Praga – cerveja é mais barata que água!
Europa República Tcheca

Praga – cerveja é mais barata que água!

Lugar dono do posto de uma das melhores cervejas do mundo, Praga é a cidade perfeita para visitar durante um tour pelo Leste Europeu. Aproveite para beber cerveja todos os dias, afinal, lá, além de gostosa, a cerveja é mais barata que a água!  Além disso tudo é muito pertinho então dá para fazer muita coisa a pé. Como a cidade é pequena 3 dias é suficiente para conhecer tudo super bem. Quem tiver a oportunidade de ficar por mais tempo sugiro fazer viagens de bate-e-volta para cidades vizinhas como: Plzen, berço mundial da cerveja pilsen, a cervejaria mais famosa da cidade é a famosa Pilsner Urquell, a cidade de Litomysl, que possui jardins e castelos considerados Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1999 e também a famosa Karlovy Vary, segundo destino mais visitado do país e um dos destinos mais bonitos, por suas fachadas antigas super coloridas.

Por ser capital a cidade é de fácil acesso de avião, trem ou ônibus. Como nós estávamos vindo de Berlim, chegamos à cidade de ônibus pela empresa Student Agency, em que pagamos 11 euros.

 

ONDE FICAR

Entrada do Mosaic House

Qualquer local próximo ao centro histórico será a melhor localização. Como tudo é perto de tudo vale a pena ficar pelo centro para não ter custos adicionais com passagens ou taxi e fazer tudo andando. A cidade é extremamente segura mesmo à noite, caminhamos de madrugada e não vimos perigo algum.

Nós ficamos hospedadas no Hostel (que também é hotel) Mosaic House. O prédio é todo novinho, reformado, adoramos MUITO o nosso quarto. No primeiro piso tem um bar/restaurantes que às vezes ocorrem uns eventinhos como shows, quiz night e happy hour.

 

O QUE FAZER

A primeira dica que sugiro é: Ande! Se perdendo pela cidade você vai encontrar muitos prédios de estilo Art Noveau que se misturam com obras de Arte Contemporânea, o que cria um cenário único e mágico nessa cidade que já sofreu tanto com tantas guerras.

Assim como boa parte da Europa, Praga tem vários Free Walking Tours de diversas empresas diferentes. Fomos em um indicado pelo nosso hostel, mas todos fazem o mesmo roteiro. Os pontos de encontro são sempre na Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí), saindo tanto na parte da manhã quanto na parte da tarde. Sugiro confirmar com o hotel/hostel ou em um ponto de informações turísticas pois os horários podem variar de acordo com a época do ano. O tour é gratuito, leva cerca de 3 horas, o guia explica detalhadamente a história e curiosidades dos locais e no final você pode dar à ele uma gorjeta no valor que quiser.

Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí)

É uma atração maravilhosa, a arquitetura dos prédios ao redor, restaurantes, lojinhas, tudo isso dá a ela um clima muito gostoso e histórico Europeu. Ela costuma ficar sempre MUITO lotada, então caso queira visitá-la sem ter tanta invasão dos turistas sugiro ir pra lá bem cedinho. Alí mesmo na praça é possível ver o Relógio Astronômico, a maior igreja da região Nossa Senhora Diante de Tyn e a Igreja de São Nicolas. Em épocas próximas ao Natal essa é uma das diversas praças da cidade que recebem o Mercado Natalino, em que diversas barracas são montadas vendendo comida, artesanatos, objetos natalinos, cerveja Checa e etc.

 

Cabeça Franz Kafka – Metalmorphosis

Em Praga você vai encontrar muuuitas coisas sobre o escritor Tcheco famoso principalmente pelo seu livro Metamorfose. Uma das mais legais é uma cabeça GI-GAN-TE giratória criada pelo artista David Cervy. A instalação, chamada de Metalmorphosis fica no centro comercial e acabamos encontrando por acaso enquanto procurávamos nosso hostel.

                   Estátua de Franz Kafka

 

Ponte Carlos (Karlův most)

É a ponte mais antiga da cidade. A vista é sensacional, do outro lado da ponte é possível ver o Castelo de Praga. Vale a pena caminhar pelas margens do Rio e observar essa ponte de longe, inclusive à noite, em que tudo fica especialmente lindo.

Castelo de Praga

Caminhar até lá pode ser algo pesado e complicado. É possível ir bonde sem muitas dificuldades.  Chegando lá em cima é possível passear pelo local gratuitamente com algumas exceções de áreas pagas. Nós não chegamos a pagar para entrar nas salas históricas e nem nas igrejas. O local é lindo, em algumas épocas do ano (menos no inverno) os jardins do castelo ficam abertos à visitação. A vista do local é incrivelmente linda, nós fomos no final da tarde o que nos possibilitou ver a cidade anoitecendo. Ocorria lá também um outro Mercado Natalino, o que somado à arquitetura e história do local me fez sentir na era medieval.

 

Bairro Judeu

Área bem interessante da cidade, com diversas sinagogas, cemitério judaico e Museu Judaico. Passeio muito interessante não só para religiosos mas também pela arquitetura e história do local.

 

 

 

John Lennon Wall

Logo do outro lado da ponte Carlos está a parede de John Lennon (foto acima). Este muro começou a ser coberto com imagens, letras, e referências a John Lennon em 1988 em forma de protesto ao governo comunista. E até hoje as pinturas resistem no local. Vale a visita a todos os públicos, fãs de Beatles ou não!

 

 

NOITE EM PRAGA

Praga tem uma noite bem agitada, com diversas cervejarias, bares, e boates. Nós decidimos fazer o Pub Crawl, realizado pela mesma empresa que fizemos o Free Walking Tour. Pagamos cerca de 15 euros que tinha direito a entrada e a alguns shots e drinks em 4 bares e boates diferentes. É uma ótima opção para quem quer conhecer bem a noite de Praga e tem poucos dias na cidade. O roteiro pode mudar dependendo do dia.

KARLOVY LÁZNĚ – é uma das boates mais famosas da cidade por possuir 5 andares com decorações e ritmos totalmente diferentes um dos outros. Depois que fomos eu descobri que esta é a maior boate da Europa Central

Outros bares bastante famosos de Praga são Chapeau Rouge e Roxy que não tivemos tempo de ir dessa vez mas gostaríamos muito de ter ido.

 

 

O QUE COMER

TRDLO

Você não pode ir embora de Praga sem experimentar o famoso Trdlo (Trdelník), doce tradicional local. É uma massa folhada redonda e oca, por fora açúcar e canela e por dentro Nutella! É dos deuses! Este doce é vendido na rua, em barraquinhas parecidas com as de churros que temos aqui no Brasil.

 

Strudel

Vale a pena experimentar o Strudel de Praga em algum restaurante ou bar local é bem gostoso apesar de não ser tão famoso como o Strudel alemão.

 

Wine & Food by Giovanni

 

 

Sabemos que Pizza não é a comida típica de Praga, mas depois de muito tempo comendo aquela comida pesada do leste europeu procuramos outra opção e entramos nesse restaurante que fica numa das ruazinhas perto da praça do relógio e para nossa surpresa comemos uma das melhores pizzas das nossas vidas! Se você estiver com vontade de mudar um pouco o cardápio, indicamos muuuuito esse lugar! Logo em frente a ele tem uma vendinha de Trdlo pra você aproveitar e comer sua sobremesa.

 

U Medvídku Beer Bar Restaurant

Esse é um restaurante/bar bem local, com comida típica e cerveja produzida na casa. Se você está afim de experimentar os pratos locais, esse é o lugar para ir. Com ar rústico e muito bebida, o restaurante de nome estranho vai te conquistar. Como sobremesa, provamos o sorvete de cerveja. O gosto é de cerveja de congelada, não foi a melhor coisa do mundo mas é interessante de provar.

Praga é uma cidade linda, que mistura o antigo e o contemporâneo de forma tão natural que você nem sente. Fiquei encantada pela cidade, e tenho certeza que você vai ficar também!

Você viu recentemente ...

Bratislava – roteiro de um dia!

Telhado da casa do parque guel

Barcelona – o que fazer além da Sagrada Família

Bruges – Roteiro de 1 dia!

Palácio de Pena em Sintra - Bate e volta de Lisboa

Sintra, Cabo da Roca, Cascais e Estoril – Bate e volta de Lisboa

Londres com sol – 17 dicas do que fazer

DEIXE UM COMENTÁRIO

Contact Us

[contact-form-7 404 "Not Found"]