Rio – 20 bares e restaurantes clássicos cariocas imperdíveis
Brasil Dicas e Listas Rio Rio de Janeiro Rio de Janeiro

Rio – 20 bares e restaurantes clássicos cariocas imperdíveis

Que o Rio de Janeiro é um lugar super turístico, todo mundo já sabe! Visitar a Confeitaria Colombo e os Arcos da Lapa, são os clássicos passeios pelo Rio que todo mundo já está cansado de saber, mas e na hora de comer, onde você vai? Esse post é pra você que não está procurando um restaurante super premiado e caro para comer, você só quer ter aquela experiência local que todo carioca tem na hora de matar a fome!

Para sua sorte, estamos aqui para te ajudar e listamos 20 LUGARES e COMIDAS clássicas que todo (ou quase todo) carioca conhece e ama por aqui para comer bem e com um precinho amigo.

 

1 – Rotisseria Sírio Libanesa

Fonte

O clássico árabe do Largo do Machado é o nosso favorito. Ele fica na Galeria Condor, bem pertinho do metrô, e você vai saber qual é de cara, por vai estar lotado em qualquer horário que você chegar por lá! As esfihas conquistam o coração de qualquer pessoa que prova qualquer sabor, o mate da casa é o melhor que encontrei pelo rio além da praia, e a refeição de arroz com lentilha + duas kaftas me dá saudade até de pensar! Esse lugar é quase um ponto turístico para aqueles que passam pelo Largo do Machado e que tal aproveitar o dia que for fazer sua visita ao Corcovado para forrar o estômago com uma esfiha de lá?

Galeria Condor – Largo do Machado, 29
Segunda à Sábado de 8h às 23h

 

2 – Bar do Momo

Clássico boteco da Tijuca, o Bar do Momo conquista com suas criações de petiscos de boteco criativos e deliciosos. O bolovo feito com massa de bolinho de bacalhau, a bolota de camarão, o bolinho de arroz com linguiça dão água na boca! Mas fiquem atentos, o bar só aceita dinheiro ou transferência Itaú (sim, você leu certo!).

R. Gen. Espírito Santo Cardoso, 50A – Loja A – Tijuca
Segunda à Sábado de 7h às 22h

 

3 – Catarina/fornalha

O Fornalha (que se separou e algumas filiais se transformaram em Catarina) vai ser sua salvação naquela madrugada de fome pós festinha. Aberto 24h, a coxinha com requeijão é o salgado mais famoso da lanchonete mais querida entre os jovens baladeiros na madrugada do rio.

Existem vários espalhados pelo Rio, todas filiais do Fornalha são 24h mas com a Catarina, somente as filiais de Copacabana e do Flamengo são 24h.

 

4 – Adega Pérola

fonte

Imagina um balcão com muuuuitas opções de petiscos deliciosos para você pedir junto com sua cervejinha. Imaginou? Então corre pra Adega Pérola em Copacabana porque lá é O LUGAR para isso. Com uma quantidade absurda de petiscos, lá você encontra do bolinho de bacalhau ao polvo à vinagrete. O bar é apertadinho e conseguir mesa por lá é uma disputa, mas vale a pena tentar e quem sabe fazer uma degustação de petiscos por lá?

Rua Siqueira Campos, 138 – Copacabana
Segunda à Sábado de 11h à 1h

 

5 – Pavão Azul

Outro bar super conhecido em Copacabana é o Pavão Azul. Lotado nos happy hours, o bar é a ilustração da grande mistura que é Copacabana e o Rio de Janeiro. Com gente de todo tipo, convivendo em paz, bebendo sua cervejinha e comendo seu pastelzinho, confraternizando com os amigos. Para quem não curte cerveja, a dica é pedir a deliciosa Batida de Coco da casa, até eu que não gosto de batida de coco, gosto da batida do Pavão Azul.

Rua Hilário de Gouvêia, 71 – Copacabana
Segunda à Sábado de 12h à 00h
Domingo de 12h às 22h

 

6 – Bar Urca

fonte

Sabe o que é mais perfeito do que ver o fim do dia no Rio? Ver o fim do dia comendo um pastel de camarão e tomando uma cerveja na mureta da Urca. Nos finais de semana a mureta lota de gente com seus pratinhos de comida – eles fazem alguns pratos como risoto de camarão no pratinho de papel para os clientes poderem comer na mureta – ou de pastel e uma garrafa de cerveja para dividir com os amigos, enquanto aproveitam as últimas horas de luz do dia para relaxar e conversar com os amigos da melhor forma possível. Além do pastel delícia, o ambiente é um fator importante nesse clássico do Rio.

Rua Cândido Gaffrée, 205 – Urca
Segunda à Sábado de 7h às 23h
Domingo de 8:30h às 21h

7 – Tacacá do Norte

Quem passa em frente a lanchonete no Flamengo não dá nada por ela, mas lá se esconde um dos açaís mais famosos desse Rio de Janeiro. Com um açaí clássico do Norte, lá você come em grande quantidade, escolhe seus toppings e se prefere seu açaí batido com açúcar ou guaraná. Pra que gosta de açaí, não pode deixar de dar uma passada no Tacacá do Norte!

R. Barão do Flamengo, 35 R – Flamengo
Segunda à Sábado de 9h às 23h
Domingo de 9h às 21h

8 – Filet Oswaldo Aranha Cosmopolita

O berço do famoso prato carioca é o restaurante Cosmopolita na Lapa. Esse é literalmente o local onde a receita foi criada em homenagem a Oswaldo Aranha que curtia muito esse prato. Aproveita a vontade de comer aquele bifão com alho e prova o do lugar onde ele foi criado!

Tv. do Mosqueira, 04 – Centro
Segunda à Quinta de 11h às 22h
Sexta e Sábado de 11h à 01h

9 – Sushi Barcellos

Eu amo ir à feira, fazer minhas compras de frutas e legumes da semana e economizar nas compras. A feira da Glória aos Domingos guarda um tesouro chamado Sushi Barcellos. Com receitas bem experimentais (tipo sushi com Gorgonzola), e preços muito convidativos, tudo que já provei nesse lugar foi delicioso. O Sushi Barcellos fica circulando pelas feiras do Rio, e também possui um restaurante na Ilha do Governador, mas aos Domingos, é lá na Glória que você vai encontrar seu food truck lotado de gente esperando para almoçar. Se não for domingo, dá uma olhadinha no site deles que tem todas as infos de feiras e do restaurante.

 

10 – Delírio Tropical

Esse é um clássico saudável do Rio. O restaurante que tem várias filiais pelo rio, com diversas opções de saladas e grelhados funciona quase num formato de “bandejão”, onde você passa por um balcão, diz o que quer comer e os funcionários servem no seu prato. O cardápio muda de acordo com o dia da semana e da filial, e é uma ótima pedida para um almoço leve pós praia.

Dá uma olhadinha no site deles para descobrir as filiais, cardápios e horários

 

11 – Bar do Adão

fonte

Um dos pastéis mais famosos do Rio de Janeiro é o do Bar do Adão. Vou contar um motivo para você ir lá agora: pastel de sonho de valsa. Além do clássico sabor doce mais desejado do bar, o Adão tem sabores deliciosos como o famoso “Francês” de camarão com catupiry e alho poró, super bem recheado. O bar possui algumas filiais pelo rio e é só você escolher a mais perto de você e aproveitar essas delícias junto com uma cervejinha.

Dá uma olhadinha no site deles para descobrir as filiais e horários.

 

12 – Café Lamas

Um dos restaurantes mais tradicionais do Rio é o Café Lamas, no Flamengo. O restaurante fica aberto até tarde (entre 2:30h e 3h) e também é um clássico da madrugada carioca. Não deixem de provar o filé à milanesa com maionese de batata, a porção costuma dar para 2 pessoas.

R. Marquês de Abrantes, 18A
Domingo à Quinta de 9:30h às 2:30h
Sexta e Sábado de 9:30h às 3h

 

13 – Pizza do Zona Sul

Quem diria que a pizza de um mercado seria um clássico não é? Pois a pizza do Mercado Zona Sul é uma ótima pedida de pizza simples, gostosa e com precinho camarada quando bate aquela fome e você não está muito afim de esperar muito tempo por comida. Dentro dos mercados zona sul, você encontra a pizzaria com opções de sabores bem gostosinhas e conhecidas entre os cariocas.

Dá uma olhadinha no site deles para descobrir as filiais e horários (não esqueça de selecionar “pizzaria” na busca)

 

14 – Bar da frente

fonte

Em frente ao famoso Aconchego Carioca, o Bar da Frente conquista qualquer coração com seus petiscos criativos e deliciosos. Vencedor do Comida di Buteco 2014 com seu famoso Porquinho de Quimono, que nada mais é que uma massa de harumaki recheada de costelinha suína e requeijão de ervas, o Bar da Frente fica na Praça da Bandeira e vai fazer seu estômago roncar só de pensar.

R. Barão de Iguatemi, 388 – Praça da Bandeira
Terça à Sábado 12h à 22h
Domingo 12h à 16h

 

15 – Empada do Belmonte

O Belmonte é um bar super clássico do Rio onde os happy hours são lotaaados de grupos de pessoas bebendo suas cervejas pós trabalho. Mais clássico que o Belmonte, são suas empadas que passam em bandejas na mão dos garçons e fazendo todo mundo que olha, aguar um pouquinho e não se aguentar sem pedir uma. Se eu fosse você, pediria uma, não vai se arrepender.

Dá uma olhadinha no site deles para descobrir as filiais e horários.

 

16 – Angú do Gomes

fonte

O Angu mais famoso do Rio começou a ser vendido pelo português Gomes lááá em 1955 em carrocinhas pelo centro do Rio! O prato tão simples e delicioso só foi passar a ser vendido no restaurante em 1977 no bairro Saúde, no centro do Rio de Janeiro. Hoje você encontra tanto o restaurante no centro como em Botafogo, e não pode deixar de provar o angu, é claro! Além disso, todos os pratos que já provamos lá são deliciosos e indicamos muito o bolinho de angu, você não vai se arrepender!

Dá uma olhadinha no site deles para descobrir as filiais e horários.

 

17 – Rua do Rio no Shopping Nova América

Quem diria que um Shopping entraria por aqui, não é mesmo? Pois a Rua do Rio no Shopping Nova América é um clássico da Zona Norte do Rio, principalmente em dia de Jogo de Futebol! A rua lota de gente pelos vários bares e só esvazia tarde da noite, nem parece que você está em um shopping, principalmente porque ela não é em local fechado. Quer beber e comer por lá? Escolha um bar, sente e aproveite!

Shopping Nova America – Av. Pastor Martin Luther King Junior, 126 – Del Castilho
Todos os dias de 11h à 01h

 

18 – Casa da Cachaça

fonte

O Bar mais queridinho da Lapa só pode ser a Casa da Cachaça – apelidado também de bar da cachaça. Ponto de encontro de muita gente que passa por lá, o bar já possui mais de 200 rótulos de marcas de cachaça. Se você não curte uma cachacinha, não se preocupe, eles vendem cerveja também e alguns petiscos simples e que combinam super bem com uma noite descontraída com os amigos por lá.

Av. Mem de Sá, 110A – Lapa
Todos os dias de 16h às 5h

 

19 – Os Ximenes

Já que estamos falando de Lapa, como não falar do Ximenes? Famoso por você entrar e não ir embora tão cedo com tantos petiscos maravilhosos e um preço sensacional de cervejas e bebidas. A caipirinha custa 9 reais (isso mesmo!). Também é uma ótima escolha para comer os tradicionais pratos e petiscos mais queridinhos pelos cariocas, uma das suas especialidades é a Picanha de Alcatra. E de quebra você está do lado da Escadaria Selarón, um dos grandes ícones do Rio de Janeiro.

R. Joaquim Silva, 82 – Centro
Todos os dias de 7h às 2:30h

 

20 – Bar do Oswaldo

Um dos bares mais famosos e clássicos da Barra da Tijuca, e não pela cerveja! Com 70 anos de história, as batidas são as queridinhas do público. Localizado na Estrada do Joá, é uma ótima escolha para aproveitar um fim de tarde com petiscos deliciosos, cerveja gelada, e se deliciar com as maravilhosas batidas, a de coco é, sem dúvidas, a mais pedida. Para os que gostam de uma tradicional feijoada, a clássica do Oswaldo acontece todos os sábados!

Est. do Joá, 3.896 – Barra da Tijuca
Seg à Quinta 12h à 01h
Sexta e Sábado 12h às 3h
Domingo 12h à 1:30h

 


Dicas para sua viagem!

Você sabia que você pode ajudar nosso blog com uma pequena comissão toda vez que reserva pelos nossos links? Assim a gente consegue se manter e trazer cada vez mais dicas para vocês!

🏨Reserve seu hotel pelo Booking.com

🏡ou então ganhe R$130 de desconto na primeira reserva do Airbnb (e R$49 de desconto numa experiência)

😷Não esqueça o seguro viagem, nós indicamos o  Seguros Promo 

e ganhe 5% de desconto com o código SEATBYTHEWINDOW

🚗 Vai fazer uma roadtrip? Sempre buscamos o melhor preço de aluguel de carros no Rentcars.com

Não deixem de seguir nosso instagram, para ficar sabendo de tudo que estamos fazendo por aí

Você viu recentemente ...

RJ – 10 lugares para comer as melhores pizzas

vista de cima da praia do secreto com pessoas

RJ – roteiro com praias desconhecidas do RJ, SUP e comida boa

RJ – 15 lugares maravilhosos para comer doces

Poço do Céu, Serrinha do Alambari, RJ

Visconde de Mauá (e arredores) – rota de cachoeiras em um final de semana

RJ – Onde ir a noite: noitinha e noitada na Cidade Maravilhosa

DEIXE UM COMENTÁRIO

Contact Us

[contact-form-7 404 "Not Found"]