Você sabe onde fica Albufeira? A cidade fica no Algarve, uma região de Portugal muito famosa pelas suas praias de água azul e falésias douradas. Ficamos em Albufeira 3 dias, mas como choveu muito no último dia, vou falar aqui sobre os dois dias que aproveitamos por lá.
E se você está na dúvida se fica em Lagos ou Albufeira, porque não os dois? Eu sugiro ficar 2 dias pelo menos em Albufeira e 2 em Lagos. Se você tiver que escolher, leia esse post, e também nosso post sobre a Praia de Dona Anna, em Lagos, considerada uma das mais bonitas praias do mundo. Assim você tira a dúvida!
Quer saber de outras cidades de Portugal? Olha aí a dica:
Por que ir para Albufeira?
Porque a cidade é perto de várias praias lindas do Algarve, principalmente do Algar de Benagil (aquela gruta super famosa que você encontra em quase todas as fotos quando pesquisa o Algarve no Google). Além de Albufeira, também indicamos uma ida a Lagos, lá tem praias lindíssimas! Você não vai se arrepender. Aliás, temos um post especial para uma praia de lá: a Praia Dona Anna. Clique aqui para ir no post de Lagos.
Onde Ficar em Albufeira
Vista do nosso Hotel
Ficamos num hotel que não fica no centro histórico, mas que é bem perto, 5 minutos andando até o centro de Albufeira.
Nosso hotel foi o Hotel Cerro Mar Atlântico e achamos um ótimo custo benefício. Lá tinha café da manhã incluído (bem farto), piscina, jacuzzi, piscina aquecida e até academia (que a Michelle me arrastou no dia da chuva haha). Além disso, nosso apartamento tinha a própria cozinha, o que facilita bastante se você quiser economizar por lá.
Abaixo separei outras opções de hospedagens por lá:
Baixo Custo
Médio Custo:
Alto Custo (mais afastado do centro e próximo de outra praia):
Quando ir para Albufeira e pro Algarve
A primeira coisa que posso te dizer é que a água de lá é LINDA, porém absurdamente GELADA. Nós fomos em abril, na primeira quinzena e ainda estava bem gelada. O clima estava numa média de 22ºC, o que não é super quente, mas também não tão frio.
Os portugueses têm um ditado que diz “Abril, águas mil”, porque abril é um mês de muita chuva por lá. Então eu indicaria que fossem um pouquinho antes da alta temporada de verão.
No ápice do verão, o Algarve fica LOTADO, mas a temperatura é melhor para entrar na água. Eu acredito que de Maio a início de Junho seja a época ideal para viajar para Albufeira, quando as temperaturas estão mais amenas, e a cidade não está tão lotada.
Como se locomover e como chegar em Albufeira
Na cidade você consegue fazer tudo a pé. Mas, eu indicaria alugar um carro para poder conseguir chegar nas praias mais afastadas de lá. Para pesquisar um carro para alugar, clique aqui.
Para chegar em Albufeira, você pode pegar o trem. Comprei as passagens com mais de um mês de antecedência, isso fez com que eu economizasse quase 50% do valor das passagens.
Você pode comprar sua passagem no site dos Comboios de Portugal. É bem fácil de pesquisar.
Para chegar em Albufeira saindo de Lisboa, você pode comprar a partir da estação de Entrecampos (costuma ser mais central) ou Lisboa Oriente, com destino a Albufeira-Ferreiras.
Dica sobre o trem: Quando comprar sua passagem, observe bem o número da sua carruagem e assento. Cada carruagem tem os mesmos números de assentos, então é fácil de confundir a carruagem. Você pode entrar no trem e procurar a carruagem correta lá dentro, é bem fácil. O número fica na parede perto da porta.
O que fazer em Albufeira
O centro histórico de Albufeira é bem bonitinho, lotado de restaurantes e com mil garçons tentando te puxar para comer nos restaurantes deles. Nós preferimos andar pelas ruas paralelas do centro histórico e buscar lugares para comer por lá. Isso, porque odiamos quando tentam convencer a gente a entrar em algum lugar. Apesar disso é legal dar uma volta pelo centro histórico de Albufeira e ir andando até a Praia do Peneco, que fica bem próximo do centro.
Nos perdemos pelo centrinho, subimos escada, andamos num píer da praia do Peneco. Aproveitamos para só observar o mar por um tempo. É um passeio muito gostoso de se fazer assim que você chegar em Albufeira.
Ah, uma curiosidade: Albufeira é LOTADA de ingleses. Dizem que o Algarve inteiro é lotado de ingleses porque eles foram os primeiros a investir na região, então muitos estabelecimentos são voltados para o público inglês.
Passeios de barco
Fizemos um passeio de barco, num catamarã, pela costa do Algarve e os arredores de Albufeira, saindo da Marina de Albufeira. Compramos nosso passeio de barco na recepção da Marina de Albufeira. O passeio custou 29 Euros por pessoa na média temporada, e dura 3h.
A dica é comprar na recepção da Marina de Albufeira, porque lá o preço é melhor. A loja fica bem escondidinha, bem no final (ou começo, depende do ponto de vista) da Marina.
Vista do barco da praia da Nossa Senhora da Rocha
Dizem que o barco faz paradas para mergulho. Como fomos numa época em que ainda estava um pouco frio para mergulhar, o barco não parou. Apesar da leve decepção de não conseguir mergulhar, é incrível ver todas as grutas e praias por outro ponto de vista. Do barco você tem uma visão única e completamente diferente do que você verá quando for às praias de carro.
O passeio passa por lugares como a Praia da Marinha, Praia da Nossa Senhora a Rocha, Algar de Benagil, e muitas outras grutas e praias incríveis.
Vista de dentro do barco
Um lugar que fomos depois do passeio e achamos que a vista do mar foi muito mais incrível, foi a Praia da Nossa Senhora da Rocha. A vista é uma das mais lindas que vi no Algarve, e de carro, andar lá em cima é bonito mas nem se compara.
Além desse passeio, que foi o único que fizemos, lá na Marina ainda existem os passeios de busca aos golfinhos e de parasailing. Achamos com um preço bom comparado com todos que vimos em outros países (na alta temporada custa 35 Euros por pessoa). Não fizemos por causa das condições climáticas, mas se pudéssemos, estaríamos lá com certeza.
Praias do Algarve de carro
Logo depois que o passeio de barco acabou, nós anotamos os lugares favoritos e pegamos o carro para visitá-los com mais calma.
Lembrando que se quiser pesquisar os valores para alugar seu carro, é só clicar aqui.
Pesquisei muito as melhores praias de Albufeira. Como tínhamos pouco tempo, fomos nos lugares que mais nos interessaram no passeio de barco, e que queríamos ir fazia tempo!
Além dos lugares que indicamos aqui, se tiverem tempo, existem outros lugares perto de Albufeira que pesquisamos e queríamos ter ido, como a Praia da Coelha, Praia dos Arrifes e a Vila de Carvoeiro.
Arco de Albandeira
O Arco de Albandeira era um lugar que sonhávamos em ir desde que a Michelle se mudou para Lisboa e que foi muito especial ter finalmente chegado lá. O Arco de Albandeira não fica mais em Albufeira, fica em Lagoa, mas é bem pertinho, mais ou menos 30min de carro de Albufeira.
O Arco é uma formação de falésias, que com o tempo formou um buraco no meio. E sim, é possível andar em cima dele! O caminho até ele é bem fácil, sem dificuldade nenhuma, e a vista é SURREAL. Tanto a vista do arco, como a vista de cima do arco são incríveis.
Como chegar no Arco de Albandeira: Quando você pesquisar o Arco de Albandeira no google maps, não inicie sua rota diretamente para ele. Senão o gps vai te enviar para um caminho sem saída, no meio do nada. Ao invés de direcionar sua rota para o arco, direcione para o estacionamento do Arco de Albandeira, que fica bem do lado no mapa, é fácil de achar.
Ah, e o estacionamento em todos os lugares que paramos foi grátis.
Além disso, do ladinho da entrada para o Arco de Albandeira, fica uma praia bem pequena e gostosa (a praia de Albandeira) que você pode aproveitar para relaxar. Dependendo da maré, também tem como chegar na praia que fica de frente para o arco e vê-lo de outro ponto de vista. Nós não conseguimos porque a maré estava alta e o mar bem forte nesse dia.
Praia da Marinha
Uma das praias mais bonitas que já fomos foi, definitivamente, a Praia da Marinha (acho que empata com a Praia de Dona Anna em Lagos). Com um paredão gigante de falésias, e muitas rochas no meio do mar, a cada lugar que você anda na Praia da Marinha, é uma nova surpresa.
Para chegar na praia, também paramos no estacionamento. Descemos uma escada bem longa, mas tranquila, com curvas, o que diminui o cansaço para descer e subir depois. Chegando lá, não se satisfaça em parar somente na saída principal, ande até o cantinho do lado direito. Você vai até no final, passando pelas pedras e um pedaço, bem rapidinho, pela água (se a maré deixar). O cantinho do final da Praia da Marinha foi meu favorito. Parece uma mini praia particular esculpida à mão.
Vale a pena ir lá e ficar um tempão só relaxando.
Algar de Benagil
O Algar de Benagil é uma das grutas mais conhecidas do Algarve. Aquela com um buraco no meio que você encontra em todas as fotos do google quando pesquisa sobre o algarve. Infelizmente quando fomos, a maré estava muito alta e o mar muito forte (e muito gelado) então não conseguimos chegar na areia. Ao invés disso, vimos o Algar de Benagil de dentro do barco, o que, naquele dia, foi o suficiente para me deixar feliz.
Como chegar no Algar de Benagil: se você for num dia de maré baixa e mar mais fraco, existem SUPs e Caiaques para alugar na praia de benagil. Pelo que pesquisei, em 5 minutos você chega na gruta. A dica que mais recebi é para entrar pela segunda entrada da gruta, pois lá as ondas batem menos e você não corre o risco de virar no SUP.
Noite do Centro Albufeira
Albufeira é uma cidade muito animada à noite, algo que eu nunca esperava. Existe uma rua no centro histórico cheia de bares e boates, e é só você caminhar ali que te oferecem muuuitos free shots para entrar nos bares. É sério, acho que dá pra ficar bêbado só de free shots haha. Nenhum lugar cobra entrada, então você pode experimentar o bar que quiser, e caso não esteja curtindo, partir para o próximo. A noite vai ser animada com certeza!
Espero que tenham curtido nossas dicas de Albufeira, e se for partir para outros lugares de Portugal, não deixem de ver nossa sessão de posts de Portugal clicando aqui.
Aproveita e da uma olhadinha no nosso vídeo que mostra um pouquinho do que vimos por lá
Dicas para sua viagem!
Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!
Reserve seu hotel pelo Booking.com
Não esqueça o seguro viagem, nós indicamos o Seguros Promo
e ganhe 5% de desconto com o código SEATBYTHEWINDOW
Vai fazer uma roadtrip? Sempre buscamos o melhor preço de aluguel de carros no Rentcars.com
Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí
Não vejo a hora de ir viu?! Lindo post…
Aaai vai, láa é lindo demais <3