquecas, essa é a pizzaria mais famosa da vila. Com pizzas artesanais, opções sem glúten, sem lactose e veganas, e muitos sabores!

Bar do Souza

O point da noite da vila, o Bar do Souza lota aos finais de semana! Com música ao vivo e muuuita gente, a comida conhecida de lá é o bolinho de peixe frito. A única coisa ruim é que cada garçom atende as mesmas mesas, então se seu garçom estiver longe de você, não adianta chamar o que estiver próximo porque eles não anotam seu pedido. Por causa disso, demoramos bastante para sermos atendidas. Tirando isso, o bolinho estava ótimo e a animação também.

Dicas para sua viagem!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨Reserve seu hotel pelo Booking.com

😷Não esqueça o seguro viagem, nós indicamos o  Seguros Promo 

e ganhe 5% de desconto com o código SEATBYTHEWINDOW

🚗 Vai fazer uma roadtrip? Sempre buscamos o melhor preço de aluguel de carros no Rentcars.com

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

1 thought on “Praia do Forte – O que fazer, quando ir e onde ficar”

  1. Pingback: 5 Destinos no Brasil para aproveitar o feriadão - By the Window Blog

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top